quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pneumologistas orientam população em Mutirão da Espirometria

Além de informar sobre diversos problemas da saúde respiratória, especialistas realização avaliação pulmonar gratuita

Com o objetivo de divulgar informações, prestar assistência à população e comemorar uma série de datas simbólicas para o profissional que lida com doenças respiratórias, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promove, em 5 de junho, quarta-feira, das 8h às 17h, o Mutirão da Espirometria.

Sendo 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco e 2 de junho, Dia do Pneumologista (criado pela Lei nº 12.749, coincide também com a Semana de Prevenção às Doenças Respiratórias), a proposta é aproveitar um momento favorecido pelo nosso calendário para “trazer à tona informações sobre as doenças respiratórias, muitas vezes negligenciadas”, revela a dra. Mônica Corso, presidente da SPPT.

O evento, ocorrerá no vão entre a intersecção do metrô Brás com a CPTM, contando com três estações distintas: uma voltada para o tabagismo, outra para doenças respiratórias e a última para a espirometria.

Estação antitabagismo
A estação de antitabagismo fornecerá orientações sobre doenças relacionadas ao tabaco; um software fará para os interessados cálculo individual do gasto total com a compra de cigarro desde o início do consumo; será feito questionário de avaliação da dependência à nicotina e dos sintomas respiratórios; e, também, serão indicados locais para onde o paciente pode ser encaminhado caso queira parar de fumar, bem como as medidas necessárias para essa conquista.

Estação doenças respiratórias
Na estação voltada às doenças respiratórias serão passadas explicações sobre os principais males respiratórios e seus sintomas, além de distribuição de material informativo.

Estação espirometria
Por fim, haverá a estação de espirometria, na qual, após um questionário de sintomas respiratórios, poderá ser realizado o exame. Teste rápido e indolor, pode ser utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença associada ao tabagismo e que acomete cerca de 15% da população acima de 40 anos.

A expectativa da SPPT é de conscientizar os transeuntes e a população em geral sobre as doenças pulmonares e sobre a relevância destas enfermidades. Para tanto, os exames poderão ser feitos gratuitamente, das 8h às 16h (quando serão entregues as senhas para quem chegou até esse horário). As atividades serão encerradas às 17h, após a conclusão de todos os exames.

Mutirão da Espirometria
Data: 5 de junho de 2013
Horário: 8h às 17h
Local: Estação Brás do Metrô                                        

via Acontece