sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Férias provocam baixo estoque no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo


Diversos tipos sanguíneos tem baixa no estoque do banco de sangue

O estoque de sangue no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, localizado na Rua Marques de Itu, 579, está muito crítico, e a tendência é diminuir ainda mais com as festividades em fevereiro e as férias escolares.

O sangue proveniente das doações passa por uma série de etapas, com o objetivo de manter a segurança do receptor, evitando a transmissão de doenças. Após os devidos procedimentos, o sangue é direcionado para pessoas que o perderam excessivamente em cirurgias, hemorragias ou acidentes. Ainda temos doenças que necessitam de transfusões frequentes, como a leucemia, linfoma e anemias graves.

O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo proporciona serviços de ensino, pesquisa e assistência médica, com a prestação de serviços de coleta de sangue, distribuindo hemocomponentes a 11 hospitais ligados à Irmandade, e desde 2003 o setor de captação de doadores de sangue planejam ações para conscientizar a população da importância deste ato.

Em busca de aumentar as doações de sangue, a Instituição oferece meios de captar os doadores com serviços como o Ônibus Solidário, que disponibiliza transporte para grupos de no mínimo 25 pessoas, com trajeto de ida e volta, sendo necessário o agendamento com 10 dias de antecedência.

Para reforçar a conscientização na população, são ainda disponibilizados serviços como o Hemotour, onde o Hemocentro abre as portas aos estudantes universitários para conheceram o processo de doação e fracionamento do sangue, passo a passo, incluindo a distribuição aos hospitais.

A Coordenadora da Captação de Doadores, Sra. Lilian Razaboni, afirma “Doar sangue é um pequeno gesto que pode salvar vidas e leva muito pouco tempo. Periodicamente nós temos baixas nos estoques, principalmente nessa época, por causa dos feriados e das férias. Por isso é preciso lembrar as pessoas da necessidade de ser um doador ativo”.

Para doar sangue é necessário

Imprescindível trazer documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);

Estar bem de saúde;

Ter entre 16 e 67 anos. Menores de idade somente com autorização dos pais

Pesar no mínimo 50 Kg (desconsiderando o peso da roupa);

Vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação;

 Ter dormido por pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Não ter se exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como por exemplo: diversos parceiros sexuais, uso de drogas e relações sexuais com parceiros ocasionais, mesmo tendo feito uso de preservativo.

Sobre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica, privada e laica, é um dos mais importantes complexos hospitalares do Brasil. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 8 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2.000 leitos, registra uma média mensal de 118 mil atendimentos ambulatoriais, 152 mil atendimentos de emergência, 3,8 mil cirurgias e 370 mil exames. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes. Além de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.

Endereço: Hemocentro da Santa Casa de São Paulo
R. Marquês de Itu, 579 – Santa Cecília – SP

via Felipe César/Mauricio Barreira | Imprensa/Santa Casa de São Paulo