segunda-feira, 12 de abril de 2010

Enchentes do Rio de Janeiro

Saúde distribuirá material com orientações para população atingida por chuvas no Rio de Janeiro

Cartilhas, folders, spots de rádio e internet trazem informações sobre manuseio de água e alimentos, cuidados com higiene pessoal e sintomas de doenças. Distribuição começou neste sábado

O Ministério da Saúde distribuirá a partir deste sábado (10/4) materiais informativos para orientar a população do estado do Rio de Janeiro, atingido por violentas chuvas nos últimos dias. Serão distribuídas 100 mil cartilhas para as pessoas em situação de abrigo e 500 mil folders para a população em geral do estado. O material contém principalmente orientações sobre manuseio de água e alimentos, cuidados com higiene pessoal e de prevenção e sintomas de doenças decorrentes das enchentes e acidentes relacionados. Nas principais rádios da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, serão veiculadas mensagens de alertas para pessoas em risco de saúde por causa dos temporais. As ações de prevenção e orientação também serão disponibilizadas pela Internet e redes sociais.

Guilherme Franco Netto, diretor do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, explica que depois de uma enchente, a escassez ou ausência de serviços básicos – como saneamento, transporte, comunicação e energia elétrica – oferecem risco adicional à saúde da população afetada. "Se as condições ambientais e de higiene não estiverem adequadas podem surgir epidemias", alerta Franco Netto.
 
Entre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada da chuva ou das enchentes, estão hepatite, diarreia, leptospirose, doenças respiratórias, tétano acidental, febre tifoide, cólera, doenças parasitárias (como esquistossomose) e acidentes como animais peçonhentos.
 
Uma das principais dificuldades, segundo o diretor, é o acesso a água limpa, que afeta diretamente a higiene pessoal. A recomendação é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, mas caso não haja água limpa disponível, pode-se utilizar somente álcool 70% (álcool gel). "Além de todos os estragos causados pelas chuvas, o contato com a água das enchentes ou esgotos pode causar diversas doenças. A prevenção e a informação ainda são os melhores métodos de evitar essas doenças", diz Franco Netto.
 
CUIDADO COM ALIMENTOS Outra preocupação, durante uma inundação, é que a água e os alimentos não estejam em condições adequadas de consumo, exigindo procedimentos básicos para garantir sua qualidade. O material informativo do Ministério da Saúde alerta para a necessidade de que a água seja filtrada e fervida, antes do consumo. Esses procedimentos eliminam vírus, bactérias ou parasitas.
 
A cartilha alerta ainda que, caso a pessoa fique doente, procure a unidade de saúde mais próxima e lembre-se de contar para o médico o contato com água de enchente e nunca tome medicamentos por conta própria. Além disso, é importante avisar as pessoas, principalmente crianças, que elas não devem nadar ou brincar em poças d'água, lagos ou rios que possam estar contaminados pela enchente.
 
Guilherme Franco Netto lembra que se alguém apresentar três ou mais episódios de diarreia em um intervalo de 24 horas deve procurar o serviço saúde mais próximo. "É preciso ficar atento também aos sintomas da leptospirose, como febre, dor de cabeça e dores no corpo, até 40 dias depois de ter entrado em contato com contato das águas de enchente ou esgoto", destacou.
 
Temas dos materiais que serão distribuídos no Rio de Janeiro
 
·         Prevenção de doenças infecciosas e respiratórias
·         Leptospirose: o que é e como prevenir
·         Falta de energia
·         Cuidado com os alimentos para consumo humano em situação de enchentes
·         Cuidados com água para consumo humano
·         Manipulação de alimentos numa cozinha de abrigos
·         Cuidados com a higiene pessoal em abrigos
·         Instruções para limpeza e desinfecção da caixa d'água
·         Orientações para prevenção de acidentes com animais peçonhentos pós-enchentes
 
 
Orientações gerais para a população atingida por enchentes
 
Dicas gerais de limpeza
Depois que as águas da enchente baixar, é preciso lavar as embalagens de alimentos, pisos, paredes, bancadas e utensílios domésticos que entraram em contato com a água da enchente. A limpeza pode ser feita com hipoclorito de sódio 2,5%, diluído em água.  Para isso, coloque uma xícara de chá ou copo americano (200 ml) em 4 xícaras de água filtrada. Lave normalmente os objetivos e depois mergulhe-os por uma hora. Em caso de superfícies (pisos, paredes) umedeça um pano na solução e passe.
 
Alimentos, frutas, verduras e legumes:
Nunca consumo alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmido, murcho, mofado). Carne, ovos, alimentos com embalagem ou tampas estufadas devem ser descartados.  Alguns alimentos podem ser reaproveitados, como grãos (feijão, arroz, milho) úmidos, mas com aspecto normal. Para isso, lavar com água para consumo humano, desinfete com a solução de hipoclorito de sódio (2,5%) e cozinhe imediatamente. Frutas e legumes com cascas devem ser higienizadas conforme o manual. 
 
Dicas gerais para prevenir doenças no abrigo
Quando acontece uma inundação, muitas pessoas acabam dividindo espaço em alojamentos. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar contaminação. É preciso manter os ambientes limpos e ventilados. O banheiro deve estar sempre higienizado e organizado. Caso a água apresente odor ou coloração diferente, utilize-a somente para a descarga do vaso sanitário. Neste caso, a pia de lavagem das mãos deve ser interditada. Lave sempre as mãos antes de: manusear objetos sujos, preparar alimentos, comer, amamentar, tocar numa pessoa doente. Lave-as também depois de tocar animais, ir ao banheiro, trocar fraldas, assuar o nariz, espirrar, tossir, tocar em alimentos crus, no lixo, em objetos que tenham estado em contado com a água da enchente, entrar em contato com a água da enchente, tocar uma pessoa doente e em feridas.
 
Falta de energia
A geladeira conserva frios os alimentos por até 4 horas se for mantida fechada durante todo o tempo e o freezer por até 24 horas. Neste caso, mantenha as portas fechadas o maior tempo possível para que a temperatura interna seja conservada. Se a energia elétrica faltar por um período prolongado, aconselha-se adquirir blocos de gelo (se possível). Caso decida consumir os alimentes, é importante que cada produto seja muito bem cozido.
 
Acidentes com animais peçonhentos
Assim como o homem, em situações de alagamentos, os animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões também ficam desabrigados e procuram locais secos. Portanto, a população deve estar atenta para evitar picadas por esses animais durante o período pós-enchentes. Os principais cuidados são: ao entrar em casa verifique com cuidado cada cômodo; bater colchões antes de usar e sacudir cuidadosamente roupas, sapatos e toalhas. Não ande descalço. Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas. Em caso de encontrar um bicho dentro da casa, afaste-se lentamente deles (sem assustá-los) e entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou o Corpo de Bombeiros. Nunca pegue neles, mesmo que pareçam estar mortos.
 
Caixa d'água: 
Use botas de borracha e luvas nessa atividade. Esfregue as paredes e o fundo, utilizando panos e escova. Nunca use sabão ou outros produtos de limpeza. Retire a água suja. Encha a caixa d'água e para cada mil litros de água, acrescente um litro de hipoclorito de sódio a 2,5%. Aguarde por duas horas para desinfecção e esvazie a caixa. Na falta de hipoclorito de sódio, pode usar a água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio (NaClO) e água (H2O). 
 
Agência Saúde 

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.