domingo, 13 de fevereiro de 2011

Edson Bispo campeão mundial de basquete morre aos 75 anos


Gaspar Nóbrega|CBB

LNB lamenta o falecimento do campeão mundial Edson Bispo. Neste domingo, será respeitado um minuto de silêncio nos quatro jogos do NBB em homenagem ao ex-jogador.
É com extremo pesar que a Liga Nacional de Basquete (LNB) lamenta o falecimento do ex-jogador da Seleção Brasileira, campeão mundial, Edson Bispo. Para prestar uma homenagem a esse ídolo do basquete nacional, a LNB respeitará um minuto de silêncio em todas as quatro partidas do NBB, que serão disputadas neste domingo.

O campeão mundial Edson Bispo morreu na madrugada deste sábado (dia 12), aos 75 anos. O ex-jogador estava internado no Hospital Dante Pazzaneze, em São Paulo, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Seu corpo está sendo velado na capela do Cemitério São Pedro e será cremado neste domingo (13), no Crematório da Vila Alpina, também na capital paulista.

Edson Bispo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de maio de 1935, e começou a carreira no Vasco da Gama (RJ). Depois passou pelo Corinthians (SP), Palmeiras (SP) e Hebraica (SP), onde encerrou sua carreira em 1973. O ex-jogador trabalhava no projeto Parceiros do Futuro Basquete na Escola, liderado pela Associação dos Veteranos do Basquete do Estado de São Paulo (Avebesp).

Além do título mundial, conquistado no Chile, em 1959, o pivô ajudou o Brasil a ganhar duas medalhas olímpicas de bronze (1960 e 1964), três medalhas pan-americanas (duas de bronze em 1955 e 1959 e uma de prata em 1963) e dois títulos sul-americanos (1958 e 1960). Como técnico, Edson dirigiu o Brasil na conquista de duas medalhas pan-americanas (ouro em 1971 e bronze em 1975), e ainda foi campeão sul-americano em 1973.

Guilherme Buso | Liga Nacional de Basquete 
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.