sexta-feira, 9 de julho de 2010

8º Festival de Dança de Londrina abre inscrições

De 08 a 17 de outubro, a Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e região Norte do Paraná (APD), realizará a 8ª edição do Festival de Dança de Londrina. A iniciativa surgiu em 2003 para promover o intercâmbio entre a produção local de dança e das demais regiões do país.

Consolidado em âmbito nacional, o Festival de Dança de Londrina abre as inscrições. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura do Município de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura – PROMIC e Caixa Econômica Federal

Como se inscrever 

A inscrição é gratuita, aberta a pessoas físicas e jurídicas constituídas por produtores, companhias públicas ou privadas e composta por duas etapas:

·         Internet - acesse o site www.festivaldedancadelondrina.art.br e clique no banner do 8º Festival de Dança de Londrina. A ficha disponível para download deve ser preenchida e encaminhada ao e-mail: festival@festivaldedancadelondrina.art.br 

  • Correio - o material complementar deve conter:

-          A ficha de inscrição preenchida e impressa

-          06 fotos digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi

-          Currículo da companhia com matérias publicadas sobre o espetáculo

-          DVD com um vídeo do espetáculo

-          Ficha técnica completa

-          Mapa de luz, som e palco

-          Necessidades de produção

-          Release do espetáculo

 

O material complementar deve ser enviado em envelope lacrado para:

 

Festival de Dança de Londrina

Rua Pio XII, 56 - Centro

CEP: 86.020-380 / Londrina,PR

 Obs: as inscrições enviadas apenas por e-mail não serão aceitas   

Prazo 

As inscrições via Internet estão abertas até 13 de agosto de 2010. 

A data limite de postagem do material complementar é 16 de agosto de 2010. Materiais postados após está data não serão aceitos. 

Serão selecionados: 

  • 07 trabalhos nacionais de aproximadamente 40 minutos;     
  • 05 trabalhos locais de aproximadamente 30 minutos
  • 05 trabalhos de performances de rua 

Benefícios oferecidos aos selecionados: 

  • Cachê: não há a previsão de cachê e transporte interestadual aos grupos de performance de rua, porém a organização do festival se reserva ao direito de realizar alterações neste item, caso haja a confirmação de mais apoiadores até o término do prazo das inscrições. 
  • Hospedagem: as diárias são referentes apenas à estadia no período das apresentações e oficinas. Diárias extras não estão incluídas. 
  • Alimentação

 

  • Transporte e translado 

Resultados: 

A lista com as companhias selecionadas será divulgada no site do festival (www.festivaldedancadelondrina.art.br) em 03 de setembro de 2010. 

A partir do dia 31 de agosto de 2010, somente os selecionados receberão um e-mail e um telefonema da organização do Festival de Dança de Londrina com mais detalhes sobre a participação no evento. 

Mais informações: (43) 3342-2362

e-mail: festival@festivaldedancadelondrina.art.br

Claudio de Souza | Danieli Pereira
Coordenação Geral do Festival de Dança de Londrina

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Sipam e órgãos governamentais discutem eventos de pré-seca em Rondônia, Acre e Mato Grosso

Encontro será nos dias 12 e 13 no Centro Regional de Porto Velho

 

Brasília (09/07/10) - O Centro Regional de Porto Velho do  Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) promove com inicio na próxima segunda-feira (12), às 14h, a reunião de Pré-seca, que acontece desde 2005.  Neste encontro, os técnicos do Sipam apresentarão o mapa dos focos de calor (discutirão a distribuição geográfica) e a previsão climática para os próximos três meses nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, áreas de abrangência do Centro Regional de Porto Velho. Nos dois dias de evento, também haverá discussões  sobre a questão das vazantes dos rios e comprometimento da navegação, além da apresentação pelos três Estados do monitoramento da qualidade do ar e a atuação da Defesa Civil.             

A reunião de Pré-Seca, que acontecerá no Centro Regional de Porto Velho (Av. Lauro Sodré n. 6.500, reunirá representantes dos órgãos federais (Ministério do Meio Ambiente, Serviço Geológico do Brasil, Sudam e Ibama)  e órgãos estaduais (Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Empresas de Abastecimento de Água), além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil.            

