sábado, 15 de setembro de 2012

Petrobras no 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro


Petrobras apresenta exposição 'Arte Por Toda Parte' no 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Inspirados em filmes como "Se eu Fosse Você", "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus", entre outros - que fazem parte do universo de mais de 500 longas patrocinados pela Petrobras - os artistas brasileiros Angeli, Mauricio de Sousa, Ronaldo Fraga e Silvio Botelho criaram obras para homenagear o cinema nacional a convite da Companhia. 

O conjunto dessas peças compõe uma verdadeira homenagem à cinematografia brasileira, que o público do 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro poderá ver na exposição multimídia 'Arte Por Toda Parte', de 17 a 24 de setembro no foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na Capital Federal. Com a exposição, a Petrobras reforça o apoio a diferentes formas de arte no país.

Entre as obras expostas está o conjunto de peças exclusivas criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que promoveu um desfile de moda temático com projeções de cinema em macacões brancos (inspirados nos dos frentistas dos postos de combustíveis). Já o desenhista Mauricio de Sousa produziu cinco animações com os personagens da Turma da Mônica parodiando cenas famosas de filmes patrocinados pela Petrobras durante o Festival Anima Mundi, em São Paulo. 

Em uma das animações, o Capitão Nascimento, de "Tropa de Elite", encontra os personagens da Turma da Mônica. "Eu sou cinéfilo desde criança. Foi um grande prazer colocar meus personagens em situações divertidas inspiradas em filmes patrocinados pela Petrobras. Os encontros são inusitados, mas com uma boa história tudo é possível", disse Mauricio de Sousa.

O cartunista Angeli criou 30 charges homenageando dezenas de filmes brasileiros. Nos desenhos o artista brinca com personagens, temas e até títulos do cinema nacional. "Adorei esse desafio pela novidade de lidar com personagens que não são meus e de um universo tão rico como o cinema, que sempre me inspirou bastante", disse.

Outro escolhido para homenagear o cinema nacional foi Silvio Botelho, conhecido como o pai dos famosos Bonecos Gigantes de Olinda. O artista fez 10 bonecos com aproximadamente 3,70m de altura inspirados em personagens marcantes, além de cinco cordéis promovendo encontros de famosos personagens como Zé Pequeno e Capitão Nascimento e Carlota Joaquina com Tieta.

Sobre o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro
O Festival de Brasília de Cinema Brasileiro traz novidades em sua 45ª edição. Todos os 12 longas-metragens, de ficção e documentário, das mostras competitivas do evento são inéditos. Embora o ineditismo tenha sido abolido como critério de seleção, em 2012 o público será brindado com títulos nunca antes exibidos em festivais. Haverá ainda lançamento de catálogo que conta um pouco da história do Festival e recupera a relação entre Brasília e o cinema. O festival vai de 17 a 24 de setembro, excepcionalmente nas salas do Teatro Nacional Cláudio Santoro - devido à reforma do Cine Brasília. Mais informações no site www.festbrasilia.com.br.

Serviço exposição 'Arte Por Toda Parte'
Data: 17 a 24 de setembro de 2012
Horário: 9h às 22h
Local: Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Setor Cultural Norte Via N 2 - em frente ao Conjunto Nacional de Brasília
Entrada: Gratuita

Petrobras | Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional