Uma das principais queixas gástricas, a doença é comumente confundida com gastrite
A Associação Paulista de Medicina (APM) inicia o Curso de Gastroenterologia em 24 de abril de 2010, sábado, com um módulo que abordará a dispepsia.
O objetivo da palestra é alertar os médicos sobre a importância da investigação da doença, para confirmação do diagnóstico e início precoce do tratamento.
O tema é de grande relevância, pois embora grande parte dos portadores de dispepsia apresente exame endoscópico normal, outros podem ter origem em doenças mais sérias, como uma úlcera, que pode evoluir para o câncer de estômago se não diagnosticada e tratada corretamente.
A aula será ministrada pelo dr. Alexandre Buzaid Neto, especialista em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina do ABC, sob a coordenação do dr. Marcelo da Silva Pedro, cirurgião do Aparelho Digestivo e especialista em Coloproctologia.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.apm.org.br. Mais informações pelo telefone (11) 3188-4281.
Dispepsia
De acordo com o dr. Marcelo da Silva Pedro, a dispepsia é a resposta para grande parte das queixas nos consultórios de gastroenterologistas. Ainda assim, nem sempre o diagnóstico pode ser confirmado por meio de exames.
"Muitos pacientes chegam ao consultório com queixas de fortes dores no estômago, porém a endoscopia não revela nenhuma anormalidade", explica.
Em geral, bastam algumas orientações sobre hábitos alimentares e prática de atividade física para resolver o problema. Isso porque, além da dieta inadequada, o estresse emocional é outro fator que pode desencadear o problema.
O médico alerta para a importância de se procurar um especialista em casos de azia, dor de estômago, gazes, náuseas, vômitos, sensação de estufamento ou refluxo frequentes, pois a dispepsia pode ter origem em doenças mais sérias, que são mais facilmente tratadas quando diagnosticadas ainda no princípio.
Curso de Gastroenterologia - Módulo I: Dispepsia
Data: 24 de abril de 2010, sábado
Horário: das 9h às 13h
Local: Auditório Verde da APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4281 | www.apm.org.br
Acontece Comunicação e Notícias
www.acontecenoticias.com.br
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.