Segundo o gerente regional do CR/Porto Velho, José Neumar Silveira, o encontro propiciará a articulação de medidas preventivas que devem ser planejadas e operacionalizadas nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso. "As dificuldades enfrentadas durante os períodos de estiagem na Amazônia são notoriamente fruto das queimadas e da recessão dos rios, além da emissão de poluentes para a atmosfera. Por isso, precisamos nos reunir para definir e mapear as ações em conjunto, otimizando os recursos e ações governamentais", ressalta o gerente. 

A coordenadora Operacional, Ana Strava, afirma que os meteorologistas do Sipam apontam para um ano (2010) de estiagem, com chuvas abaixo da média ao sul da Amazônia Ocidental. "Desta forma, outro aspecto do período de estiagem que deve pautar o planejamento das ações da Defesa Civil nos Estados afetados: o do possível isolamento de comunidades ribeirinhas e o racionamento de água proveniente de mananciais de pequeno porte", aponta Ana Strava. 

Confira a programação 

Dia 12/07 - Segunda-feira

14h Boas vindas: apresentações dos representantes dos estados e instituições.

14h30 –  Relatório anual de focos de calor/diagnóstico das queimadas no ano base 2009/Sipam

15h - Prognóstico Climático para os próximos 3 meses/Sipam

15h30 – Intervalo

15h45 – Estado da Arte do Plano de Qualidade do Ar  - Ministério do Meio Ambiente

16h15 –  Programas Estaduais de Monitoramento da qualidade do ar – Vigiar (20 min para cada Estado)

17h15 – Discussões e encaminhamentos. 

Dia 13/07 – Terça-feira

8h30 –  Monitoramento do Nível dos rios – CPRM

9h – Atuação da Marinha na segurança da navegação – Capitania dos Portos de Porto Velho;

9h30 - Ações de prevenção e agenda para o período de estiagem nos Estados - Secretarias de Meio Ambiente Estaduais AC, MT e RO

10h30 – Intervalo

10h45 – Atuação da Defesa Civil Regional – SUDAM

11h – Panorama e necessidades do ponto de vista das Defesas Civis AC, MT e RO

12h – Almoço

14h – Levantamento das comunidades em risco de abastecimento – a visão das empresas de saneamento.

15h – Intervalo

15h15 - Definição de ações em conjunto, produção de documento final, encaminhamentos e agenda.

17h30 – Encerramento

 Assessoria de Comunicação Social do Sipam

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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Revista Filantropia promove prêmio "Uma Boa História Mobiliza"

Uma história bem contada pode atrair muitos recursos para uma organização

 

Promovido pela Revista Filantropia e pela The Resource Alliance, o prêmio "Uma boa história mobiliza" visa para estimular a troca de experiências sobre mobilização de recursos para o Terceiro Setor no Brasil e também incentivar a disseminação de experiências interessantes vivenciadas por organizações sem fins lucrativos que marcaram seu processo de mobilização de recursos.

Para participar, basta enviar um texto com até 5 mil caracteres relatando, de maneira simples e atraente, a experiência de sua organização, destacando aspectos como resultados concretos obtidos a partir da iniciativa e replicabilidade da ação. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de julho. Formulários incompletos ou que não estejam alinhados aos objetivos do prêmio serão desclassificados. As inscrições válidas serão analisadas até 05 de agosto, quando será feito o anúncio das histórias vencedoras.

As três melhores histórias ganharão:

  • Uma bolsa para o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos, que acontecerá entre 1º e 03 de setembro, no Recife (Vencedores de fora da Grande São Paulo terão suas despesas de passagem e hospedagem custeadas pelas entidades promotoras do prêmio).
  • Publicação dos textos na edição de novembro/dezembro da Revista Filantropia.

A melhor história também ganhará:

  • Consultoria da The Resource Alliance para o desenvolvimento ou aprimoramento das estratégias de captação de recursos da organização vencedora;
  • Página gratuita na Revista Filantropia para um anúncio publicitário da organização.

Serviço:

"Prêmio Uma boa história mobiliza"

Inscrições: até 10 de julho de 2010

Anúncio dos vencedores: 05 de agosto de 2010

Site (informações e inscrições): http://www.zeppelini.com.br/rf/Cad_Premio2010.asp

Revista Filantropia

Veículo direcionado aos profissionais que militam em prol do Terceiro Setor e da responsabilidade social no Brasil. Com tiragem bimestral, a publicação conta com matérias e reportagens destinadas a administradores do Terceiro Setor, bem como a empresas e executivos interessados em projetos sociais, enfocando temas pertinentes à gestão social. O objetivo é satisfazer as necessidades do leitor no tocante à administração, operação e viabilidade de um projeto social de uma entidade ou empresa, incluindo matérias de cunho jurídico, administrativo, fiscal e social, além de abordar temas sobre marketing, saúde e educação. A revista apresenta também cases empresariais, resenhas de livros, entrevistas, calendário de eventos, notícias do governo acerca da assistência social bem como uma panorâmica do Terceiro Setor. 

