sábado, 6 de março de 2010

Simpósio da SPPT aborda as doenças intersticiais pulmonares mais frequentes

Com o objetivo de ampliar o conhecimento na área, além de discutir o diagnóstico e tratamento adequados para a fibrose pulmonar idiopática, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promove, em 27 de março de 2010, a partir das 8h30, o Simpósio de Doenças Intersticiais na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).

 

O tema central do evento será a fibrose pulmonar idiopática (FIP), doença bastante freqüente no dia-a-dia do pneumologista, com prognóstico reservado. Tem prevalência estimada em torno de 30 casos por 100.000 pessoas. Aumenta vertiginosamente com a idade e afeta mais de 100 indivíduos por 100.000 pessoas com idade igual ou superior a 75 anos. O tempo médio de sobrevida, a partir do diagnóstico, é de aproximadamente três a cinco anos.

 

"O Simpósio vai tratar ainda dos possíveis fatores associados à patogênese da FIP (quais os possíveis agentes agressores e como o organismo reage aos mesmos). Trará casos clínicos, que permitirão uma ampla discussão sobre a abordagem diagnóstica da doença, tratamentos atuais e perspectivas futuras. Contaremos com um convidado internacional, o professor Paul Noble, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que possui várias publicações relacionadas à patogênese e ao tratamento da FIP", adianta dr. Bruno Guedes Baldi, médico-assistente da disciplina de pneumologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor – HCFMUSP) e coordenador do evento.

 

Novas diretrizes

 

Um novo consenso sobre a FIP da American Thoracic Society e European Respiratory Society (ATS/ERS) deve sair em 2010 e estabelecerá um fluxo que facilitará a investigação diagnóstica para pneumologistas e clínicos, muitas vezes dispensando a realização da biópsia pulmonar.

 

Mais sobre a doença

 

Doenças intersticiais representam mais de 150 entidades clínico-patológicas, que têm em comum uma infiltração inflamatória e/ou fibrosante do interstício pulmonar. Caracterizam-se pela falta de ar ou tosse persistente, como ocorre em muitas outras doenças pulmonares, mas também podem ser assintomáticas, descoberta por acaso na radiografia de tórax.

 

A fibrose pulmonar idiopática é progressiva, independentemente dos métodos terapêuticos aplicados, e sem causa definida. Apesar de ainda não existir tratamento que possa reverter a evolução da doença, estudos promissores estão em andamento com a perspectiva de se interromper o processo inflamatório e fibrosante relacionado.

 

"Apesar de certa raridade, a doença tende a se tornar mais comum, uma vez que as estimativas internacionais prevêem um aumento das populações acima de 60 anos, principais alvos da FIP", comenta dr. Bruno.

 

 

Confira a programação prévia

 

8h30 - 8h45                   Abertura 
                     
       Jaquelina Sonoe Ota Arakaki

8h45 - 9h45
                   Patogenia da FIP
                     
       Paul W. Noble

9h45 - 10h15
       Caso clínico (FIP clássica)

10h15 - 10h30
     Coffee Break

10h30 - 11h
                   Caso clínico (FIP precose)

11h - 11h30
                   Caso clínico (Exarcebação aguda da FIP)

11h30 - 12h
                   Caso clínico (FIP + enfisema)

12h - 13h30
                   Almoço

13h30 - 14h30
     Tratamento da FIP
                            Paul W. Noble

14h30 - 15h
                   Caso clínico (FIP + Hipertensão Pulmonar)

15h - 15h15
                   Coffee Break

15h15 - 15h45
     Caso clínico (FIP atípica)

15h45 - 16h15
     Caso clínico (Doença pulmonar fibrosante - não FIP)

16h15 - 16h45
     Caso clínico (Transplante pulmonar em FIP)

 

Simpósio de Doenças Intersticiais

Data: 27 de Março de 2010

Horário: 8h30 às 17h

Local: Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brig. Luiz Antonio, 278 - Bela Vista - São Paulo - SP

Informações e Inscrições: 0800 171618 ou www.sppt.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias 
www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.