segunda-feira, 8 de julho de 2013

Projeto Baleia Franca inicia treinamento de estudantes voluntários

ONG apoiada pela Santos Brasil promove monitoramento para preservação da espécie em Imbituba (SC)

Com a chegada do mês de julho, surgem as primeiras baleias francas no litoral de Santa Catarina, dando início à temporada de reprodução da espécie, uma das mais ameaçadas de extinção. É o momento de intensificação das atividades do Projeto Baleia-Franca no município de Imbituba, onde um novo grupo de estudantes de biologia e oceanografia de diversas regiões do país inicia um estágio de cinco meses no monitoramento dos animais. A iniciativa tem como principal mantenedora a Santos Brasil, operadora do terminal de contêineres local – o Tecon Imbituba. 

Todos os anos, cerca de 70 baleias francas procuram as temperaturas amenas das águas de Santa Catarina entre julho e novembro, época de acasalamento, nascimento e amamentação de filhotes. “É uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem o que aprendem nas aulas da faculdade”, afirma a coordenadora do projeto, Karina Groch. Mestre e doutora em biologia animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, considerada uma das referências no estudo da espécie no Brasil, a própria Karina iniciou sua carreira de bióloga no como estagiária em Imbituba na turma de 1996. 

Nas primeiras semanas, os estagiários recebem treinamento intensivo sobre a metodologia de identificação, catalogação e monitoramento dos animais para acompanhar a procriação. Depois, passam ao monitoramento efetivo, realizando avistagens em terra por binóculos, registrando avistagens aéreas, relato das análises de fotoidentificação, catalogação de animais e alimentação do banco de dados do projeto. 

Mais que estagiários, Karina Grock acredita que os estudantes tornam-se parceiros na conscientização de turistas e da comunidade local sobre a importância da preservação das baleias. 

Mantido por uma organização não-governamental a partir do apoio da Santos Brasil, maior operadora de terminais de contêineres da América Latina, o Projeto Baleia Franca completa 30 anos de existência em 2013. 

Para a Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Santos Brasil, Raquel Ogando, a parceria reflete o compromisso social e ambiental da empresa  junto às comunidades onde está inserida. “A Santos Brasil acredita que é possível estabelecer parâmetros que proporcionem a convivência harmoniosa entre a atividade comercial do porto e a presença dos animais, convicção demonstrada no total apoio ao Projeto Baleia Franca”. 

Curiosidades 
- Você sabia...?
- A maior frequência de avistagens de duplas de mãe com filhote ocorre em setembro; 
- O Projeto Baleia Franca possui 670 animais catalogados em seu banco de dados, dos quais 548 nascidos na costa catarinense; 
- Nascem cerca de 26 filhotes na região a cada temporada; 
- Em 2007 foi registrado um pico com 54 nascimentos; 
- A gestação da espécie dura 12 meses; 
- A fase reprodutiva das fêmeas dura dos 15 aos 60 anos idade; 
- Uma baleia adulta pode ter uma nova gestação a cada três anos; 
- A identificação de cada animal é feita pelo desenho formado pelas calosidades características da espécie no topo da cabeça, que equivalem a uma impressão digital; 
- Quando vai escolher o pai de sua cria, a fêmea testa vários machos em contatos íntimos incompletos, até se decidir pelo qual permitirá a fecundação; 
  
Santos Brasil: atuação socioambiental responsável  
A Santos Brasil baseia suas ações em uma Política de Sustentabilidade, cujo objetivo é viabilizar o crescimento sustentável das atividades, minimizando o impacto da operação no meio ambiente e na comunidade. 

Essa Política foi desenvolvida em 2012, no contexto de um amplo projeto de estruturação da gestão para a sustentabilidade, que busca incorporar ao seu dia a dia conceitos e indicadores claros de desempenho ambiental e social.

Denise Brito | Tree