quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições

Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Estudantes dos ensinos fundamental e médio podem fazer a prova, que será realizada no dia 15 de maio.

Voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio, prova ocorrerá no dia 15 de maio (foto: Nasa/Terry Virts)

De acordo com o astrônomo João Batista Garcia, coordenador nacional do evento, o objetivo da OBA é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.

A olimpíada é dividida em quatro níveis – três para alunos do ensino fundamental e um para o médio. Para todos, são feitas dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica.

As medalhas são distribuídas conforme a pontuação do estudante. Os mais bem classificados representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2016.

Os participantes da OBA também concorrem a vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN).

Em 2014, 772.257 estudantes participaram da olimpíada brasileira. Foram distribuídas cerca de 42,5 mil medalhas – 10.412 de ouro, 14.451 de prata e 17.693 de bronze.

As escolas públicas e particulares que ainda não participam do evento podem se cadastrar pelo site http://www.oba.org.br ou por meio das fichas enviadas às instituições de ensino.

Mais informações: http://www.oba.org.br

Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.