quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Turista em Itaipu poderá fazer test drive com veículo elétrico

O turista que visitar Foz do Iguaçu terá um motivo a mais para conhecer a maior geradora de energia elétrica do mundo. Em 2012, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) passa a oferecer o "Test drive em veículo elétrico", permitindo ao visitante conduzir um carro que não polui, não faz barulho, e ainda trafegar por alguns dos cenários mais impressionantes da usina.

O novo atrativo, inédito no País, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (20), às 17h, no Mirante Central, na margem esquerda de Itaipu. A partir do dia 20 de janeiro, entra no mix de produtos comercializados pelo CTI – junto com Visita Panorâmica, Circuito Especial, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e Polo Astronômico.

O circuito do test drive terá 20,4 quilômetros, saindo do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e passando pelo Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante Central, cota 144 (ao lado dos condutos forçados), cota 225 (no alto da Barragem de Concreto) e Barragem de Enrocamento. A duração do passeio será de uma hora, com três paradas. Antes de embarcar no VE, o visitantes também poderá assistir ao vídeo institucional da usina.

Para fazer o test drive, o turista deverá portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro do prazo de validade, e assinar um termo de responsabilidade. Um monitor vai acompanhar toda a visita, dando orientações sobre a condução do veículo, normas de segurança, e também sobre Itaipu, o Projeto VE e as ações ambientais promovidas pela usina.

A tarifa será de R$ 150 por saída, mas até o dia 29 de fevereiro haverá desconto promocional de 50%. Poderão embarcar no veículo para fazer o passeio o condutor e até três convidados. O valor será o mesmo, independentemente do número de passageiros.

Inicialmente, serão três protótipos do Projeto Veículo Elétrico (VE) destacados para a nova ação, todos modelos Fiat Palio Weekend elétrico. Os veículos, com adesivagem exclusiva, ficarão estacionados em espaço do CRV, em local visível, e conectados a uma fonte de energia elétrica. As visitas sairão às 9h, 10h, 14h e 15h (os horários poderão ser ampliados, conforme a demanda).
 
Objetivos
"É um produto inovador. Uma nova atração turística oferecida por Itaipu e pelo Destino Iguaçu, que permite ao visitante a experiência inédita de dirigir um veículo elétrico, desenvolvido aqui", definiu o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, sobre a novidade. A Comunicação é a área responsável pela gestão do turismo da usina.

A gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes, explicou que a ideia do novo atrativo surgiu porque é comum o turista que assiste ao vídeo institucional da usina perguntar sobre Projeto VE – desenvolvido por Itaipu e parceiros. "As pessoas têm muita curiosidade. O turista vê o projeto no vídeo e depois quer saber mais informações, se dá para conhecer o veículo, se dá para dirigir", comentou.

O potencial de turistas que poderão conhecer o veículo elétrico é cada vez maior. Em 2010, por exemplo, o número de visitantes às atrações do Complexo Turístico Itaipu chegou a 347.973 pessoas. Neste ano, até o dia 11 de dezembro, o número foi ainda maior: 363.533 pessoas.

Itaipu Binacional | Imprensa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.