terça-feira, 30 de outubro de 2012

Centro de Estudos de Petróleo da Unicamp faz 25 anos

Cepetro

O Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá no dia 1º de novembro uma série de atividades para comemorar os seus 25 anos de fundação.

Segundo a Unicamp, nesse período a unidade formou aproximadamente 400 mestres e doutores e contribuiu significativamente para a geração de conhecimento e de tecnologias inovadoras para a área de petróleo e gás do país.

Segundo o diretor do Centro, professor Osvair Vidal Trevisan, três aspectos merecem ser enfatizados em relação ao trabalho desenvolvido pelo Cepetro.

O primeiro é a missão de formar recursos humanos altamente qualificados. “A formação que oferecemos tem um foco específico, voltado à indústria de exploração e produção de petróleo e gás. De forma pioneira e ao longo desses 25 anos, temos mantido uma interação muito profícua com o setor produtivo, particularmente com a Petrobras”, disse.

Outro ponto importante tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias ou o aprimoramento daquelas já existentes. Por último, o diretor do Cepetro destaca as atividades de prestação de serviços feitas pela unidade, traduzidas na realização de consultorias e análises laboratoriais.

Trevisan aponta que o horizonte oferecido pelo pré-sal é muito grande. “O petróleo do pré-sal terá que ser retirado em condições desafiadoras. Ou seja, vamos precisar buscar soluções para poder explorá-lo. Além disso, as reservas devem garantir um fornecimento por mais 40 ou 50 anos, o que significa que as novas gerações que atuam na área estarão com emprego garantido por esse período”, disse.

As comemorações pelos 25 anos do Cepetro serão concentradas na Casa do Lago. Pela manhã, a partir das 10 horas, serão ministradas duas palestras, uma pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, e outra pela gerente-geral de produção da Petrobras, Solange Guedes, ex-aluna da Unicamp.

As conferências serão abertas ao público. No mesmo local também estarão expostos 40 pôsteres com pesquisas que estão em andamento no Cepetro. À tarde, a partir das 14 horas, ainda na Casa do Lago, será lançado um livro que conta a história do Centro, seguido de um coquetel. 

Mais informações: www.cepetro.unicamp.br 

via Agência Fapesp

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estação Ciência abre exposição Vias do Coração


Será inaugurada no dia 31 de outubro a exposição “Vias do Coração”, uma iniciativa do laboratório Sanofi em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, daFiocruz.

A mostra apresenta informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Integra o projeto "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos", um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida.

Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, “Vias do Coração” foi desenvolvida para funcionar como exposição itinerante, estruturada em várias estações de forma evolutiva e lúdica. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

A exposição fica em cartaz até 31 de março de 2013 na Estação Ciência, situada na Rua Guaicurus, 1394, na Lapa , São Paulo. O horário de funcionamento de terça a sexta-feira é das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Mais informações: www.eciencia.usp.br/agendamento 


via Agência FAPESP

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Santa de Casa de São Paulo precisa de doação de sangue


O Hemocentro da Irmandade necessita da sua contribuição!

O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo está com estoque de bolsa de sangue muito baixo, principalmente os tipos sanguíneos ‘O negativo’ e ‘O positivo, podendo prejudicar a realização de cirurgias e atendimentos de emergência. 

A média de doação considerada satisfatória é de 150/dia, porém, na última semana, o hemocentro da Santa Casa obteve apenas 57 doadores.  

É muito importante à contribuição contínua do doador de sangue, uma prática que precisa estar intrínseca no dia a dia da população.

O Hemocentro é responsável pelo abastecimento de 09 hospitais da cidade de São Paulo e com o estoque baixo, dificulta a distribuição. 

Doar sangue é uma atitude voluntária e altruísta que pode salvar vidas. Uma única doação pode beneficiar até três pessoas!

Para doar sangue é necessário

-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 16 e 67 anos e 11 meses (menores com 16 e 17 anos devem ter autorização do responsável legal com firma reconhecida ou estar acompanhado de um dos pais);
-Ter peso superior a 50 Kg.;
-Vir alimentado, evitando alimentação muito gordurosa e bebida alcoólica pelo menos até 12 horas antes da doação;
-Dormir pelo menos 06 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
-Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte ou CNH);
-Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
-Não estar resfriado, tomando antibióticos ou antiinflamatórios.


Hemocentro da Santa Casa de São Paulo

Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque / Fone: (11) 2176-7258.
(Ao lado do metrô Santa Cecília)
Estacionamento gratuito dentro da Santa Casa
De segunda à sexta-feira – das 7h às 18h
Sábados – 7h às 15h

Daniel Moraes | Imprensa ISCMSP

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Palestra sobre dano moral e sexual no trabalho


Com o objetivo de discutir o crescimento das denúncias e demandas sobre a prática do assédio moral no ambiente de trabalho, que já admite condenações no sentido horizontal, ou seja, ocorridas entre funcionários de mesmo grau hierárquico, a Dra. Joanna Paes de Barros e Oliveira, sócia do escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados, participa no próximo dia 26 de outubro (sexta-feira) de seminário sobre o tema. O evento acontece no auditório da Central Prática Educação Corporativa, localizado na Avenida Angélica, 2.510, conjuntos 31 a 34, em Higienópolis, São Paulo (SP).

