sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cuiabá recebe Pulmão Gigante

Exposição estará na cidade de 28 de novembro a 5 de dezembro, informando a população sobre a importância do nosso pulmão

 

 

O Tour Pelo Pulmão chega finalmente a Cuiabá, após meses excursionando pelo país. A exposição do inflável de 190 m2, que reproduz em detalhes o pulmão humano, é promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

 

"O grande objetivo do Pulmão Gigante é divulgar o pneumologista para a população, pois a especialidade não é muito conhecida do grande público, assim como muitas das doenças respiratórias. Muitas pessoas, mesmo com sintomas respiratórios, não sabem a qual médico recorrer", afirma dr. Clovis Botelho, presidente da regional Mato Grosso da SBPT.

 

O Tour Pelo Pulmão já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), e ainda este ano segue para Belém (PA).

 

"Essa ação é em benefício da população, alertando para as principais doenças respiratórias e para o controle e diagnóstico precoce e correto que é muito importante. Muitas vezes, o diagnóstico precoce possibilita a cura ou um melhor controle da doença. Com a divulgação do Pulmão Gigante e das doenças e sintomas, as pessoas vão procurar o pneumologista mais cedo", ressalta dr. Clovis.

 

A iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, que reúne sociedades médicas de diversos países em prol da saúde respiratória, alertando a população para as diversas doenças relacionadas ao pulmão e ao sistema respiratório, e destacando a importância do diagnóstico precoce, medidas preventivas e as principais áreas de atuação do médico pneumologista.

 

Os eventos relacionados ao Ano do Pulmão também pretendem chamar a atenção globalmente para a importância do pulmão na tentativa de reduzir a morbidade e mortalidade por doenças respiratórias. 

 

O Tour

                                                                                       

Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, os visitantes poderão conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.

 

As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações sobre as diversas doenças que atingem o Pulmão e como fazer para preveni-las.

 

Após entrar pela traqueia, o visitante passa pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o chega ao segundo pulmão, no qual recebe informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.

 

"Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes", afirma o dr. Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 

 

Exposição Pulmão Gigante

Data: de 28 de novembro a 5 de dezembro

Endereço: Parque Mãe Bonifácio

Horário: 7h às 12h - 14h às 19h 

Informações: 0800 61 6218

 

Laura Storni ou Monica Kulcsar | Acontece

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.