sexta-feira, 23 de março de 2012

Premiação para iniciativas inovadoras na gestão pública

Classificação dos premiados no 16º Inovação será anunciada nesta terça-feira (27)

Com a participação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a solenidade será realizada no auditório da ENAP, em Brasília, a partir das 14h

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) anunciam, na próxima terça-feira (27), a classificação das iniciativas premiadas no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Além do anúncio, o evento – a ser realizado no auditório da Escola, a partir das 14h, com a participação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior – marca os lançamentos do livro contendo o relato das experiências premiadas em 2011 e da 17ª edição do Prêmio.

Na oportunidade, os responsáveis pelas ações apresentarão, resumidamente, suas experiências. Esta edição premia as 10 melhores práticas inovadoras com visitas técnicas internacionais à França, à Alemanha (ou a um país que tenha cooperação técnica com a Alemanha), à Noruega e a países da África e da América Latina.

Além disso, serão ofertados aos vencedores cursos da ENAP – entre os quais, o de Especialização em Gestão Pública –, assinatura da Revista do Serviço Público, publicação dos relatos em livro, certificado e Selo Inovação. Iniciativa da ENAP, em parceria com o MP, o Prêmio conta com o apoio, para as premiações, da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada Real da Noruega.

O concurso visa identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras de gestão pública. Busca ainda valorizar o trabalho de servidores públicos que, com seus esforços e criatividade, transformam ideias em ações inovadoras, beneficiando cidadãos. Ao longo de 16 anos, foram 1.537 iniciativas inscritas e 321 premiadas.

As iniciativas
As 10 ações premiadas foram agrupadas em quatro áreas temáticas. Em Arranjos institucionais para coordenação ou implementação de políticas públicas, estão: "Atividade Pioneira na Polícia Rodoviária Federal e no Brasil – Fiscalização de excesso de peso"; "Portal do Software Público Brasileiro", do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e "Registro de Preços Nacional", do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na categoria Atendimento ao cidadão, encontra-se a iniciativa "Aviso para requerimento de benefício", do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Avaliação e monitoramento de políticas públicas, ficou "O Censo Suas como processo de aprimoramento e institucionalização da Política de Assistência Social no Brasil", do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A área Gestão da Informação contém: "Sistema de Registro Eletrônico de Ponto", do Ministério do Trabalho e Emprego; e "Spade-PRO – Sistema de Prospecção e Análise de Desvios em Exames (provas objetivas)", do Departamento de Polícia Federal. Por fim, em Melhoria dos processos de trabalho, estão: "Compras públicas sustentáveis", do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; "e-Processo – Processo Administrativo Digital", da Receita Federal do Brasil; e "Vistorias de Aeronaves – Centralização do Planejamento e Controle", da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Comunicação | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.