A palestra será proferida às 13h30, contando com a presença de executivos de empresas, profissionais da área de recursos humanos e advogados de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. A Dra. Joanna falará sobre a apuração e mensuração do dano moral, como pode ser comprovado, indenizações e culpabilidade. Outro assunto a ser abordado pela advogada é o assédio horizontal e vertical, como ocorre e até que ponto o empregador pode ser punido por dano moral ocasionado por empregados da mesma linha hierárquica, sem a ocorrência de abuso de poder.

Dentre os assuntos a serem abordados por outros palestrantes estão: honra, dano moral, assédio moral e bullying; práticas de recursos humanos e a ocorrência de dano/assédio moral e assédio sexual. 

Para informações sobre inscrições, acesse o site www.centralpratica.com.br.

Dra. Joanna Paes de Barros e Oliveira
Graduada em Direito pela PUC/Campinas, pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/Campinas, pós-graduada em Responsabilidade Civil pela FGV, pós-graduada em Direito Constitucional pelo Centro de Extensão Universitária (CEU), pós-graduada em Direito Internacional pela PUC/SP, especialista em Direito Americano e Internacional pelo CAILAW  (Center of America and Internacional Law), de Dallas, nos Estados Unidos, com experiência profissional nas áreas cível, empresarial e ambiental.

Sobre o escritório
O escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados, criado há 5 anos, conta com sede em São Paulo e unidades em Campinas e Brasília. Com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados, o escritório atua em diferentes áreas, destacando, por exemplo: Trabalhista, Ambiental, Cível, Indenizações, Criminal, Empresarial, Entretenimento, Tributária, Direitos do Consumidor, Imobiliária e Previdência Complementar (Fundos de Pensão).

via Sandra Polo | g6

terça-feira, 9 de outubro de 2012

E-mail falso usa nome da Febraban

E-mail falso usa nome da Febraban para realizar ataque coletivo aos clientes dos bancos

A mensagem pede para usuários informarem dados das contas bancárias a partir de um falso módulo de segurança compartilhado entre os bancos.

Os criminosos cibernéticos agora fazem o ataque coletivo. Antes as mensagens falsas eram para clientes de um banco só por vez. Agora é para clientes dos principais bancos em uma só tacada. O usuário que recebia uma mensagem falsa de um banco onde não possuía conta estranhava, mas não tinha como cair na armadinha por não fazer uso do arquivo contaminado para atualizar seus dados. Como a mensagem é enviada como se fosse da Febraban, pedindo para que o internauta atualize seus dados a partir de um falso  "módulo de segurança compartilhado", o risco é bem maior.

Para tentar enganar o usuário de computador a mensagem afirma que a iniciativa para atualização dos dados partiu da "determinação dos grupos voltados à segurança de transações online das instituições financeiras associadas à FEBRABAN" e que foi "desenvolvido em conjunto" um "módulo de segurança único e compartilhado".

Tudo mentira, alerta Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções Avira no Brasil. "Os criminosos da Internet são muito espertos e criativos. Este novo formato de mensagem na verdade trás embutido o mesmo objetivo: roubar os dados e senhas das contas bancárias dos usuários de computador que possam ter conta em um dos bancos relacionados na falsa mensagem que venha acreditar que o e-mail é realmente verdadeiro. Orientamos aos usuários a apagarem imediatamente a mensagem", afirma o executivo.

Além de apagar a mensagem, o executivo orienta manter atualizado o computador e todos os sistemas, além de adquirir uma solução de antivírus com capacidade de detectar as ameaças mesmo que o vírus seja ainda desconhecido, "porque os criminosos se mantém atuantes na criação de novas pragas virtuais todos os dias com o objetivo de tentar enganar os sistemas antivírus que não possuam a capacidade de detectar e bloquear ameaças desconhecidas, analisando inteligentemente o comportamento dos programas, possibilitando que um código não conhecido possa ser executado e provoque dados irreparáveis ao equipamento", destaca.


Wilians Geminiano | FonteMidia Americas

Pedalada do Bem em prol dos projetos do UNICEF


Para conscientizar os consumidores sobre a importância dos direitos da infância e da adolescência, passeio ciclístico reunirá três mil pessoas

A P&G Brasil e o Carrefour se unem para mobilizar a população de São Paulo em prol das ações desenvolvidas o pelo UNICEF, que tem como objetivo garantir e promover os direitos, transformando a vida de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Em promoção inédita, as duas empresas reunirão milhares de pessoas no evento “Pedalada do Bem”, que acontecerá no dia 14 de outubro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, em comemoração ao Dia das Crianças. Para atrair a atenção dos consumidores, a ação, que já começou em 31 hipermercados Carrefour, localizados em São Paulo, Alphaville, Santo André, São Bernardo e São Caetano, visa reverter as compras de produtos P&G em convites para participar do passeio ciclístico, além de brindes com tema da campanha solidária.

Nas compras a partir de R$ 30,00 de produtos P&G, os clientes ganharão uma mochila exclusiva da promoção “Pedalada do Bem” recheada de produtos das marcas Pantene e Head & Shoulders. As credenciais de inscrição para o passeio ciclístico serão distribuídas gratuitamente aos três mil primeiros clientes participantes da ação. Para o evento, estão programadas diversas atrações de entretenimento para as famílias, como brinquedotecas, espaço UNICEF, quiosques de água e frutas com Garantia de Origem Carrefour, além de um grande sortimento de bikes e acessórios à disposição na loja. Ao final do passeio, os participantes ganharão medalhas e vales-compras do Carrefour.

