quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Curso de Tabagismo da SPPT visa a facilitar a árdua tarefa de abandonar o vício

Médicos e profissionais da área da saúde bem preparados aumentam as chances de sucesso no tratamento de seus pacientes

 

Se depender única e exclusivamente da força de vontade do fumante, ele entra na cruel estatística de que apenas 5% das tentativas de abandono do tabagismo têm êxito. No entanto, estudos demonstram que ao procurar acompanhamento profissional especializado e acesso a medicação, quando necessária, as chances de sucesso imediato aumentam para até 60%.

 

Por este motivo, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) oferece, em 28 de agosto de 2010, um curso de tabagismo voltado a médicos de quaisquer especialidades e profissionais da área da saúde, com o objetivo de auxiliá-los no desenvolvimento de rotinas ainda mais eficazes para auxiliar aqueles que desejam abandonar o tabagismo.

 

O curso tem enfoque na prática profissional, tanto no ambiente ambulatorial como hospitalar, e visa a apresentar alternativas aos desafios impostos durante o tratamento do tabagismo, estimulando o debate sobre os novos conhecimentos que possam conduzir à melhora das taxas a curto e longo prazos.

 

"É essencial que os profissionais de saúde se sintam confortáveis durante a abordagem ao paciente. Isto só é possível quando discutimos exaustivamente as situações pelas quais todos eles enfrentarão na prática cotidiana", afirma dr. Sérgio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da SPPT, coordenador e um dos ministradores da aula.

 

Entre os tópicos do evento, a avaliação do fumante em consultório, tratamento farmacológico e abordagem comportamental na prática clínica. No final, uma atividade prática simulará as atividades de atendimento.

 

Segundo o coordenador do curso, o simulado de atendimento a pacientes estimulará o debate entre os participantes, criando condições favoráveis ao surgimento de dúvidas que provavelmente não viriam a tona durante um curso teórico.

 

Junto ao dr. Sérgio Ricardo, estará a dra. Maria Vera Cruz, coordenadora do ambulatório de tabagismo do Hospital do Servidor Público Estadual, e o dr. Adriano Guazelli, médico pneumologista da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.sppt.org.br ou pelo telefone 0800 171618. As vagas são limitadas e os valores variam entre R$ 150 (sócios) e R$ 200 (não-sócios).

 

 

SPPT | Curso de Tabagismo

Data: 28 de agosto de 2010

Horário: das 8h às 17h30

Local: Sede da SPPT

Endereço: Rua Machado Bittencourt, 205 – Térreo – São Paulo/SP

Informações e inscrições: 0800 171618 | www.sppt.org.br



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.