sábado, 31 de outubro de 2009

Livro traz trajetória de cantoras negras ‘não-sambistas’

Elas são mulheres, negras, brasileiras, de origem humilde e ousaram investir em uma carreira musical. Mas contrariando o que se esperava delas (cantar samba), todas decidiram pela MPB, o jazz e a bossa nova, redutos da classe média branca. Essas 13 cantoras — Adyel Silva, Alaíde Costa, Arícia Mess, Áurea Martins, Eliana Pittman, Graça Cunha, Ivete Souza, Izzy Gordon, Leila Maria, Misty, Rosa Marya Colin, Virgínia Rosa e Zezé Motta — foram entrevistadas pelo jornalista e historiador Ricardo Santhiago em sua dissertação de mestrado, Entre a harmonia e a dissonância: História oral de vida de cantoras negras brasileiras, defendida no último mês de junho, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A pesquisa deu origem ao livro Solistas Dissonantes – história (oral) de cantoras negras (Editora Letra e Voz, 293 pp), lançado no último dia 17.

Zezé Mota: único DVD da cantora foi gravado por emissora de TV francesa
Zezé Mota: único DVD da cantora foi gravado por emissora de TV francesa

Santhiago comenta que, no caso delas, mesmo o convencional é ousadia. "Se uma cantora branca grava um clássico da MPB, isso soa como óbvio, mas se uma cantora negra, como Alaíde Costa, faz isso, se trata mesmo de uma ousadia, pois se costuma esperar que elas cantemLata d'água ou outra coisa do repertório tradicional do samba. A radicalidade dessas cantoras está em gravar o que é tido como 'comum'".

O livro revela, principalmente, a história de vida dessas cantoras, que apesar de terem tido origens musicais distintas — Alaíde Costa é um ícone da bossa nova; Eliana Pittman começou cantando carimbó, um ritmo regional do norte do País; Misty é uma cantora de jazz — apresentam vários aspectos semelhantes que vão além do fato de "não serem sambistas".

De acordo com o historiador, em todos os treze depoimentos alguns temas foram muito presentes. São eles: as relações familiares, em especial a figura do pai, tanto pela presença como pela ausência; a referência ao piano, não apenas como instrumento musical, mas como símbolo de status, de ascenção; a língua inglesa como meio de prestígio; o exterior, o estrangeiro como um local físico onde a possibilidade de reconhecimento era muito maior do que no Brasil; e a fé e ancestralidade marcantes; a ousadia artística e a escolha consciente pelo estilo musical — com suas consequências — ao optarem por fazer exatamente aquilo que tinham vontade.

Piano, inglês e estrangeiro
No caso da relação com o piano, por exemplo, Santhiago cita o caso de Adyel Silva. A avó era empregada doméstica e com muito custo comprou um piano para a neta. "Adyel não queria tocar piano, mas acabou estudando a contragosto. Somente depois de muito tempo ela conseguiu entender o significado de ter recebido o piano como presente: era o símbolo do sonho da avó que queria que a neta tivesse uma vida diferente da dela", conta.

Piano não é apenas instrumento musical, mas símbolo de ascenção
Piano não é apenas instrumento musical, mas sim um símbolo de ascenção

O pesquisador relata que Rosa Marya Colin começou cantando em inglês e as pessoas não imaginavam que ela fosse brasileira. "Ela viveu em um orfanato e a patronesse do lugar a preparou para ser professora de inglês, mas ela se decidiu pela música e se consagrou cantando em inglês, dentro e fora do País", comenta. Além disso, o exterior costuma ser visto como um espaço mais aberto ao talento e à grandeza artística para a maior parte das cantoras", comenta. "Já Ivete Souza apresenta uma história um pouco diferente, de uma cantora que foi imigrante clandestina na Itália e que cantou em bares na noite italiana", conta.

Segundo o pesquisador, os países estrangeiros representam um espaço de conquista. Muitas delas fizeram sucesso primeiro no exterior e somente depois disso conseguiram se estabelecer no Brasil. "Essas cantoras sugerem que no exterior existe uma receptividade muito grande à música brasileira e também, antes de qualquer coisa, uma valorização do talento", destaca.

Santhiago cita, por exemplo, o fato de o único DVD musical de Zezé Motta ter sido gravado por uma emissora de TV francesa. "Ela nunca gravou um DVD no mercado interno e gravou pouquíssimos discos no Brasil", conta, lembrando que Zezé — que também é atriz — foi uma das primeiras artistas negras do País a denunciar o preconceito racial que existia na televisão brasileira. "Para as mulheres negras era reservado o papel de domésticas, escravas, da 'mulata assanhada', libidinosa. Hoje elas já são protagonistas de novela do horário nobre. Na música, essas 13 cantoras também saíram do espaço que era reservado a elas: o samba", aponta.

O historiador destaca que todas as entrevistadas apresentaram um traço marcante ligado à fé e a à ancestralidade. "É como se elas tivessem uma missão pessoal de superação concreta através do trabalho como um meio de honrar a história iniciada pelos seus ancestrais."

História oral
Entre 2006 e 2009, o pesquisador entrevistou as cantoras, todas do eixo Rio-São Paulo, "pois são nessas duas cidades que estão as principais gravadoras e o circuito comercial de cultura no Brasil". Já as cantoras foram escolhidas por serem artistas negras fora do universo do samba, da black music, do funk e do rap. "Por isso cantoras como Elza Soares, Sandra de Sá e Paula Lima ficaram de fora: elas colocam outros questionamentos que precisam ser respondidos em outras pesquisas", comenta.

Alaide Costa no Dancing Avenida (1957) - Acervo pessoal Alaíde Costa
Alaide Costa abriu caminhos para outras artistas

O primeiro contato foi com Adyel Silva, que posteriormente indicou Alaíde Costa, que por sua vez também indicou outras artistas. Foi por intermédio dessa "rede informal" que o pesquisador chegou até as 13 cantoras.

Santhiago considera Alaíde Costa, que teve sua carreira iniciada nos anos 1950 e é um ícone da bossa nova, uma das pioneiras do grupo, abrindo caminhos para as outras cantoras negras na MPB. "Agora os caminhos foram abertos e já estão chegando novos nomes a esse grupo", aponta.

O pesquisador explica que a pesquisa foi realizada por meio de história oral, em que uma das características é deixar o entrevistado bem livre para falar sobre suas memórias. Conseqüentemente o tempo de duração das entrevistas também foi variável, assim como o número de encontros com as cantoras. "A história oral permite colocar a memória deste grupo ao lado de uma memória sobre o samba, um gênero rico artisticamente, e já consagrado. A relação das artistas e do trabalho com o samba não é de oposição, mas de complementaridade, e a história oral é útil para mostrar isso", diz.

Para Santhiago, destacar o trabalho dessas artistas por meio de um livro é valorizá-las, mas ao mesmo tempo representa também reconhecer o preconceito. "Se não houvesse preconceito racial não haveria o por quê de destacar o trabalho de mulheres negras cantando em reduto musical da classe média branca", aponta. "Mas espero que o tema traga algum impacto, dentro e fora da academia, fazendo as pessoas refletirem sobre isso", finaliza.

A pesquisa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), fato que possibilitou a publicação do trabalho como livro. O pesquisador desenvolve atualmente o doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da FFLCH onde pretende estudar a história intelectual da história oral no Brasil.

Imagens: Zezé Motta (Gustavo Andrade); Alaíde Costa e seu piano (João Correia Filho); Alaíde Costa no Dancing Avenida em 1957 (acervo pessoal da cantora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.