A campanha solidária não para por aí. As 31 lojas do Carrefour participantes da ação já contam com a presença de promotoras para divulgar aos clientes os projetos do UNICEF, além de orientá-los sobre como podem contribuir diretamente com o trabalho da organização e, assim, ajudar a melhorar a vida de mais crianças no Brasil e no mundo. A cada doação, o consumidor ganhará um adesivo que mostra seu apoio a esta causa.  

Para o Carrefour, esta é uma oportunidade de estimular o grande número de clientes a participar e contribuir com uma causa que busca tornar a sociedade mais justa, por meio da promoção da cidadania de crianças e adolescentes. Além disso, a rede acredita no potencial da bicicleta como um transporte saudável e sustentável. “A P&G quer, cada vez mais, estar ao lado de seus parceiros para comunicar e apoiar ações como as que são realizadas pelo UNICEF, que tem como prioridade a infância e a adolescência no Brasil,” comemora Gabriela Onofre, diretora de Comunicação da P&G Brasil. 

Em 2013, P&G e Carrefour planejam levar a “Pedalada do Bem” para outras cidades do Brasil, divulgando os projetos do UNICEF e promovendo a integração das famílias.

Sobre o Grupo Carrefour
Há 37 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour.com.br e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o Grupo Carrefour é o segundo maior varejista do mercado, presente em 33 países e com uma equipe de mais de 400 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 25 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.

Sobre a Procter & Gamble
A P&G serve aproximadamente 4,6 bilhões de pessoas ao redor do mundo com seu portfólio de marcas renomadas e de qualidade superior. As marcas líderes da companhia incluem Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Downy®, Iams®, Oral-B®, Duracell®, Olay®, Head & Shoulders®, Wella®, Gillette®,  Fusion®, Ace®, Febreze® e Vick® . A P&G possui operações em aproximadamente 75 países ao redor do mundo. Para mais informações sobre a P&G e suas marcas, acesse o site http://www.pg.com/pt_BR/.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas. No Brasil desde 1950, tem participado de importantes conquistas como a erradicação da pólio, a redução da mortalidade infantil, a distribuição da merenda escolar e a recente ampliação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos.

O UNICEF é movido pelo compromisso e pela determinação de ajudar a construir um mundo onde cada criança e cada adolescente tenham seus direitos garantidos, independentemente de sua condição fisica, pessoal ou social ou local onde vivem. Esse trabalho é realizado em parceria com governos e a sociedade. Por meio da união de forças, o UNICEF acredita que será possível superar as disparidades que ainda impedem a sobrevivência e o desenvolvimento de milhões de meninas e meninos em todo o mundo.

via Ana Júlia Castilho | S2Publicom

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CPFL Energia abre inscrições para o programa de apoio aos CMDCAs


Projetos podem ser inscritos, de 8 a 31 de outubro de 2012, no site do Programa

A CPFL Energia está iniciando, nesta segunda-feira (8/10), as inscrições para o programa de apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), das cidades nas regiões de atuação das empresas do Grupo. Poderão inscrever seus projetos os Conselhos de 633 municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco e Tocantins.

As inscrições estão abertas de 8 a 31 de outubro de 2012, e podem ser realizadas no site do Programa: www.cpfl.com.br/cmdca. Poderão participar entidades que estejam cadastradas nos CMDCAs, com o devido atestado de funcionamento vigente. Os projetos precisam estar adequados a uma das seguintes causas sociais: cultura, esporte, educação e saúde.

Cada projeto é avaliado dentro dos critérios da CPFL e deve estar alinhado com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que são a promoção e a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, em especial a criação de oportunidades para o seu melhor e saudável desenvolvimento. A divulgação dos projetos aprovados será realizada através do site www.cpfl.com.br/cmdca  Os CMDCAs contemplados também receberão mensagem via e-mail.

Resultados 
A CPFL realiza, desde 2002, o Programa de Apoio aos CMDCAs, que destina 1% do seu Imposto de Renda aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs). Desde seu lançamento, o Programa já apoiou mais de 1.000 projetos desenvolvidos nos municípios de atuação do grupo CPFL Energia, por entidades cadastradas nos CMDCAs, nas áreas de cultura, esporte, educação e saúde. Em 2011, as empresas do grupo CPFL Energia destinaram R$ 2.495.786,00 para apoiar 282 projetos, em 135 municípios, nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba.

via Imprensa/CPFL

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apostadores podem participar do Bolão da Caixa a partir de segunda-feira 1º

Divulgação / EBC

A oficialização do jogo permite apostas em grupo e premiação individual para cada participante

O Bolão da Caixa, nova modalidade de apostas nas Loterias da Caixa Econômica Federal, começa a funcionar nesta segunda-feira (1) em todas as casas lotéricas do País. 

De forma oficializada, os apostadores vão poder se reunir e concorrer juntos aos prêmios  da Mega-Sena, Dupla Sena, Quina, Loteca e Lotofácil. 

