quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TV USP Piracicaba produziu série sobre energias renováveis

Durante quatro meses, a equipe da Acom/TV USP Piracicaba percorreu aproximadamente 10 mil quilômetros, cruzando cinco estados do Brasil, para conhecer e trazer ao público relatos de iniciativas na produção de energia elétrica com fontes renováveis.

Entre julho e setembro de 2013, o jornalista Fabiano Pereira e o cinegrafista Moacir Gibin Junior visitaram uma usina hidrelétrica (Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu/PR), um parque eólico (Cerro Chato, em Santana do Livramento/RS), uma usina de co-geração pela queima de biomassa (Biosev, em Rio Brilhante/MS) e um projeto de prédio auto-suficiente com o uso de painéis solares fotovoltaicos (sede da Eletrosul em Florianópolis/SC).

“Além disso, conversamos com 4 especialistas da Universidade de São Paulo e diversos engenheiros e técnicos das usinas visitadas, para conhecer os principais pontos fortes e as fragilidades de cada uma dessas alternativas, seu potencial de exploração futura e também qual seria, na opinião de cada um, a matriz energética ideal para o país”, lembra o jornalista.

Para encerrar a série, um projeto inovador chamado Casa Eficiente mostra de que forma podemos todos colaborar com um uso racional da água e de energia elétrica.

A série está disponível no canal da Acom/TV USP Piracicaba no Youtube, no www.youtube.com/TVUSPPira, ou ainda no IPTV da Universidade de São Paulo, no iptv.usp.br .

Links Youtube:

Episódio 1 - O que são fontes renováveis? - http://migre.me/g9lsi

Episódio 2 - Hidrelétricas - http://migre.me/g9lsA

Episódio 3 - Fotovoltaicas - http://migre.me/g9lsS

Episódio 4 - Biomassa - http://migre.me/g9ltc

Episódio 5 - Eólicas - http://migre.me/g9ltD

Episódio 6 - Casa Eficiente - http://migre.me/g9ltX

Caio Albuquerque | Comunicação/USP ESALQ