SÃO LUÍS/MA - Em uma ação conjunta, realizada na tarde de hoje, 08, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão - SUVISA, e o Conselho Regional de Farmácia - CRF/MA fecharam o laboratório Hensa-Farma, no Bairro Vinhais, na capital maranhense.
A ação faz parte da Operação Antídoto II, que foi deflagrada no último dia 06, na cidade de Timon/MA, cujo objetivo é combater a falsificação e o comércio de medicamentos sem registros junto à ANVISA.
As investigações, que foram realizadas pela inteligência da ANVISA e pela Polícia Federal, duraram cerca de seis meses e apuraram que a Hensa-Farma, apesar de não possuir autorizações dos órgãos oficiais, nem registros junto à Prefeitura Municipal de São Luís, ao Governo do Estado do Maranhão e ao Governo Federal, produzia e comercializava clandestinamente 39 tipos de medicamentos fitoterápicos que, de acordo com os rótulos, prometiam a cura de inúmeras doenças.
A equipe formada por 10 policiais federais, 10 agentes da ANVISA, 20 da SUVISA e 05 do CRF, chegou ao estabelecimento, por volta das 14 horas, fechou a fábrica e prendeu o proprietário.
Os agentes que estiveram no laboratório estimaram que havia no local cerca de uma tonelada de medicamentos prontos e mais de 500 quilos de matéria prima para produção das cápsulas, além de embalagens, invólucros, cápsulas vazias e rótulos.
Segundo Adilson Batista Bezerra, chefe da Inteligência da Anvisa, esta é maior apreensão de medicamentos irregulares e primeira fábrica de remédios fechada este ano no Brasil.
O dono do estabelecimento foi preso em flagrante, com base no art. 273, parágrafo 1º-B, inciso I, do Código Penal, cuja pena varia de 10 a 15 anos de reclusão. Segundo os fiscais da SUVISA, em 2007, outro estabelecimento do mesmo cidadão também foi fechado pelas mesmas irregularidades, no bairro do Coroadinho, nesta capital.
Comunicação Social/ Superintendência Regional da PF no Maranhão
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.