sábado, 17 de novembro de 2012

Ação Comunitária leva serviços gratuitos à população no RJ


Exames médicos, emissão de documentos e atividades culturais são algumas das atividades oferecidas gratuitamente às comunidades da Zona Oeste

No próximo dia 24 de novembro (sábado), moradores da Zona Oeste serão beneficiados pela Ação Comunitária Merck, realizada das 9h00 às 15h00, na Escola Municipal Vítor Meireles, em Jacarepaguá. São esperadas mais de 2.500 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, moradores de comunidades de baixa renda. O evento, organizado pela alemã Merck – a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo, ocorre uma vez ao ano, desde 2006, e conta com a atuação de voluntários da empresa e de instituições parceiras,  públicas e privadas.

Os interessados terão acesso gratuito a exames médicos (como aferição dos níveis de glicose, colesterol), avaliação dental e aplicação de flúor, testes de acuidade visual, cortes de cabelo, aulas de ioga, oficinas de artes, de teatro e reciclagem de materiais, além de serviços como emissão de carteira de trabalho, orientação profissional e sobre capacitação e direitos da pessoa com deficiência. Os participantes receberão senhas para inscrição nas atividades.                                                                  

Durante o evento, haverá exposição de peças de artesanato produzidas por alunos da Escola-Comunidade Merck - projeto realizado na Escola Municipal Vitor Meireles e voltado para a inserção social e o desenvolvimento psicomotor de jovens e crianças, portadores de deficiências ou não, através da arte. Durante a Ação Comunitária, crianças e jovens beneficiados pelos programas sociais da Merck participarão, ainda, das apresentações da Escola de Música e Cidadania e do projeto Capoeira Cidadã.

Parcerias
A cada ano, a Merck conta com a ajuda de parceiros para a realização da Ação Comunitária. As empresas e instituições envolvidas mantêm relações institucionais com a companhia no desenvolvimento e realização de projetos sociais, como é o caso do Banco da Providência: o projeto Agências de Família, de capacitação profissional, é patrocinado pela Merck no polo Gardênia Azul. Na Ação Comunitária, o Banco da Providência prestará o serviço de corte de cabelo gratuito.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) é parceira da Merck no Projeto CapacitaRH, de capacitação e inserção profissional de portadores de deficiências. Durante o evento, a Firjan disponibilizará gratuitamente os exames de saúde (Índice de Massa Corporal, glicemia, colesterol) e odontologia. O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), que recebe o apoio da Merck para suas iniciativas e projetos, dará orientações sobre o mercado de trabalho e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

A Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que desenvolve, entre outros, o projeto Unidade Móvel Oftalmológica. Com apoio da Merck, um veículo adaptado para a realização de exames percorre comunidades carentes do Rio oferecendo serviços gratuitos. Na Ação Comunitária, os participantes terão a seu dispor os serviços da Unidade. A Fundação é uma entidade credenciada pelo Governo para a emissão de carteiras de trabalho, o serviço também estará disponível para os participantes.  

“A Ação Comunitária é o principal evento de relacionamento com as comunidades no entorno da Merck. Já é uma tradição na região de Jacarepaguá, que ocorre desde 2006. Para nós é uma satisfação contar com a ajuda de colaboradores, por meio do nosso Programa de Voluntariado Corporativo, e o apoio de instituições parceiras. É uma grande união de esforços no intuito de levar serviços de saúde e cidadania à população – serviços que muitas vezes são de difícil acesso para quem tem menos recursos. Para completar, termos toda a parte recreativa para a criançada”, diz Cléo Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Merck.

Ação Comunitária Merck.
sábado, 24 de novembro de 2012.
das 9h00 às 15h00.
Escola Municipal Vítor Meireles.
Rua Joaquim Inácio Filho, 29 – Jacarepaguá

Escola Municipal Vitor Meireles
A Escola Municipal Vítor Meireles oferece o ensino fundamental e atende a 750 alunos, com faixa etária de 4 a 65 anos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite. Lá estão matriculados cerca de 90 alunos especiais em turmas regulares.

A Merck
A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono - de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

via Gabriel Versiani | WN&P