quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Web responsiva é a nova tendência para construção de sites


Tecnologia garante usabilidade em qualquer tipo de dispositivo

Quem nunca ficou irritado por não conseguir acessar um site por um celular ou tablet? O número de acessos por dispositivos móveis não para de crescer no Brasil. Todos devem se preocupar em ter um site de fácil visualização em qualquer plataforma.  A tendência é que cada vez mais seja utilizada a tecnologia responsiva. A novidade permite que o conteúdo e o layout de um site se adaptem em qualquer resolução de tela, seja de um notebook, desktop, tablet ou celular.

Para o diretor da Wik, Bruno Gregório, a tecnologia responsiva é a solução para garantir usabilidade a todas as plataformas de acesso à web. “Atualmente, quem vai construir um site não deve se preocupar apenas com o layout e conteúdo, mas sim se o usuário vai conseguir acessar a página de todas as plataformas digitais”, disse Bruno Gregório.

A tecnologia responsiva é uma solução nova, que passou a ser mais utilizada no fim do ano passado.  No Triângulo Mineiro, a Wik  foi uma das primeiras empresas de tecnologia a oferecer o recurso. Nesta sexta-feira (8), a empresa lançou o Via Principal. O site foi totalmente construído com a tecnologia responsiva. “O usuário não terá problema para visualizar as páginas e nem vai precisar dar zoom ao acessá-la de um celular”, disse o desenvolvedor de web Lucas Alcântara.

O tempo de desenvolvimento de um site com tecnologia responsiva é duas vezes maior do que o de um site desenvolvido com a tecnologia tradicional.  Por conta disso, o projeto se torna um pouco mais caro, até porque exige profissionais mais qualificados. “Entretanto, com os avanços tecnológicos, em que você pode acessar um site pelo tablet, mobile, TV e outras plataformas, utilizar a tecnologia responsiva é com certeza um investimento vale a pena”, afirmou Bruno Gregório.

via Valeriana Medrado | Wik