The Resource Alliance

Organização social com sede na Inglaterra e representações regionais no Brasil, Quênia, Índia e Malásia, e parcerias com organizações na Argentina e no Leste Europeu. Criada em 1981, a The Resource Alliance tem como missão apoiar organizações da sociedade civil no mundo todo na construção de sua sustentabilidade financeira. Sua maior competência está em oferecer uma perspectiva global para as questões de mobilização de recursos das organizações sem fins lucrativos.

Paula Craveiro | PHCC

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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ministro Juca Ferreira lamenta morte de Ezequiel Neves

A morte de Ezequiel Neves abre um vazio doloroso.

Como produtor, ele viabilizou a emergência do Barão e de Cazuza no cenário musical; e como compositor, ajudou a firmar nosso roqueiro trágico como um dos grandes cronistas contemporâneos do amor e dos impasses, impasses inclusive sociais.

Isso possibilitou a Cazuza atingir amplitude emocionante em suas crônicas musicadas, várias delas em parceria com o amigo Ezequiel.

É o caso de Exagerado – que paro agora para ouvir, enquanto homenageio, junto aos familiares, amigos, músicos e fãs, o grande artista que acabamos de perder.

Juca Ferreira
Ministro de Estado da Cultura
 

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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curso sobre desenvolvimento para transportes e armazenagem

Último dia para inscrição no curso sobre desenvolvimento para transportes e armazenagem da Universidade do Transporte da TA
 
A Universidade do Transporte (UT), universidade corporativa da TA - Transportadora Americana, encerra hoje as inscrições para o curso livre Conceitos e Desenvolvimento para Transportes e Armazenagem. Voltado para profissionais do setor que buscam atualização e troca de informações com especialistas atuantes no mercado, o curso tem como objetivo proporcionar, de forma rápida, conhecimento prático e teórico dos principais processos de armazenagem  e transporte de carga nos modais rodoviário, aéreo e marítimo. O curso acontece de 12 a 17 de julho, das 19 horas às 22h30, nas dependências da UT, em Americana. As vagas são limitadas.  Inscrições por meio do envio da Ficha de Inscrição para o e-mail inscrever@universidadedotransporte.com.br ou pelo fax (19) 2108-9113.

 

Essencialmente prático, o curso desenvolvido em uma semana, com 40 horas de carga horária, é dividido em seis módulos: Conceito de Logística, Armazenagem, Transporte Rodoviário, Transporte Carga Expressa, Transporte Marítimo e Tecnologia em Transporte.  Prioridade para temas como Supply chain management - Gerenciamento da cadeia de abastecimento; Logística reversa; Warehouse management system - Sistema de gerenciamento de armazém; Estruturas de armazenagem e equipamentos de movimentação; Desafios dos pilares operacionais no cenário nacional (mão-de-obra, frota, espaço físico, processos e tecnologia); Formação de preço e o Sistema de rastreamento em sua integração no transporte, entre outros.

 

Ministrado por conceituados especialistas no setor, como os consultores Hernani Roscito e Alexandre Magri, e profissionais com atuação no mercado, como Francisco Magri, Dalton Vechinni, Rubens Vendramini, o novo curso da UT enfatizará a integração e troca de experiências entre os participantes, por meio de aulas expositivas, apresentação de cases e visitas técnicas. Os participantes com freqüência mínima de 90% receberão um certificado emitido pela UT.

 

Serviço: Curso livre "Conceitos e Desenvolvimento para Transportes e Armazenagem"

Inscrições: Até 5 de julho

Data: De 12 a 17 de julho

Carga horária: 40 horas

Investimento: R$ 179,00 (5% de desconto acima de três inscrições)

Local: Universidade do Transporte (UT) – Av. Com. Thomaz Fortunato, 3466, Via Anhanguera, km 124 – Americana – SP.

