terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Concert Technologies lança plataforma para centro de controles de missão crítica na indústria de óleo e gás

Com os avanços das tecnologias da informação e comunicação, os operadores de infraestruturas críticas e complexas passaram a contar com um grande aliado: os sistemas de informação.

Sistemas de automação e sistemas de informação passaram a fazer parte do dia-a-dia das empresas ao lado de outros aplicativos como OMS (Operations Management Systems), organizados na forma dos chamados Centros de Operação, de onde as empresas coordenam suas atividades.

Operadores de infraestruturas complexas como redes de energia, sistemas de telecomunicações, plantas industriais complexas, redes de pipelines e sistemas de logística, para citar apenas alguns exemplos, não podem mais prescindir de um Centro de Operações fortemente informatizado.

O que era solução (sistemas informatizados) começa a se tornar um problema quando uma miríade de sistemas de informação começam a ser utilizados no Centro de Operação (incluindo sistemas de backoffice e de gestão corporativa que também são de uso rotineiro nesse ambiente), cada qual com sua própria interface humano-computador.

Aos operadores desses centros interessa informação de qualidade e capacidade de decisão rápida independentemente de qual sistema seja a fonte de dados ou informações, configurando-se claramente um problema de integração de sistemas.

O xOMNI Mission Control Center teve sua inspiração na necessidade de prover um ambiente uniforme de interação com os operadores dos Centros de Controle, respeitando e mantendo os diversos sistemas existentes organizando-os na forma de um painel de visualizações.

Diferentemente de um dashboard convencional onde os dados de cada aplicativo são organizados e exibidos através de um único aplicativo, o xOMNI MCC gerencia a apresentação das próprias interfaces de usuário dos diversos aplicativos.

Assim, cada interface de usuário, já familiar aos operadores, é preservada em sua totalidade, porém, sua disposição no dashboard e seu comportamento visual é controlado pelo xOMNI MCC de forma que cada usuário pode livremente organizar os aplicativos em uma disposição de sua preferência.

O xOMNI MCC é completamente independente da plataforma de hardware e sistema operacional que suporta os diversos aplicativos, não importando se esses sejam baseados em Windows, Linux ou outro sistema operacional. Sua Interface de Usuário será elegantemente exibida no painel do xOMNI MCC na disposição que o operador desejar e o foco dos dispositivos de entrada de dados (mouse e teclado) será adequadamente transferido ao aplicativo que o operador escolher.

Como isso é possível? Valendo-se das mais modernas tecnologias de virtualização e manipulação de informações forjadas em anos de desenvolvimento da Internet, o xOMNI MCC é implementado utilizando o conceito de Agentes Inteligentes instalados no nível do sistema operacional dos servidores onde estão hospedados os aplicativos que se deseja virtualizar, e de uma moderna arquitetura de transporte e manipulação de mídia eletrônica baseado nos padrões HTML5 e CSS3.

Dessa forma, não importa que o conteúdo da IU do aplicativo virtualizado seja uma simples tabela ou a imagem de uma câmera de vídeo.

O xOMNI MCC é uma ferramenta revolucionária na racionalização do ambiente de Centros de Operação de infraestruturas complexas que utilizem simultaneamente vários sistemas de informação.

Concert-Empresa de soluções tecnológicas para Centros de Operação de Concessionárias, grandes consumidores de energia, água e gás e outras aplicações de missão crítica como as desenvolvidas para o Programa Espacial Brasileiro. Com tecnologia e produtos próprios, a Concert possui expressiva penetração entre as maiores concessionárias do País. Centros de controle com tecnologia Concert se encontram em operação nas principais concessionárias de distribuição brasileiras como AES Eletropaulo, CEMIG e LIGHT; controlando o fornecimento de energia para cerca de 25% dos brasileiros. A Concert é uma empresa de base tecnológica que têm como o seu principal pilar a inovação.[www.concert.com.br].
-- 
Camila Melim | Companhia da Informação
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.