terça-feira, 19 de março de 2013

Conferência debaterá conservação e gestão da paisagem


Para discutir formas de conservação e gestão da paisagem e suas interfaces com o turismo, a saúde humana e o desenvolvimento regional, acontecerá, de 21 a 26 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), a conferência internacional Protected Areas and Place Making. Participam da Comissão Organizadora do evento, Teresa Cristina Magro e Demóstenes Ferreira da Silva Filho, respectivamente, presidente e vice-presidente, professores do Departamento de Ciências Florestais (LCF), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

O objetivo da conferência é reunir conhecimentos necessários para explorar soluções e desenvolver práticas em regiões onde o equilíbrio e a manutenção são essenciais para conservação da resiliência e recuperação de paisagens. As discussões abordarão turismo com basea na natureza, gestão de conflitos envolvendo a animais silvestrese pessoas, a participação do setor privado na conservação da natureza, florestas urbanas e qualidade de vida, valores das comunidades na conservação da natureza e desenvolvimento rural, Parques da Copa ,  conectividade em parques e corredores transfonteiricos.

A atividade tem caráter internacional, já que é uma realização da Seção 6.04.00 – Nature Conservation and Protected Areas do Internationl Union of Forest Research Organizations (IUFRO) (http://www.iufro.org), a maior rede global de cooperação científica da área florestal, que reúne mais de 15 mil cientistas em aproximadamente 700 instituições em todo o mundo. A professora Teresa C. Magro é coordenadora da Seção 6.04.0 desde 2005.

O IUFRO busca estimular o debate científico sobre temas desde fisiologia e genética vegetal à política e economia florestal em divisões específicas para cada assunto, contando com forças-tarefas em questões como governança, bioenergia e mudanças climáticas, além de desenvolver projetos e programas especiais, entre eles, um voltado para países em desenvolvimento.

Pesquisadores, pós-graduandos e demais interessados podem obter informações em http://canjerana.esalq.usp.br/PAPM2013/doku.php?id=home 

Caio Albuquerque | Comunicação/USP ESALQ