quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pesquisa da UFSCar analisa a relevância de quedas no equilíbrio de idosos

Estudo examinará o quanto fraturas do fêmur interferem na capacidade de realização de atividades cotidianas. Voluntários estão sendo recrutados para participar do projeto

Uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa a relevância das quedas e da fratura de fêmur no equilíbrio de idosos. O estudo "Influência da dupla tarefa no controle postural de idosos após fratura de fêmur", orientado pela professora Karina Say, irá examinar idosos de diversas faixas etárias e avaliar o quanto fraturas do osso mais longo do corpo humano podem interferir na capacidade de realização de atividades cotidianas.

A pesquisa irá comparar o desempenho de idosos com fraturas no fêmur com idosos sem fratura. Os testes serão realizados no laboratório de Análise de Movimento da UFSCar, por meio de questionários, que avaliam os dados pessoais, a cognição, a mobilidade e a funcionalidade do idoso, e também através de uma plataforma de força, que verifica a diferença do controle postural destes idosos, medindo a oscilação do corpo para manter a pessoa equilibrada.

Para o teste, a plataforma é fixada no chão e um computador avalia as forças relacionadas ao controle da postura. No teste, os voluntários terão de permanecer em pé na plataforma e realizar tarefas como evocar os dias da semana em ordem inversa, segurar uma bandeja com um copo quase cheio de água e ler palavras em um quadro. Cada teste é realizado três vezes por 30 segundos. A avaliação leva em torno de uma hora.
Para essa avaliação, os alunos responsáveis pela pesquisa estão recrutando voluntários para participar do estudo. Os candidatos ao voluntariado devem ter mais de 60 anos, não podem apresentar labirintite nem ter sofrido AVC, e também não podem ter realizado cirurgia nos últimos seis meses.

Com os resultados, será possível entender melhor a necessidade de acompanhamento continuado aos idosos pós-fratura e a importância de políticas públicas para a prevenção de quedas e assistência integral à pessoa idosa, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa população.

Os interessados em participar da pesquisa devem agendar a avaliação com Isadora Carriço, aluna responsável pelo projeto, pelo email isadora.carrico@hotmail.com ou pelo telefone (16) 8131-4020, de segunda a sexta-feira das 12 às 14 horas ou após as 18 horas.

Eduardo Sotto Mayor | Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos