domingo, 28 de julho de 2013

Ministério da Integração Nacional doa kits de defesa civil para sete municípios de São Paulo

ilustração
O objetivo da ação é fortalecer os núcleos de defesa civil com déficits de equipamento

O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, entregou, nesta sexta-feira (26), kits de defesa civil para sete municípios de São Paulo: Campo Limpo Paulista, Iguape, Pariquera-Açu, Cunha, Embu-Guaçu, Jacupiranga e Registro. Cada kit contém uma viatura e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS. Os materiais auxiliarão no trabalho de monitoramento dos locais mais vulneráveis em períodos de chuva. Todos os municípios ficam situados na região do Vale do Ribeira.

Durante a solenidade, o secretário alertou que a sociedade precisa compreender que fazer defesa civil é papel de todos. "É fundamental compreender que a Proteção  Civil, a Defesa Civil, não é apenas uma atitude administrativa; não é um processo administrativo do município, do estado ou só da União. É um movimento fundamentalmente, das pessoas e da sociedade como um todo", declarou.

Segundo o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, os materiais destinados à defesa civil do município serão fundamentais para auxiliar no trabalho de prevenção. "Nós temos uma extensão territorial muito grande, com muitos rios, encostas e tínhamos ali problemas de enchente e desabamento. Com a Defesa Civil pudemos fazer um trabalho de prevenção e este equipamento que estamos recebendo será de grande valia para que possamos aprimorar nosso trabalho e evitar catástrofes futuras", comentou.

Para o coordenador estadual da Defesa Civil de São Paulo, Marco Aurélio Alves, os equipamentos ajudarão a reforçar a estrutura das defesas civis. "É importante para o Sistema de Defesa de São Paulo que essa entrega aconteça aqui, no Comando do Corpo de Bombeiros, porque ela materializa uma união de esforços do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a união para que a gente caminhe junto", afirmou. 

Cerimônia no Ceará 
Nesta sexta-feira, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, também entregou kits de defesa civil para quatro municípios de Fortaleza: Lavras da Mangabeira, Amontada, Jaguaruana e Morada. Na segunda-feira (29), o Ministério da Integração Nacional enviará kits para quatro cidades no Rio Grande do Sul: Dom Pedrito, Estrela, Igrejinha e São Lourenço do Sul. Já foram enviados kits para as cidades de União da Vitória (PR) e Capitão Leônidas Marques (PR); Barras (PI), Campo Maior (PI) e Esperantina (PI); e Branquinha (AL), Murici (AL) e União dos Palmares (AL).

via Imprensa / Ministério da Integração Nacional