O sistema garante total segurança aos participantes do bolão.

O Bolão da Caixa reune grupos de apostas, mas o prêmio é entregue indidualmente a cada participante

Para participar do bolão, os apostadores podem se organizar em grupos, escolher os números da aposta, marcar a quantidade de cotas e registrar na casa lotérica. Cada apostador participante tem seu próprio recibo e, se for premiado, pode resgatar sua parte de acordo com sua conveniência.

Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante que, em caso de premiação, poderá resgatar a sua parte do prêmio individualmente. Os volantes normais passarão a exibir um novo campo especialmente para esse tipo de aposta, com as opções de quantidade de cotas para marcação em caso de bolão.

As unidades lotéricas também podem organizar o bolão, agrupando pessoas sem que até mesmo se conheçam. Neste caso, o lotérico poderá cobrar uma taxa de serviço, que é um valor adicional de até 35% do valor da cota. A taxa de serviço somente pode ser cobrada em caso de bolão organizado pela unidade lotérica, e não pode ser cobrada quando o bolão for realizado diretamente pelos apostadores.

O objetivo do Bolão Caixa é oferecer segurança e transparência aos apostadores. Para o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Fábio Cleto, a nova modalidade vem atender a um desejo dos apostadores. “Essa nova plataforma de apostas em grupo foi construída a partir do que observamos e ouvimos do próprio apostador, por isso temos certeza de que vai ser um sucesso”, garante.

Funcionamento
No Bolão Caixa, o número mínimo de participantes é de 2 e o máximo pode chegar a 100, dependendo da modalidade escolhida. O valor mínimo para apostas é de R$ 10 por bolão, e nesse caso o máximo de jogos por recibo de apostas é de 10. Todas as apostas terão o mesmo preço, a mesma probabilidade de ganhar e o mesmo prêmio, em caso de bolão premiado.

Quem quiser participar do Bolão Caixa poderá escolher entre a Mega-Sena, Quina, Lotofácil (apostas de 16, 17 e 18 números), Dupla Sena e Loteca. Cada uma dessas modalidades das loterias terá um valor máximo de participantes, que foi definida de acordo com critérios matemáticos e estatísticos.

Lotéricas
Outras operações podem ser realizadas em lotéricas, como a consulta de saldo e extrato de contas da Caixa, do FGTS, do PIS e de aplicações. É possível também efetuar saques e depósitos em conta corrente e poupança do banco público. Nas lotéricas, o cidadão também pode pagar tributos municipais, estaduais e federais, contas de água, luz e telefone e boletos de cobranças bancárias, além da contratação do seguro popular.

Atualmente, existem 11.600 estabelecimentos distribuídos por todo o Brasil atuando como correspondentes bancários. Até o final do ano, cerca de 300 municípios que não têm lotéricas receberão unidades.

via Portal Brasil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Palestra apresenta indicadores de sustentabilidade de empresas do setor elétrico


A pesquisadora Solange Garcia dos Reis apresenta nesta quarta-feira (26/9), às 19h15, no anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, uma análise sobre indicadores econômicos, sociais e ambientais divulgados pelas empresas do setor de energia elétrica brasileiro.

Com base nos Relatórios de Sustentabilidade de 2010 publicados pelas empresas do setor, o estudo mostra o nível de divulgação destes dados por parte das entidades que seguem as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Composto por 109 indicadores, o modelo GRI padroniza informações sobre o desempenho das corporações no que se refere à sustentabilidade. 

O estudo é parte de um projeto mais amplo, que conta com o patrocínio da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para construir um índice de sustentabilidade das empresas brasileiras. 

A palestra integra o projeto Diálogos com a Comunidade, promovido pelo Departamento de Contabilidade da FEA-RP que conta com apoio cultural dos cursos de pós-graduação da Fundace, da Editora Atlas e da Livraria Atlas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rcc@fearp.usp.br ou pelo telefone (16)3602-3899.O ingresso para é um quilo de alimento não perecível que será destinado a uma entidade assistencial, ou R$ 5,00, cujo recurso será transformado em alimento para doação. Todos os presentes receberão certificado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no seguinte site: http://sistemas.fearp.usp.br/forms/gera.php?form=dialogo200312.

Outras Palavras

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Transforme Seus Sonhos em Vida – Construa o Futuro Que Você Merece


Eduardo Shinyashiki lança livro em São Paulo

O especialista em comportamento humano e desenvolvimento das competências da liderança acaba de lançar seu terceiro livro Transforme Seus Sonhos em Vida – Construa o Futuro que Você Merece, pela Editora Gente, e reúne convidados para evento na Livraria Saraiva  MegaStore do Morumbi Shopping, em São Paulo, no dia 03 de outubro, às 19 horas. 

Na ocasião, Eduardo Shinyashiki vai bater um papo com os convidados e contar o que o inspirou para escrever a obra, em que mostra que a chave para ser feliz está na forma como se pensa e age.