Informações: (19) 2108.9113 ou pelo e-mail: inscrever@universidadedotransporte.com.br

 

TA - Fundada em 1941, a Transportadora Americana (TA) tem sede em Americana (SP) e conta com infraestrutura própria capaz de atender cerca de 6 mil cidades nas regiões Sul e Sudeste do país. Desde 2002, a holding mantém um acordo comercial com a FedEx que permite acesso a uma rede mundial de transporte e mobiliza duas aeronaves e mais de 100 pontos de distribuição. A TA foi a primeira empresa do setor, na América Latina, a obter a certificação ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão de Qualidade, em 1994.

 

Integram a holding a TALog, uma das mais modernas operadoras de logística do mercado nacional, a TALOG INTERNATIONAL, que oferece serviços de logística nacional e internacional, nas modalidades "door-to-door" e "door-to-customer"; a TAExpress, especializada em encomendas expressas e urgentes e que associa os modais aéreo, rodoviário e marítimo, oferecendo embalagens e condições específicas de coleta, distribuição e acondicionamento; a Wind Express, um agente de cargas para os modais aéreo e rodoviário e que oferece um serviço especializado no transporte de encomendas expressas e emergenciais, com divisões de cargas perecíveis e promocionais e a Universidade do Transporte, a primeira universidade corporativa do setor.

 

Rosane Toledo | Di Fatto Central de Comunicação

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sexta-feira, 2 de julho de 2010

SAESP destaca os principais pontos para uma anestesia segura

A segurança do ato anestésico depende de vários fatores. Um deles é a informação. Para isso, o médico anestesiologista precisa saber diversos aspectos sobre a saúde do pacientes e de seus antecedentes familiares.

 

De acordo com a razão da cirurgia, procedimentos cirúrgicos já realizados anteriormente, e nestes casos como foi a evolução no intra-operatório, o médico começa a elaborar o plano da anestesia e definir quais os anestésicos e aparelhos serão ou poderão ser utilizados em caso de complicação.

 

De acordo com o dr. Enis Donizetti Silva, vice-diretor científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) e médico do Hospital Sírio-Libanês, todas estas informações, bem como aquelas colhidas durante a cirurgia, deveriam ficar armazenadas e à disposição dos médicos para futuras intervenções.

 

"Toda ficha de anestesia deveria acompanhar um documento, uma espécie de auditoria, do que aconteceu no intra-operatório, preenchido com as identificações dele e do paciente. Em nosso serviço, há um documento com estes indicadores. A assinatura fica a critério do anestesista", explica.

 

Não podemos esquecer que a ficha de anestesia e todos os outros documentos que compõe o prontuário anestésico, como a avaliação ambulatorial e a ficha de segmento e alta da recuperação pós anestésica, são de muita importância e a única prova da boa indicação e condução do procedimento anestésico, que certamente será importante em casos de processos éticos e judiciais, segundo Dr.Desiré Carlos Callegari, Presidente da Saesp e Conselheiro Estadual e Federal de Medicina. 

 

Consulta pré-anestésica

 

A chamada avaliação pré-anestésica é amparada por uma determinação do Conselho Federal de Medicina, que determina que os hospitais tenham um ambiente específico para esta consulta.

 

"O princípio de zelar pela segurança e bem-estar do paciente, que está no Código de Ética Médica. Entretanto, ainda temos muitos relatos de morte por hipertermia maligna – reação anormal ao anestésico - e também de procedimentos cirúrgicos sem a consulta prévia do anestesista. Fiscalizar é o caminho", adverte dr. Enis.

 

Além desta consulta, cabe ao anestesista checar e preparar a sala de cirurgia para o procedimento anestésico, verificar aspirador, aparelho de anestesia e outros itens imprescindíveis, verificando o funcionamento de todos eles. Alguns hospitais contam com um serviço de suporte à anestesia, responsável por esta vistoria.

 

Embora esta etapa seja de suma importância, o dr. Enis adverte que cerca de 70% dos problemas em anestesia decorrem de falha humana. "Falha de equipamento tem uma incidência bem menor. Por isso o maior empenho deve ser melhorar a qualificação destas pessoas".

 

A Resolução CFM 1.802/2006, que disciplina a prática anestésica, recomenda a consulta pré-hospitalar e a obtenção do consentimento livre e esclarecido sobre o procedimento anestésico que o paciente irá se submeter. Esta é a grande oportunidade do anestesiologista esclarecer o paciente, diminuindo em muito o estresse anestésico-cirurgico, além de explicar as possibilidades e riscos inerentes ao procedimento, com o exercício do consentimento esclarecido, comenta Dr.Callegari.

