quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curso inédito de especialização no ensino de ciências

Programa foca professores de todas as áreas

Foram prorrogadas, até 20 de julho, as inscrições para curso lato sensu voltado para o ensino de ciências denominado "Sistema Terra – Ensino contextualizado e polidisciplinar". Com duração de dois anos, o curso terá início em 4 de agosto e término em julho de 2014. O público-alvo preferencial são professores da Educação Básica das redes pública e privada de ensino, de todas as áreas de conhecimento, que atuam na região noroeste do estado de São Paulo.

O curso é iniciativa do Centro de Referência em Ciência do Sistema Terra (Crecist) e visa à formação continuada de educadores. De acordo com a coordenadora, Joseli Maria Piranha, do Departamento de Química e Ciências Ambientais, da Unesp de São José do Rio Preto, o curso conta com duas agências financiadoras, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Petrobrás, que ainda darão bolsa para os alunos selecionados.

As disciplinas serão ministradas em períodos de férias e, no período letivo, aos sábados pela manhã. No último semestre, os alunos deverão desenvolver uma monografia. Também estão previstos dois trabalhos de campo para regiões reconhecidas pela Unesco por sua geodiversidade.

Os temas abordados são variados: Novas perspectivas no ensino e aprendizagem de Ciências, A Química e a Metrologia no Ambiente, Física do Sistema Terra, Vida no Sistema Terra, Paleontologia - a história da Terra através dos fósseis, Minerais e Rochas, Interpretação e valoração de paisagens, Matemática na natureza, Educação e Ciências: uma questão social, Sistema Terra como eixo polidisciplinar no ensino de Ciências, Redação Científica, entre outros.

"Como é possível notar, olhando para a relação de disciplinas, pretendemos mostrar que as ciências se relacionam entre si, são constituintes ou partes de um todo", destaca Joseli. "Ao dividirmos o ensino em disciplinas, muitas vezes o aluno acaba não enxergando como tudo está relacionado. Consideramos importante que o ensino seja contextualizado e polidisciplinar".

No Sistema Terra, que a professora chama carinhosamente de "nossa casa", o "todo" não existe sem suas partes e as partes não funcionam sem o "todo". "No curso, vamos olhar para as relações que se estabelecem entre eles, por meio de um diálogo que perpassa todas as áreas de conhecimento", conclui.

Calendário
Período do curso: 04/08/2012 a 31/07/2014
Inscrições: 06/06/2012 a 20/07/2012
Matrícula: até 31/07/2012

Inscrição
Local: Seção de Pós-Graduação do Ibilce
Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth; 15054-000
São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3221-2444
Fax: (17) 3221-2496

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira

Informações



via Comunicação e Imprensa da Unesp