quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Projeto de educação integral em comunidade quilombola

Brincadeiras e mais brincadeiras no Centro Cultural Negro Cazuza. As atividades do Projeto Hora do Jogo estão transformando o cotidiano de crianças e adolescentes da comunidade quilombola de Alto Alegre, no município de Horizonte (CE). O Hora do Jogo é um dos quatro projetos apoiados no Ceará pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral.

 O Centro Cultural Negro Cazuza é a nova sede da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (ARQUA), um dos parceiros do Projeto Hora do Jogo. No início do projeto, em 2011,       as oficinas eram promovidas apenas na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Olímpio Nogueira Lopes”, outra parceira e que continua sediando muitas ações. 

O Projeto Hora do Jogo tem como proponente o Instituto da Infância (IFAN). A essência é a mescla de educação e entretenimento, saber com sabor, e para isso educadores foram capacitados para que as crianças, durante as oficinas, pudessem extrair o máximo de jogos e brincadeiras, contribuindo com seu desenvolvimento integral, cognitivo, emocional, sensorial.

As oficinas também são momentos estratégicos para o protagonismo, a tolerância, o respeito, a discussão de regras. As crianças vivenciam e consolidam, através dos jogos e de vários recursos lúdicos, valores e aprendizados que serão fundamentais ao longo de sua vida, na prática de sua cidadania cotidiana.

“É o resgate do direito ao brinquedo, à infância”, salienta Vânia Girão, do IFAN, coordenadora do projeto. Em termos numéricos, o projeto também cresceu - o número de crianças atendidas aumentou de 200 para 267. Alunos de outras escolas, moradores no Alto Alegre e bairros próximos, também passaram a participar.

Uma rádio comunitária, operada há anos por Nego do Neco no território quilombola, tem sido fundamental para divulgar as ações realizadas pelo projeto Hora do Jogo.    Os integrantes da comunidade escolar da EMEF “Olímpio Nogueira Lopes”, que é considerada uma escola modelo em Horizonte, comemoram os resultados do projeto. Seu desempenho a credenciou a contribuir com outra escola pública, na qualificação dos processos e recursos de ensino e aprendizado.

A escola foi uma das pioneiras na implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. O Projeto Hora do Jogo está contribuindo para a afirmação da identidade cultural quilombola.

O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.

No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.

Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br

via José Pedro Soares Martins