 

A cirurgia

 

O primeiro ponto para uma anestesia segura é uma anestesia limpa, ou seja, lavar bem as mãos entre um procedimento e outro e antes de qualquer exame é primordial. A higiene deve se estender para o ambiente em torno da anestesia, além de manipular os instrumentos utilizando a técnica correta, fazer a assepsia prévia, entre outros, explica o especialista.

Quanto às medicações usadas em anestesia, elas são praticamente as mesmas em todo o mundo, como hipnóticos, analgésicos potentes, drogas venosas e inalatórias. A questão é se o paciente está recebendo a dosagem ideal.

 

"Deve haver preocupação sobretudo com a sobredose, situação frequente nos hospitais. Reações como hipotensão grave - queda brusca da pressão arterial - ou depressão miocárdica, em um paciente idoso, vítima de trauma, com um comprometimento da função cardíaca, renal ou respiratória, pode ter uma complicação grave, como uma parada cardíaca".

 

Já no caso do relaxante muscular, utilizado em anestesia geral, é possível monitorizar a dose em relação ao efeito. "Após injetada a droga é possível monitorizar o relaxamento muscular provocado pelo medicamento, permitindo aumento ou redução da dose a partir da reação do doente. Isso evita a sobredose que pode levar a respiração inadequada, com risco de depressão respiratória e hipoxemia, por exemplo".

 

A própria Resolução CFM 1802/2006, torna obrigatório alguns equipamentos e monitorizações específicas, como segurança mínima para a prática da anestesiologia. A resolução também contempla em seus anexos materiais e medicações de importância que são imprescindíveis para segurança do paciente e do profissional. É obrigação do médico anestesiologista, observar se o Hospital ou a Clínica onde será realizado o procedimento, contempla todas as condições de segurança para a boa prática do ato, sob pena de responsabilidade compartilhada por possíveis complicações decorrentes da especialidade, afirma Dr.Callegari.   

 

Atualização médica


Outro ponto importante na segurança do paciente é a atualização médica. Como a medicina, assim como medicamentos e equipamentos, sofrem evolução contínua, e em grande velocidade, o médico precisa estar atento às novidades, promovendo a seu paciente sempre as condutas mais indicadas para cada situação.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também vem se preocupando com o tema, especialmente após chegar à probabilidade de 5 milhões de vítimas  de erros médicos, incidentes e acidentes, em todo o mundo. A partir daí foi lançada a campanha Vamos salvar 5 milhões de vidas, que deverá ser inserida no Brasil, a partir do Safety Symposium – A vida está em suas mãos, que ocorre em 21 de maio de 2010, em São Paulo, no Grand Hyatt São Paulo.

 

No evento, um representante da OMS trará referências internacionais sobre o tema. Também será um canal importante de atualização profissional, fruto da iniciativa de entidades médicas nacionais e internacionais, sociedades de especialidades e organizações internacionais, que visam a estruturar o cuidado e a segurança aos pacientes internados.

 

O foco do evento será a segurança voltada ao paciente, ao profissional de saúde e, especialmente, ao ambiente. Estarão em pauta questões sócio-ambientais, como água e energia utilizada no hospital; e o descarte de dejetos e lixo hospitalar.

 

Serão quatro grandes blocos: segurança na área da saúde, segurança do paciente, segurança para o profissional da saúde e processos de gerenciamento de segurança.

 

Portanto, entendemos de suma importância que o médico anestesiologista participe dos eventos programados pelas Sociedades de Especialidades – no caso a Saesp e SBA – para que além de se atualizar possam também pontuar para o Programa de Recertificação da AMB/CFM, conclui Dr.Callegari. 

 

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terça-feira, 29 de junho de 2010

SOCESP Araçatuba debate a aterosclerose no idoso

Doença pode atingir mais de 50% da população com mais de 80 anos

 

A Regional Araçatuba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza evento em 2 de julho de 2010, sexta-feira, discutindo a  aterosclerose na população idosa.

