sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Palácios do Governo têm exposições no feriado

Unidades têm mostras de obras de Tarsila do Amaral, da ABCA e artistas franceses

Você pode aproveitar o feriado do dia 12 de outubro para conhecer os acervos permanentes e exposições temporárias dos Palácios do Governo. Veja a programação!

No térreo do Palácio dos Bandeirantes, está em exposição a "Sala Especial dos Direitos Humanos" com uma coleção de 30 gravuras ilustrando artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão produzidas por artistas como Amélia Toledo, Maria Bonomi, Aldemir Martins, Luiz Paulo Baravelli e outros. A mostra termina em dezembro deste ano.

Em 1991, em comemoração aos 200 anos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1791), o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria do Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e o SESC-SP, convidaram trinta artistas para representarem os trinta artigos da Declaração.

No primeiro andar, o visitante poderá conhecer a exposição com os premiados da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e o acervo artístico dos palácios. Em comemoração aos 60 anos da entidade, a mostra exibe obras de artistas como,Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Wesley Duke Lee, Cícero Dias, Di Cavalcanti e outros. A exposiçãp vai até o dia 18 de outubro.

O Palácio do Horto, residência de verão do governo paulista exibe, também até 18 de outubro, a mostra "Arte Francesa na História dos Palácios".  Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos - sede do governo paulista de 1912 a 1964. 

O visitante poderá conhecer obras de Joseph Bail, Marie Gabriel Biessy, Nicolas L. Albert Delevere, Pierre Joseph Dreus Dorcy e artistas brasileiros que estudaram e viveram em Paris, como Cícero Dias e Décio Rodrigues Villares. São obras produzidas por artistas franceses e brasileiros dos séculos XIX e primeiras décadas do XX.

Neste feriado, o Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, apresenta, depois de seis meses expostas na Espanha, as cinco obras de Tarsila do Amaral, "Operários, Religião Brasileira, Calmaria II, Retrato de Mário de Andrade e Auto Retrato". As obras pertencem ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. 

Entre as obras está "Operários", de 1933, uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro. Esta obra será um dos destaques da Sala Especial "Tarsila em família", mostra que acontece até 31 de janeiro de 2010. Lá, estarão expostas as 13 obras de Tarsila do Amaral que fazem parte da coleção dos palácios, reunidas, pela primeira vez, com obras do acervo da família da artista.

O escritor Monteiro Lobato também é homenageado no Palácio Boa Vista. A exposição "Campos de Lobato" resgata as suas raízes e suas relações com o Vale da Paraíbal e a Serra da Mantiqueira. A mostra reúne pela primeira vez um conjunto de desenhos e fotografias de Taubaté, Areias e Campos do Jordão, de sua autoria. 

A mostra é dividida em três blocos; na entrada, o visitante conhecerá os registros que Lobato fez sobre Vale e a Mantiqueira por meio de suas aquarelas, bicos de pena e fotografias. O segundo é uma recriação livre do gabinete de trabalho do homem de ação     com destaque para seu engajamento nas campanhas para modernizar o Brasil. O espaço revela também, por documentos originais e primeiras edições de seus livros, o escritor para adultos e crianças, sua faceta mais conhecida. O último bloco apresenta obras do acervo dos Palácios do governo e traz de volta a polêmica de Monteiro Lobato com os     modernistas da Semana de 22. Serão exibidas obras de Anita Malfatti, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP
Horário de Visita: de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora)
Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282. - www.acervo.sp.gov.br

Palácio do Horto - Rua do Horto, 931 - Horto Florestal - SP                
Horário de visita: De 4ª a domingo, das 9h às 15h, de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br
Informações:monitoria@sp.gov.br
Fone: 2193.8282

Palácio Boa Vista- Av. Adhemar de Barros, 3.001- Alto da Boa Vista- Campos do Jordão- SP
Horário de Visita: de 4ª a domingo e feriados das 10h às 12h - 14h às 17h
Entrada: R$ 5
Entrada franca para alunos de Escolas Públicas e Entidades Assistenciais (com autorização prévia) e crianças até 10 anos
Meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira escolar)
Agendamento pelo telefone (12) 3662-1122 ou pelo fax (12) 3662-2966

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.