terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Universidades Russas abrem 60 vagas para estudantes brasileiros


Estão abertas as inscrições  para os cursos Gás e Petróleo, Turismo, Direito Internacional, Relações Internacionais e Educação Física

Com a última visita da presidente Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro passado, os laços entre Brasil e Rússia se estreitaram oficialmente. Troca de commodities e novos acordos econômicos se consolidaram para 2013. Nesse contexto de aproximação entre os dois países, a Aliança Russa de Ensino Superior abre inscrições para estudantes brasileiros que desejam estudar Gás e Petróleo, Turismo, Direito Internacional, Relações Internacionais e Educação Física nas universidades Universidade Estatal de Belgorod, RUDN (Amizade dos Povos em Moscou) e MGU (Universidade Estadual de Moscou Lomonosov).

São 20 vagas para cada universidade e todos os alunos selecionados passam por um curso preparatório intensivo de 15 meses antes de iniciar a graduação para aprender o idioma russo. São aulas diárias com duração de 6 horas, ministradas de segunda a sábado. Com a política atual de estreitamento  instaurada entre os países, vale ressaltar a importância de cada vez mais profissionais brasileiros falarem russo. A seleção inclui reunião com os pais, análise do histórico escolar e entrevista com o candidato, que deve já ter concluído o Ensino Médio. O embarque acontece em abril 2013. 

As universidades conveniadas estão entre as melhores do mundo e recebem estudantes de vários países. A MGU, localizada em Moscou, além de ocupar uma colocação no topo do ranking de qualidade internacional, possui o maior complexo universitário do mundo. A RUDN, também na capital do país,, é uma das instituições de ensino que proporciona maior intercâmbio cultural entre estudantes, recebendo jovens de 140 países. A Universidade Estatal de Belgorod tem estrutura moderna com 5 museus, 2 teatros, 4 cinemas, 6 centros culturais e 20 livrarias para atender os 31 mil estudantes matriculados. 

A relação custo-qualidade de ensino na Rússia é incomparável com a maioria das cidades do mundo, já que o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais, com turmas de, no máximo, 12 alunos. O valor cobrado por aluno é simbólico. Em média, cada estudante paga de R$ 7 mil a R$ 10 mil por ano em despesas entre curso e moradia, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil, devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração dos cursos é de quatro anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelos telefones 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515.

Estudo reconhecido 
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa, que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade. 

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Aliança Russa de Ensino Superior
Av. Antônio de Souza Noschese, 373
Parque Continental - São Paulo - SP
Tel: + 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515
Fax: + 55 (11) 3854-2516
CAIXA POSTAL nº 67036 - CEP 05323-970 SP

via Raquel Gonçalves | Linhas