 

"É um processo inflamatório sistêmico que afeta todas as artérias do corpo, principalmente as do coração. Sendo assim, torna-se imprescindível o adequado tratamento e acompanhamento dos pacientes idosos, que são mais suscetíveis à aterosclerose por ser tratar de uma doença de caráter progressivo", pondera dr. Felipe Camelo Biagi, presidente da Regional.

 

Trabalhos recentes sobre a doença, como o Estudo Júpiter, serão debatidos pelo palestrante Dr. Jairo Lins Borges, médico do Grupo de Diabetes e Cardiologia da disciplina de Cardiologia da UNIFESP.

 

"Será debatido entre os médicos como controlar fatores de risco nos pacientes em questão visando a evitar a progressão para suas principais complicações, que são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral", adianta Felipe.

 

O evento é destinado a cardiologistas, clínicos gerais, neurologistas e endocrinologistas e as inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone (11) 3179-0042 ou pelo site www.socesp.org.br.

 

 

SOCESP Araçatuba | Aterosclerose e Cardiogeriatria

 

Data: 2 de julho de 2010, sexta-feira

Horário: 19h00

Local: Churrascaria Terra do Boi

Endereço: Av. Brasília, 2012 – Araçatuba/SP

Informações e inscrições: (11) 3179-0042 | www.socesp.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias
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segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ministério da Saúde envia mais 200 mil doses de vacinas para Alagoas

Insumos vão reforçar prevenção de doenças em áreas afetadas por enchentes; estado já recebeu medicamentos, ambulâncias, reforço de profissionais de saúde e material informativo. Reunião em Brasília monitora situação em Alagoas e Pernambuco

O Ministério da Saúde envia, nesta segunda-feira (28), mais 200 mil doses de vacinas, 13 mil diluentes e mil unidades de soros antitetânicos para o estado de Alagoas. Os insumos servem para prevenir e tratar doenças comuns em situações de inundações, como hepatite A, rotarívus, tétano, entre outras. As necessidades locais foram identificadas pela Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com técnicos do Ministério.
 
Nesta terça-feira (29), às 10h, em Brasília, o Gabinete Permanente de Emergências reúne-se pela segunda vez para monitorar a situação das áreas afetadas pelas enchentes em Pernambuco e Alagoas. Participam técnicos do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Representantes das Secretarias de Saúde dos dois estados também vão participar, por meio de videoconferência. O primeiro encontro ocorreu no último dia 24.
 
ALAGOAS– Semana passada, o Ministério da Saúde já havia enviado a Alagoas um total de cinco toneladas de medicamentos e dez novas ambulâncias do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de vacinas e soros para atender as pessoas à população atingida pelas enchentes. Também foram distribuídas 20 mil cartilhas com orientações à população e material informativo para ser veiculado nas principais rádios do estado.
 
Alagoas recebeu, ainda, 105 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem para reforçar o atendimento hospitalar e a atenção básica, bem como o SAMU/192. Ao todo, o estado recebeu do governo federal R$ 21,8 milhões para ações emergenciais na rede pública de saúde. Os recursos serão utilizados na recuperação física de unidades básicas e hospitais, na aquisição de equipamentos e medicamentos, na ampliação do número de equipes de Saúde da Família e do atendimento hospitalar.
 
PERNAMBUCO – Outro estado afetado pelas enchentes, Pernambuco também recebeu ajuda do Ministério da Saúde, na última semana. Foram 11 toneladas de medicamentos e cerca de 500 mil doses de vacinas e 15 ambulâncias do SAMU/192. O governo federal também destinou R$ 26,8 milhões para ações emergenciais do sistema de saúde.
 
O estado recebeu, ainda, 25 mil cartilhas sobre como agir em caso de enchentes e orientações para pessoas em situação de abrigo. O Ministério da Saúde aguarda novas solicitações da Secretaria Estadual de Saúde para envio de mais ajuda a Pernambuco.
 
GABINETE DE EMERGÊNCIAS – O Ministério da Saúde convocou, na última semana, o Gabinete Permanente de Emergências, composto por técnicos de 15 departamentos do Ministério da Saúde, além de representantes da Anvisa, Funasa e OPAS, que monitoram periodicamente as ações realizadas nas áreas afetadas. Durante as reuniões, são avaliadas as tendências do desastre, o impacto das medidas adotadas e a necessidade de intensificação das ações.
 
Dentre as principais ações do grupo está a de monitoramento e coleta de informações dos estados, análise e interpretação dos dados processados, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, fluxos de dados e método de monitoramento de agravos à saúde e interação com outras instituições.
 