Evento de Lançamento do novo livro de Eduardo Shinyashiki
Transforme Seus Sonhos em Vida – Construa o Futuro que Você Merece
Saraiva MegaStore Morumbi Shopping
03 de outubro de 2012 (quarta-feira) - 19 horas

via Natália Baffatto | Grupo Image

Campus da Unesp de Jaboticabal seleciona docente


Vaga é no Departamento de Tecnologia

A Unesp está com inscrições abertas para o concurso que selecionará um profissional para uma vaga de professor assistente, no departamento de Tecnologia, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do campus de Jaboticabal, SP, no conjunto de disciplinas “Biologia Molecular Aplicada”, “Engenharia de Proteínas”, “Bioquímica Geral”, “Bioquímica: Metabolismo”, “Bioquímica I e II”, “Bioquímica Animal”, “Química Fisiológica”.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de setembro. O profissional selecionado trabalhará em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), com salário de R$ 8.715,12. Caso o profissional seja portador do título de Livre-Docente, a remuneração será de R$ 10.390,17.

A seleção incluirá prova de títulos, prova didática e prova escrita. A prova de títulos consistirá no julgamento do memorial, quando serão analisadas as atividades de formação didática e científica, com maior relevância para as atividades relacionadas com o conjunto de disciplinas em concurso.

A prova didática constará de aula teórica em nível de graduação, com duração de no mínimo 40 minutos e no máximo de 60 minutos, cujo ponto será sorteado com 24 horas de antecedência. Na prova escrita será sorteado, na presença dos candidatos, um dos temas definidos pela banca examinadora.

Mais informações: www.unesp.br/concursos

via Fabianam Manfrim

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cargill abre inscrições para Programa de Trainees 2013


Campanha inclui divulgação também nas mídias sociais

Estão abertas as inscrições do Programa de Trainees 2013 da Cargill. O Programa prepara jovens em início de carreira, com potencial e que gostem de desafios para assumirem, futuramente, posições de destaque dentro da companhia. Os interessados devem se candidatar até o dia 07 de outubro de 2012, pelo hotsite www.traineescargill.com.br.

O programa conta também com divulgações no Twitter (@traineescargill) e no 

O Programa de Trainees da Cargill tem duração de 18 meses, com início previsto em janeiro de 2013. “Seu objetivo é desenvolver jovens com potencial, proporcionando aprendizado, relacionamento com pessoas de diversas áreas, conhecimento sobre estratégias, mercados, tecnologias, clientes e consumidores, preparando os jovens talentos para assumirem futuramente posições de destaque na empresa”, explica Marco Macia, diretor de RH da Cargill.

Os treinamentos são voltados para o desenvolvimento de competências de Liderança, Técnicas e Comportamentais, além de módulos específicos sobre Negócios e Ferramentas de gestão. Os trainees serão alocados em uma área de negócios, onde farão o treinamento on the job e desenvolverão um projeto inovador e estratégico, com o apoio de seu gestor. A coordenação e o acompanhamento desse processo são feitos pela área de Recursos Humanos, em acordo com tutores e líderes das diversas Unidades de Negócio.

Pré-requisitos
·         Conclusão do curso de graduação (Bacharelado) entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, nos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e demais Engenharias, Marketing, Química Industrial, Veterinária e Zootecnia.

·         Inglês avançado.

·         Imprescindível ter disponibilidade para fixar residência em outro Estado/cidade.

Perfil
A Cargill busca jovens talentos que sejam dinâmicos e curiosos e que estejam dispostos a desafiar idéias e inovar nossos processos, mantendo o foco no resultado e nas pessoas, com comprometimento e proatividade. Procuramos Trainees com facilidade para trabalhar em equipe, dispostos a aceitar responsabilidades e que estejam preparados para enfrentar e superar desafios, com disponibilidade para aprender e desenvolver uma carreira.

Remuneração e benefícios(*)

    Remuneração alinhada com as melhores práticas do mercado.
    Alimentação.
    Programa de participação nos resultados (PPR).
    Assistência médica e odontológica.
    Plano de previdência privada.
    Seguro de vida.
    Cooperativa de crédito.
    Grêmios locais – atividades esportivas, culturais e de lazer.
    Benefícios de final de ano

(*) Pode haver variação de benefícios dependendo da localidade

Áreas de atuação
Comercial, Engenharia, Logística, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Trade Marketing, Trading.

Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 140 mil funcionários em 65 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Para mais informações, visite www.cargill.com.

Presente no Brasil desde 1965, a Cargill tem sua origem no campo, a partir de atividades agrícolas, e hoje constitui uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), está presente em 14 Estados brasileiros por meio de fábricas, armazéns, terminais portuários e escritórios e conta com mais de 8 mil funcionários no país. 

 via Barbara Amorim | Cargill

sábado, 15 de setembro de 2012

Petrobras no 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro


Petrobras apresenta exposição 'Arte Por Toda Parte' no 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Inspirados em filmes como "Se eu Fosse Você", "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus", entre outros - que fazem parte do universo de mais de 500 longas patrocinados pela Petrobras - os artistas brasileiros Angeli, Mauricio de Sousa, Ronaldo Fraga e Silvio Botelho criaram obras para homenagear o cinema nacional a convite da Companhia. 

O conjunto dessas peças compõe uma verdadeira homenagem à cinematografia brasileira, que o público do 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro poderá ver na exposição multimídia 'Arte Por Toda Parte', de 17 a 24 de setembro no foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na Capital Federal. Com a exposição, a Petrobras reforça o apoio a diferentes formas de arte no país.

