sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Empresa orienta e combate o uso do cigarro no trabalho

Empresa orienta e combate o uso do cigarro no trabalho

 

UBERLÂNDIA (MG) - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se os padrões de consumo de tabaco continuarem no ritmo atual, o número de pessoas que morrerão por causa do cigarro chegará, em 2020, a 10 milhões/ano. No Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes anuais (23 pessoas por hora).

 

O tabaco traz graves consequências para o usuário, tanto no aspecto relacionado à saúde quanto no comportamento pessoal e social, pois além das doenças provocadas, os fumantes ausentam-se do trabalho aproximadamente 6,5 dias a mais por ano do que os não-fumantes, sem contar os riscos que causam aos fumantes passivos.

 

Segundo ainda estudo da OMS, o fumo passivo mata 7,5 mil brasileiros por ano, sendo que quase 40% das vítimas do fumo passivo no Brasil são crianças.

Isso gera uma mudança na forma de conduta das empresas com seus colaboradores. A existência de programas de incentivo ao fim do tabagismo nas empresas é uma das exigências contida nas novas leis de proteção ao não-fumante e ao fumante.

 

Diante desta perspectiva, a Viação Sorriso de Minas está implantando um novo procedimento interno que proibirá o uso do tabaco nas dependências da empresa. E, para divulgá-lo, lançou a campanha "É proibido fumar" que além de contar com cartazes, folders, banners, faixas e placas de sinalização, realizará um dia de saúde, em 17 de dezembro, para informar e sensibilizar os colaboradores sobre as consequências do tabaco.

 

"Buscamos com estas novas medidas, contribuir com a qualidade de vida de todos, propiciando um ambiente de trabalho mais saudável e harmônico. Neste dia teremos palestras, stands diversos, ginástica laboral, aferição de pressão, exame de vista, cálculo do IMC, profissionais da área de estética e sorteio de brindes", conta a encarregada de Organizações e Métodos, Catiúcia Cristina Souza.

Este novo procedimento entrará em vigor a partir de 01 de janeiro de 2011 e além dos colaboradores englobará visitantes, fornecedores e prestadores de serviço.

Dia de Saúde

Data: 17 de Dezembro de 2010

Local: Garagem – Sorriso de Minas / Avenida do Pinho, 895 – Chácaras Tubalina

Horários: 08h/12h – 13h/17 


Cronograma: 

08h30 – ginástica laboral – Técnica de Segurança Juliana Marques

09h –Tabagismo - CAPS  - Drº Alexandre Henrique

10h30 – Cuidados com a saúde mental - Sest Senat - Cintia Regina Merino do Nascimento 

13h30 – ginástica laboral - Técnica de Segurança Juliana Marques

14h – Alimentação Saudável – Drª Eliane Queiroz

15h30 – Tabagismo e suas conseqüências – Drº Ezequiel de Brito

17h – Sorteio de brindes

 

Carolina Ikeda | Lead 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.