 
METEOROLOGIA – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas fortes continuem no Nordeste, nos próximos dias. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem ao máximo, quando possível,  o contato com água ou lama de das enchentes e esgotos, para evitar doenças como leptospirose, hepatite e diarreias.
 
Outros cuidados importantes são com os alimentos e água para consumo humano. As pessoas que vivem nas regiões afetadas devem sempre filtrar e ferver a água antes de beber, não consumir alimentos com cheiro, cor ou aspecto fora do normal (úmido, mofado, murcho) ou que estejam com a embalagem ou tampas estufadas, abertos ou danificados., além de evitar o contato com água acumulada das enchentes.
 
Essas e outras orientações estão disponíveis nas cartilhas que foram enviadas aos estados e nos links abaixo:
 
 
 
2ª reunião do Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde
Dia: 29 de junho de 2010
Hora: 10h
Local: sala 178 - Anexo B do Ministério da Saúde (sala de videoconferência do DATASUS)
 
 
Agência Saúde

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sábado, 26 de junho de 2010

Cassel anuncia investimentos para agroindústria familiar e participa de seminário no RS

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, visita nesta segunda e terça-feiras, 28 e 29, o Rio Grande do Sul, onde participa da inauguração da agroindústria da Coopernatural, em Picada Café, e anuncia o repasse de R$ 1 milhão para os estudos técnicos para a implantação de uma agroindústria familiar que vai beneficiar uva e produzir suco integral e espumantes em Flores da Cunha. Os empreendimentos nesses dois municípios da Serra gaúcha contam com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) da ordem de R$ 1,18 milhão. Na terça-feira, Cassel estará em Candiota, onde participa do seminário sobre o Desenvolvimento Sustentável da Região da Campanha.

A Coopernatural, criada em 2004, é formada por 27 famílias de agricultores familiares, que produzem mais de 20 tipos de frutas. A produção é transformada em geleias, doces em calda e suco de bergamota. São 75 itens, comercializados em mais de cem lojas de produtos orgânicos no Brasil, entre as quais grandes redes de supermercados.

A inauguração da agroindústria será às 9h desta segunda-feira, na sede nova da Coopernatural, em Picada Café. Para a implantação da unidade, com 117 metros quadrados, o MDA destinou R$ 143.580,60, aplicados na construção do prédio (R$ 89.242,17) e na aquisição de câmara fria, extratora de suco de laranja, mesas de inox, caldeira e tacho para cozimento (R$ 54.338,43). A contrapartida da prefeitura de Picada Café foi de R$ 40.776,37, totalizando investimentos de R$ 184.356,97.

Flores da Cunha

Em Flores da Cunha, às 11h desta segunda-feira, na sede da Cooperativa São Pedro, o ministro Guilherme Cassel anuncia a liberação de recursos federais da ordem de R$ 1 milhão para a elaboração dos estudos técnicos de uma planta industrial com capacidade para processar até 30 mil toneladas de uva/ano. Os recursos do MDA, oriundos do Programa de Apoio ao Cooperativismo, vão se somar a uma contrapartida de R$ 250 mil da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).

Além da implantação da unidade industrial, o projeto MDA/Fecovinho prevê a constituição de uma nova associação, a Nova Aliança, que vai unir cinco cooperativas vitivinícolas da região: Aliança, São Victor, São Pedro, Santo Antônio e Linha Jacinto. Um dos objetivos do projeto é remodelar práticas cooperativas e de mercado, incorporando qualidade e maior valor agregado ao produto. A produção de suco integral e de espumantes vai permitir maior renda às famílias cooperadas e maior potencial de expansão de mercado.

Candiota

Cassel participa na teça-feira, 29, às 10h45min, em Candiota, do seminário sobre o Desenvolvimento Sustentável da Região da Campanha. O encontro é organizado pelas  direções do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) e do Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens. Também participam do seminário universidades da região, prefeitos, agricultores assentados, Emater, Embrapa e Coptec

Na abertura do seminário, o ministro fará um balanço das ações do MDA no Território da Cidadania Zona Sul do Estado - RS . O território abrange uma área de 39.960,00 Km² e é composto por 25 municípios: Turuçu, Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e São Lourenço do Sul.

