Cuidar dos olhos é coisa séria. No Dia da Saúde Ocular, especialista alerta sobre importância de acompanhamento oftalmológico
A visão é um dos bens mais preciosos do corpo humano. Os olhos estão entre os principais órgãos que possibilitam aos seres humanos a comunicação com o meio ambiente. Como no dia 10 de julho é comemorado Dia da Saúde Ocular, nada melhor do que falar um pouco de como é importante cuidar da saúde dos olhos.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança a cada minuto. No Brasil existem 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. 75% da cegueira no mundo resultam de causas preveníeis e/ou tratáveis.
Segundo a oftalmologista do HCO, Roberta Abdulmassih Gonçalves, quando é feita a prevenção e o acompanhamento médico periódico do paciente pode-se evitar muitos problemas. “Visitar regularmente o médico é algo fundamental para a saúde e o bem-estar. Nas consultas rotineiras se consegue prevenir danos maiores. Muitas pessoas têm o pensamento errado de procurar ajuda médica somente quando estão com algum problema”, explica Roberta.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que, no Brasil, a deficiência visual é a mais frequente causa de todas as deficiências, respondendo por 70% do total dos casos. Isto inclui cegueira e baixa visual. Dentre as principais causas de cegueira no adulto, destacam-se o glaucoma, cuja perda é irreversível e a catarata que acomete geralmente pessoas acima de 60 anos de idade e mesmo sendo tratável com cirurgia, é a maior causa de cegueira no mundo, sendo responsável por 48% de todos os casos.
No dia da saúde ocular que tal agendar aquela consulta com o seu oftalmologista? E a oftalmologista deixa algumas dicas.
• Consultas – Procure um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma você previne problemas futuros.
• Alimentação – Ter uma alimentação rica em antioxidantes ajuda na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade.
• Higiene – Cuidados básicos como higiene pessoal e evitar manusear os olhos podem evitar a transmissão de doenças como as conjuntivites. Mantenha as mãos sempre limpas.
• Cosméticos – Fique atento aos produtos utilizados. Caso causem irritação deixe de usá-los e procure um médico;
• Trabalho – É comum durante o trabalho as pessoas ficarem longos períodos em frente ao computador e em ambientes com ar condicionado. Dê intervalos e descanse os olhos, pisque mais.
• Automedicação – Não use colírios sem indicação médica.
• Demais cuidados – Fazer pré-natal e a imunização de doenças como o sarampo e a rubéola evitam sérios acometimentos da retina.
via Iolanda Carneiro | Serifa