terça-feira, 18 de junho de 2013

Um espaço multidisciplinar para discutir a sustentabilidade

1° Congresso Internacional de Inovação e Sustentabilidade: 

Tendo como base as principais reflexões propostas pela Rio +20, o CiiS 2013 visa alinhar o conhecimento tecnológico às práticas econômicas. A linha mestra dos debates será a Ciência e Tecnologia como Vetores para a Sustentabilidade, que também será título do livro a ser lançado após o evento. O livro inclui artigos de personalidades de renome no mundo da sustentabilidade tais como Ricardo Voltolini (Plataforma Liderança Sustentável e iIdeia Sustentável), Ladislau Dowbor (USP), Marilena Lavorato (Instituto Mais), Fernando Seabra (Professor Adjunto do ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa) entre outros.

  Organizado e idealizado pelas professoras Vivian Blaso (também Sócia na consultoria Conversa Sustentável) e a Dra. Sasquia Obata (engenheira e professora do Fatec Tautatpe, membro do Agência Inova Paula Souza e coordenadora do curso de pós graduação de construções sustentáveis da FAAP-SP), o CiiS acolhe acadêmicos de diversas áreas de conhecimento que focam suas pesquisas em sustentabilidade.
   
De acordo com a Professora Vivian Blaso, "o Brasil tem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável por abrigar recursos naturais necessários para a continuidade das atividades de produção e consumo globais. Além disso, o país conta com a iniciativa política e a capacidade de liderar a transformação da economia, e neste sentido o evento também traz como desafio instigar os agentes públicos, a academia e toda a sociedade brasileira na liderança dessas oportunidades econômicas".

O evento, que ocorrerá na Fatec Tatuapé, e conta com o apoio do Centro Paula Souza, apresentará tecnologias e inovações divididas em 06 painéis temáticos:

Educação, ciência e tecnologia - diretrizes para a sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidade na Europa
Construções sustentáveis
Inovação e tecnologia
Comunicação cultura e tecnologias
Ciclo de vida e operação sustentável do ambiente construído

Os temas serão debatidos em painéis multidisciplinares contando com especialistas de universidades renomadas como USP, UFPB, Unicamp, Universidade de Évora (Portugal), Universidad Mayor (Chile), além de especialistas em RSE da Argentina, especialistas de mercado como da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) e especialistas em gestão de resíduos.

Apresentação de artigos acadêmicos 
Além dos seis painéis temáticos, durante os dois dias do evento uma programação paralela vai apresentar alguns artigos. Desde fevereiro, quando o evento foi oficialmente lançado pelo site www.ciis.com.br e suas redes sociais, o Comitê Científico do CiiS já recebeu 99 artigos de todo o país e do exterior. O Comitê Científico do CiiS, que conta com participações internacionais, irá selecionar os mais significativos entre os 99 textos já recebidos do Brasil e exterior , comprovando que Ciência e Tecnologia como Vetores para a Sustentabilidade já é tema de diversos artigos científicos.

A organização do evento prepara os anais do CiiS, para publicar eletronicamente os artigos e todos os resumos já aprovados, a fim de dar continuidade ao evento e deixar registrado com livre acesso para interessados em inovação para sustentabilidade, continuando a significativa comunicação nas redes sociais, coordenada pela Revista Sustentabilidade.

O evento também conta com o apoio da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) que fará workshops discutindo os temas mais prementes para a formação destes profissionais, como a mobilização nas redes sociais para a sustentabilidade.

A Fatec Tatutapé - Centro Paula Souza, que sediará o evento por ele estar alinhada com as iniciativas de pesquisa e educação visando capacitar os alunos para pensar o mundo de uma forma mais transversal e sustentável. Um dos líderes em ensino a distância (EaD), o Centro Paula Souza instituiu em 2011 a Agência Inova visa incentivar os alunos a inovar, além de ter entre seus alunos vários prêmios por projetos que visam a sustentabilidade, como o Prêmio 3M recentemente concedidos aos projetos de reciclagem de garrafas PET e conforto térmico em ambiente construído.

O CiiS 2013 acontecerá das 8h30 às 18h, na FATEC Tatuapé
Rua Antônio de Barros, 800 - Tatuapé - São Paulo/SP
Veja a programação completa: http://www.ciis.com.br/programacao/ 
As inscrições podem ser feitas pelo site  http://ciis.com.br/inscricoes/.

Redes Sociais
Twiiter: @CongressoCiis 
Facebook: http://www.facebook.com/Congresso.CiiS 
Revista Sustentabilidade - http://revistasustentabilidade.com.br

Apoio Institucional
Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade - http://www.abraps.org.br
Abrafac, Câmara Brasil Alemanha, Instituto Jatobás, CTE, Ideia Sustentável, Mercado Ambiental e Rede Resíduo.

via Conversa Sustentável