A população total do território é de 871.768 habitantes, dos quais 122.774 vivem na área rural, o que corresponde a 14,08% do total. Possui 32.160 agricultores familiares, 3.615 famílias assentadas e 32 comunidades quilombolas. Para este ano, o Orçamento da União prevê a aplicação de R$ 394.315.201,78 em investimentos federais neste território.

O seminário será aberto às 10h e encerrado às 12h30min, na sede do CTG Candeeiro do Pago, na Rodovia Miguel Arlindo Câmara, passando a Usina Termelétrica Presidente Médici. A palestra do ministro Guilherme Cassel será às 10h45min.

Assessoria de Imprensa MDA
Denise Mantovani
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sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Sociocultural faz intervenção de grafite inédita em cidade do interior de SP.

Confira as intervenções de ontem:  

http://www.flickr.com/photos/fotografourbano


Neste fim de semana acontecerá em Rifaina (SP) à segunda etapa de intercâmbio cultural do projeto Encanta Vale www.encantavale.com.br

 

A primeira edição aconteceu em 2009 e contou com dança popular, batuque com o Grupo Viralatisse (maracatu), intervenção circense e grafite do projeto Causa Efeito e Cidade Aprendiz.

 

Nesta segunda fase do projeto seu idealizador Ernani Baraldi - que é filho de Rifaina - conseguiu parceria com consagrados nomes do grafite brasileiro. Na quinta-feira 24/06 as 9 h acontece palestra sobre historia do Grafite em São Paulo (capital mundial do grafite) com o artista ISE – que esta "na rua" desde 92, na seqüência os artistas Finok e Toes falam da atualidade e dos trabalhos realizados com a dupla Os Gêmeos.

 

A palestra acontece na Escola Henriqueta Rivera Miranda para alunos das oitavas série e ensino médio e é de graça, vale ressaltar que a apostila de arte do estado de São Paulo usa referência da arte do grafite da dupla Os Gêmeos - reconhecidos internacionalmente - e o qual ISE, FINOK E TOES pintam juntos.

Finok: http://www.youtube.com/watch?v=apOPgU18oW4

Ise: http://www.youtube.com/watch?v=oZTAh-5SlHA

 

O fim de semana continua com uma série de intervenções urbanas espalhadas pela cidade que contará também com a sensibilidade de duas respeitadas grafiteiras, Magrela e Sinhá

Magrela http://www.flickr.com/photos/magritcha

Sinhá http://www.flickr.com/photos/colchaderetalhos

 

As intervenções não param por ai, o projeto ainda contará com o artista Sola e Pique que utilizam suas intervenções para traduzir a essência do projeto e que a arte é sim instrumento de transformação.

 

Sola  http://www.flickr.com/photos/solaeacomediadavidaseca/

Pique (não disponível)

  

Sobre o projeto

 

O projeto Encanta Vale é uma miscelânea cultural que promove o encontro de vários artistas independentes que idealizam a cultura popular, manifestações urbanas e atividades do terceiro setor. O projeto consiste em, principalmente, fortalecer os aspectos culturais da comunidade promovendo intercâmbio de cultural .

OBJETIVO GERAL

Promover a cultura respeitando as seguintes premissas:

·         Diversidade:
Encontro de pessoas das mais diversas culturas e influências relacionadas aos manifestos de arte e cultura popular e socioambiental, interagindo com a singularidade da comunidade local.

 

·         Difusão: 
Oportunidade de divulgação do trabalho independente. Ampliar o mercado para os artistas e parceiros envolvidos, gerar uma rede de contatos e trocas, criar um elo para a consciência cultural e ambiental na comunidade.

 

·         Entretenimento e sustentabilidade:
Promover um evento diferenciado aos que acontecem na região, despertando interesse local nas influências que o projeto trará de São Paulo capital para, assim, constituir e programar atividades culturais relacionados às atrações, respeitando a sustentabilidade, propondo-se, a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a comunidade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a 
biodiversidade
 e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

 

Como?  Sendo um festival que é:

·         Ecologicamente correto;

·         Economicamente viável;

·         Socialmente justo;

·         Culturalmente aceito.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO:

 

Divulgar, fortalecer e posicionar seus parceiros e artistas. Promover as expressões culturais independentes, populares e urbanas com diferentes linguagens artísticas, buscando a união delas com a comunidade local.

Ernani Baraldi

Produtor Cultural
Maracatu Bloco de Pedra
www.blocodepedra.com.br

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