Entre as obras expostas está o conjunto de peças exclusivas criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que promoveu um desfile de moda temático com projeções de cinema em macacões brancos (inspirados nos dos frentistas dos postos de combustíveis). Já o desenhista Mauricio de Sousa produziu cinco animações com os personagens da Turma da Mônica parodiando cenas famosas de filmes patrocinados pela Petrobras durante o Festival Anima Mundi, em São Paulo. 

Em uma das animações, o Capitão Nascimento, de "Tropa de Elite", encontra os personagens da Turma da Mônica. "Eu sou cinéfilo desde criança. Foi um grande prazer colocar meus personagens em situações divertidas inspiradas em filmes patrocinados pela Petrobras. Os encontros são inusitados, mas com uma boa história tudo é possível", disse Mauricio de Sousa.

O cartunista Angeli criou 30 charges homenageando dezenas de filmes brasileiros. Nos desenhos o artista brinca com personagens, temas e até títulos do cinema nacional. "Adorei esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante", disse.

Outro escolhido para homenagear o cinema nacional foi Silvio Botelho, conhecido como o pai dos famosos Bonecos Gigantes de Olinda. O artista fez 10 bonecos com aproximadamente 3,70m de altura inspirados em personagens marcantes, além de cinco cordéis promovendo encontros de famosos personagens como Zé Pequeno e Capitão Nascimento e Carlota Joaquina com Tieta.

Sobre o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro
O Festival de Brasília de Cinema Brasileiro traz novidades em sua 45ª edição. Todos os 12 longas-metragens, de ficção e documentário, das mostras competitivas do evento são inéditos. Embora o ineditismo tenha sido abolido como critério de seleção, em 2012 o público será brindado com títulos nunca antes exibidos em festivais. Haverá ainda lançamento de catálogo que conta um pouco da história do Festival e recupera a relação entre Brasília e o cinema. O festival vai de 17 a 24 de setembro, excepcionalmente nas salas do Teatro Nacional Cláudio Santoro - devido à reforma do Cine Brasília. Mais informações no site www.festbrasilia.com.br.

Serviço exposição 'Arte Por Toda Parte'
Data: 17 a 24 de setembro de 2012
Horário: 9h às 22h
Local: Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Setor Cultural Norte Via N 2 - em frente ao Conjunto Nacional de Brasília
Entrada: Gratuita

Petrobras | Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Audiência sobre pré-pagamento de energia será realizada em Salvador


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promove na próxima sexta-feira (14/09) em Salvador a reunião presencial da Audiência Pública nº 048/2012, com o objetivo de colher opiniões e sugestões sobre a norma que regulamentará o pré-pagamento e o pós-pagamento eletrônico de energia no país.

A reunião é aberta a todos e ocorrerá, a partir das 13h30, no Auditório Professor Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. O local da audiência está localizado na Rua Professor Aristides Novis, número 02, Bairro Federação na Região Central da capital baiana.

O sistema de pré-pagamento proposto pela ANEEL é similar ao que existe na telefonia móvel: o consumidor adquire seus créditos em postos de venda e os insere no medidor. O pré-pagamento será feito por meio de um medidor eletrônico, a ser instalado gratuitamente pela distribuidora de energia elétrica, que permitirá a leitura do consumo em tempo real. O consumidor poderá comprar quaisquer valores, considerando-se como valor mínimo o equivalente a 1,0 quilowatt (kWh) – o inicial será de 5,0 kWh, a ser pago na primeira compra de créditos. Os créditos comprados não terão prazo de validade.

O medidor eletrônico permitirá a visualização da quantidade de créditos disponíveis, em kWh, e possuirá alarme visual e sonoro para alertar a proximidade do fim dos créditos. Por telefone ou pelo próprio medidor, o consumidor poderá solicitar à distribuidora um crédito emergencial para não ficar sem energia – o valor equivalente será descontado da recarga de créditos seguinte, sendo vedado o acúmulo de créditos não quitados.

De acordo com a regulamentação proposta, caberá a cada distribuidora definir seu interesse na modalidade de pré-pagamento. Aquelas que a adotarem terão três anos para oferecer essa opção a todos os consumidores de baixa tensão em suas áreas de concessão, com exceção da iluminação pública. Entre os atrativos para as concessionárias estão a perspectiva de reduzir os custos de atividades comerciais, os níveis de inadimplência e de perdas comerciais, as reclamações por suspensão e por faturamento incorreto.


ATIVIDADES ACESSÓRIAS
No mesmo local, será realizada a reunião da Audiência Pública no 047/2012, que trata da proposta de regulamentação sobre os serviços e atividades que as distribuidoras de energia elétrica podem oferecer além daqueles obrigatórios no contrato de concessão – entre eles, a reforma elétrica de imóveis, a elaboração de projetos de construção com uso eficiente da energia e a inclusão de assinaturas, contribuições e doações na conta de luz.


Até 25 de setembro, qualquer cidadão ou instituição pode apresentar opiniões e sugestões sobre os dois temas propostos pela ANEEL. Já foram realizadas audiências em Belém, Fortaleza, Florianópolis e São Paulo e estão previstas outras sessões públicas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Cuiabá.

