quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Grupos de corrida reforçam disputa do Circuito CAIXA em Fortaleza

Percurso na orla da praia de Iracema | Luiz Doro/ adorofoto

Prova deste domingo (14/8), na capital cearense, conta com um bom número de atletas amadores em busca de superação e que aliam performance à qualidade de vida

São Paulo - A quarta etapa do Circuito de Corridas CAIXA, que vai levar a Fortaleza os líderes do ranking brasileiro de corredores de rua, Eliésio Miranda e Conceição Oliveira, também terá a presença de atletas de importantes assessorias esportivas da região. Marcada pela crescente profissionalização dos grupos de corrida, a capital cearense receberá, neste domingo (14/8), atletas que aliam qualidade de vida à performance na disputa. A prova terá largada em frente ao Marina Park Hotel, às 7 horas, e percursos de 5 km e 10 km.

"Hoje temos praticamente uma assessoria esportiva por quarteirão, aqui na orla", diz Caroline Lemos, sócia da Stark, uma das pioneiras em Fortaleza, criada em 2001, antes do 'boom' das corridas de rua na região. Para Caroline, além do conceito de saúde e combate ao sedentarismo, em alta no Brasil, a brisa do mar, que ameniza o calor cearense, aliada ao visual deslumbrante da orla, é um convite à prática do esporte em Fortaleza. "E esta é a época menos quente do ano, ideal para correr", aponta.

Como atende a um público muito exigente, formado em boa parte por casais de 30 a 60 anos de classe alta, a Stark se especializou também em serviços de suporte nas corridas, como café da manhã completo, massagem e aquecimento antes da prova. Pelo menos 20 integrantes do grupo disputam a etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA desde a sua criação, em 2004, e já se programaram para a prova deste domingo.

"Estamos fazendo treinos mais curtos, nesta última semana, apenas com polimento", explica Caroline, ressaltando que é importante o atleta chegar à prova descansado. Ex-maratonista, ela também é presença constante nas provas do Circuito CAIXA e vai usar a quarta etapa como preparação para a Maratona de Berlim, em setembro. "Até já fui ao pódio, aqui em Fortaleza, na minha categoria, de 30 a 34 anos. Quero melhorar minha marca, agora."

Caroline deve correr ao lado do sócio, Hélder Ornelas, atleta de elite. Português, Hélder mora parte do ano em Lisboa e parte em Fortaleza. Maratonista, Hélder tem como melhor marca 2h10min00, feita na Maratona de Milão de 2005, e já foi a duas Olimpíadas - Sydney/2000 e Pequim/2008.

Superação e qualidade de vida

A Zona Alvo também vai levar um grupo grande à etapa do Circuito CAIXA de Fortaleza, neste domingo. "A maioria dos alunos quer se superar, melhorar seus tempos , além de investir em qualidade de vida", conta Raquel Pontes. A prova deste ano também servirá como preparação e avaliação de tempo para a Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Com cinco anos de existência, a Zona Alvo já tem quase 200 alunos, divididos em turmas de acordo com o perfil e o nível dos atletas. O calendário anual de provas da equipe é bem movimentado, mas, de acordo com Raquel, a do Circuito CAIXA é uma das mais principais. "É uma disputa de nível nacional, com uma boa estrutura e, por isso, é bem aceita pelos alunos e muito aguardada." A assessoria também tem trabalha com outros esportes, como ciclismo, natação e triatlo. Além dos treinos normais, também realiza treinos especiais para competições, com orientação específica.

O Circuito CAIXA, que conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), é uma competição importante de corridas de rua, com 11 etapas que passam por nove Estados brasileiros. Para os atletas de elite todas as provas do Circuito valem pontos para o ranking brasileiro de corrida de rua. Os dez primeiros colocados, tanto na prova masculina quanto na feminina, ao fim da temporada, garantem o patrocínio da CAIXA para 2012, por um ano.

Kits de participação

Todos os participantes da prova ganharão um kit, contendo uma camiseta em tecido tecnológico e o número de peito. A entrega será feita nesta sexta-feira (12/8), das 10 às 20 horas, e no sábado (13/8), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Iguatemi - Av. Washington Soares, 25. O chip de cronometragem deve ser retirado no dia da prova, das 6 horas às 7 horas, no local da largada.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Unimed Fortaleza, Água Mineral Indaiá e Prefeitura de Fortaleza, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Ceará.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Heleni Felippe, Jane Dias e Juliana Leite | Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.