sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pulmão Gigante chega a Fortaleza

Na Semana Nacional de Combate ao Fumo, exposição trata dos males do tabagismo, além de abordar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias 

 

De 26 a 28 de agosto, das 8h às 17h, o Tour Pelo Pulmão estará em Fortaleza, Ceará. Promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT), a ação trará para a capital um inflável de 190 m2, que reproduz em detalhes o pulmão humano.

 

"É uma excelente oportunidade, em que aproveitamos o Ano do Pulmão para ampliar a divulgação a respeito das doenças respiratórias. De forma interativa, nosso objetivo é aproximar o médico pneumologista da população", afirma dra. dra. Maria da Penha Uchoa Sales, presidente da SCPT.

 

O Tour Pelo Pulmão já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE), e ainda deve seguir para Fortaleza (CE), São Luis (MA), Curitiba (PR) e Porto Alegre.

 

A iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, que reúne sociedades médicas de diversos países em prol da saúde respiratória, alertando a população para as diversas doenças relacionadas ao pulmão e ao sistema respiratório, e destacando a importância do diagnóstico precoce, medidas preventivas e as principais áreas de atuação do médico pneumologista.

 

"Esta é uma oportunidade única da SBPT e SCPT reforçarem suas ações educativas, preventivas e sociais no que diz respeito às doenças respiratórias que mais acometem a população cearense, afirma a dra. Penha Uchoa". 

 

O Tour                                                                                       

Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, os visitantes poderão conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.

 

As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações sobre as diversas doenças que atingem o Pulmão e como fazer para preveni-las.

 

Após entrar pela traqueia, o visitante passa pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o chega ao segundo pulmão, no qual recebe informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.

 

"Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes", afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 

 

Tabagismo 

Uma das mais importantes metas do Pulmão Gigante é alertar a população para os males do tabagismo.

 

Entre as informações oferecidas aos visitantes, ele saberá que o fumo é a principal causa de doenças crônicas pulmonares, visto que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar. Vale registrar, aliás, que 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

 

De acordo com a dra Jussara Fiterman , " os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão".

 

Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco. 

 

Exposição Pulmão Gigante

Data: 26 a 28 de agosto

Horário: das 8h às 17h

Locais: nos dias 26 e 27, Praça do Ferreira, centro de Fortaleza; dia 28, Praia de Iracema

Informações: 0800 61 6218

 

Laura Storni e Monica Kulcsar | Acontece


Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.