As contribuições quanto a atividades acessórias podem ser encaminhadas para o e-mail ap047_2012@aneel.gov.br, e as sobre pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico, para o e-mail ap048_2012@aneel.gov.br. Também é possível enviar contribuições pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF).

via Imprensa / ANEEL

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Unesp publica resultado dos pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição


Os candidatos relacionados como isentos estão automaticamente inscritos

A Unesp divulgou hoje (10/9) os nomes dos candidatos contemplados com isenção e redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular 2013, cujo valor integral é de R$ 130.

As listas estão disponíveis para consulta nos endereços http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br .

Os candidatos relacionados na lista de isentos já estão automaticamente inscritos. Os beneficiados com a redução de 50% deverão acessar o site da Vunesp, digitar o CPF e confirmar a inscrição com o pagamento do boleto bancário com a taxa no valor de R$ 65.

O prazo de inscrição dos pagantes vai de 17 de setembro a 11 de outubro.

Neste ano, a Universidade oferece 7.014 vagas em 165 cursos disponíveis em 23 cidades.

Os cursos novos deste exame são Ciências Biológicas, em São Vicente; Engenharia Agronômica, em Dracena; Engenharia Ambiental, em São José dos Campos; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Araraquara; Engenharia de Pesca, em Registro; Engenharia de Telecomunicações, em São João da Boa Vista; Engenharia Química, em Araraquara; Meteorologia, em Bauru.

A prova da primeira fase serão aplicada em 18 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba.

Os candidatos convocados para a segunda fase farão as provas comuns nos dias 16 e 17 de dezembro, nas mesmas 35 cidades onde é realizada a fase anterior.

Sobre a Unesp
A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Fundada em 1976, a instituição oferece 179 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. É composta por 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós – lato e sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos.

A Unesp tem cerca de 1.900 laboratórios e conta com o suporte do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade.

Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Mais informações
Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8 às 20 horas)


Adriano Anderson de Castro, Assessoria de Comunicação, Fundação Vunesp 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pós-Graduação em Sustentabilidade na USP Leste abre processo seletivo


Foi aberto um processo seletivo para o novo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de outubro. O programa oferece até 20 vagas de mestrado e até 10 vagas de doutorado em 2013. A divulgação da classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo será realizada a partir do dia 30 de novembro de 2012.

O processo seletivo para o curso de mestrado consistirá de primeira fase correspondente a prova escrita e de segunda fase composta de apresentação de Plano de Pesquisa e prova de arguição oral. O processo seletivo para o curso de doutorado também compreende duas etapas: prova escrita e análise de Plano de Pesquisa e CV Lattes, com prova de arguição oral.

Para ambas as seleções é exigida, no ato da inscrição para o processo seletivo, comprovação de proficiência na língua inglesa, que será obtida por meio de prova específica elaborada pela instituição União Cultural Brasil-Estados Unidos.

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade tem como objetivo fomentar a produção científica, a inovação tecnológica e a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e de doutorado, sob o foco interdisciplinar, tendo como tema a sustentabilidade.

O Programa está voltado à construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à construção e ao avanço de uma agenda da sustentabilidade no Brasil.

Mais informações: http://each.uspnet.usp.br 

via Agência FAPESP

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Curso de mandarim gratuito chega a Araraquara e Franca


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Confúcio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ampliará neste semestre a oferta de vagas para o curso de língua chinesa na rede estadual de ensino.

O idioma começou a ser lecionado a alunos de escolas estaduais no primeiro semestre deste ano, em um projeto-piloto realizado em São José dos Campos e São Paulo. Agora, passará a ser oferecido também em Araraquara e Franca. As aulas começam em setembro.

Serão oferecidas ao todo 315 vagas, para as quais as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. As aulas são voltadas a alunos do ensino médio da rede estadual ou do Centro Paula Souza.

Mais informações pelo site: www.institutoconfucio.com.br

via Agência FAPESP

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ancine abre consulta pública do Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual


A Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, abriu na última quarta-feira (22) a consulta pública do Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual. O documento estará disponível para receber contribuições até 22 de dezembro, no sítio da agência.

O Plano estabelecerá bases para a ação do poder público no setor do audiovisual no Brasil até o ano de 2020. Sugestões para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado nacional, tanto interna, como internacionalmente também estarão no documento, que foi aprovado pelo Conselho Superior do Cinema – reunido em 8 de agosto, em Brasília, com participação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, da secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, e do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

“O Plano guiará os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e as ações do poder público no desenvolvimento do audiovisual brasileiro”,  explica o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema.

O documento foi elaborado visando à expansão do mercado interno, em que se focaliza a dinâmica interna como a base para uma estratégia de desenvolvimento, e à universalização do acesso aos serviços audiovisuais, em que se aposta numa expansão uniforme e desconcentrada, voltada para um mercado de massas. Outra meta principal é a transformação do Brasil em forte centro produtor e programador de conteúdos audiovisuais, para que os agregadores de valor econômico e cultural nas obras sejam os agentes e as referências locais.

Audiências e palestras
Manoel Rangel informou que a consulta não será realizada somente pelo sítio da agência.“Realizaremos ainda audiências e seminários para ouvir e mobilizar as vontades e iniciativa do setor”, disse ele.

Serão quatro meses de consulta, período no qual o Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual estará sujeito à revisão constante. Depois desse período, o documento será debatido novamente no Conselho Superior do Cinema.

Para participar das consultas públicas abertas à contribuição é preciso acessar o Sistema de Consultas Públicas e se cadastrar. Dúvidas sobre o funcionamento do sistema devem ser encaminhadas para ouvidoria.responde@ancine.gov.br

via Imprensa | Ministério da Cultura

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SISEM-SP promove III Encontro de Representantes Regionais


Reunião será nos dias 30 e 31/8 e conta com a participação do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, além de profissionais da área museológica

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), promove o terceiro Encontro de Representantes Regionais, nos dias 30 e 31 de agosto. O evento, que acontece no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, reunirá os coordenadores do SISEM das 15 regiões administrativas doEstado e profissionais da área museológica..O encontro vai originar uma resolução que formalizará as representações regionais com publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Na quinta-feira (30), a partir das 9h30, o Encontro terá a participação do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Claudinéli Moreira Ramos, da diretora do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Renata Motta, e do diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini.

Na parte da manhã, serão apresentadas as atividades realizadas pelos representantes no período de 2011 a 2012, com Michelle Cartolano Silva da RA de Ribeirão Preto, Alberto Capucci Filho da RA de São José dos Campos, e Maria de Lourdes Bueno da RA da Baixada Santista. Em seguida, será discutido o “Escopo, Dificuldades e Instrumentos da Representação Regional”. 

À tarde, a museóloga Elizabete Zolczak abordará o conceito de museu e as premissas do diagnóstico. No mesmo período, também acontece o debate “Quem Faz Parte do SISEM-SP”, a exposição da agenda de trabalho e cronograma das ações de 2012 a 2014, realizados pela equipe do Sistema.

No último dia (31), os representantes Carlos Alberto Pereira Júnior e Ozana Aline Barbosa, das RAs de Registro e Central, apresentarão as ações municipais nas áreas de museus e patrimônio.

A programação trará, ainda, uma discussão sobre as estratégias de ação cultural no âmbito municipal, a divulgação das demandas regionais para 2013, a consolidação do plano de trabalho e cronograma das atividades de 2012 a 2014, a definição do tema e proposta de tarefas para o 5º Encontro Paulista de Museus, entre outros assuntos. Para encerrar, a artista plástica e educadora Stela Barbieri apresentará o projeto de Ação Educativa da Fundação Bienal de São Paulo.

ProAC
Na véspera do Encontro, dia 29 de agosto (quarta-feira), será oferecido aos novos representantes do SISEM-SP um treinamento de elaboração de projetos para o Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados para área de museus.  A capacitação gratuita - aberta aos profissionais de cultura e interessados – será no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, das 16h às 18h. Não é necessário se inscrever.  

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br 

Capacitação ProAC
29/8/2012
das 16h às 18h
Auditório da Secretaria de Estado da Cultura 
Rua Mauá, nº 51,  Santa Cecília – São Paulo/SP
Informações: (11) 2627-8208
Entrada: gratuita

III Encontro de Representantes Regionais
30 e 31/8/2012
1º dia – das 9h às 18h30; 2º dia – das 9h às 16h30
Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz, s/nº
Informações: (11) 2627-8208

via Dayane Malta da Silva | Núcleo da Notícia

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Senad convoca selecionados para confirmarem inscrição no curso para educadores


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Universidade de Brasília e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) convocam os educadores de escolas públicas para confirmarem seu pedido de inscrição no Curso de Prevenção do Uso de Drogas. 

Dentre os mais de 112 mil educadores que realizaram a inscrição, foram selecionados 70 mil que receberão, no e-mail cadastrado, uma mensagem eletrônica com as orientações de como realizar a confirmação da inscrição. As aulas estão previstas para se iniciar no dia 3 de setembro.

Como a pré-inscrição superou o número de vagas, a SENAD teve que fazer uma seleção com os mais de 112 mil interessados nas 70 mil vagas disponíveis. Entre os critérios usados estavam a localização do educador em um dos 12 estados que já aderiram ao programa “Crack, é possível vencer” até o momento (Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará). 

Também foi levado em conta o número de inscritos por unidade educacional e a participação das escolas em programas do Ministério da Educação como o Saúde na Escola e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, entre outros.

O curso 
O curso, que será realizado na modalidade à distância entre setembro de 2012 e abril de 2013, tem o objetivo de treinar os educadores para que elaborem e implementem um projeto de ações preventivas nas escolas onde trabalham, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção do uso de drogas.

A intenção da Senad e do MEC é ter 14 mil escolas inscritas neste curso, atingindo assim cerca de 2,8 milhões de alunos. No final do treinamento, os aprovados receberão Certificado de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de escolas públicas é um dos treinamentos previstos no eixo “prevenção”, no âmbito do Programa “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro de 2011. Além da capacitação para profissionais das redes de educação, o programa treinará agentes de segurança pública, Justiça, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

O Programa “Crack, é Possível Vencer” prevê a realização de mais dois treinamentos para educadores nos anos de 2013 e 2014, cada um com os mesmos 70 mil inscritos. As três edições vão representar um total de 8,4 milhões de alunos atendidos. O investimento para a realização da edição deste ano é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Fabrícia Coan | Comunicação Social – Ministério da Justiça