terça-feira, 30 de outubro de 2012

Centro de Estudos de Petróleo da Unicamp faz 25 anos

Cepetro

O Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá no dia 1º de novembro uma série de atividades para comemorar os seus 25 anos de fundação.

Segundo a Unicamp, nesse período a unidade formou aproximadamente 400 mestres e doutores e contribuiu significativamente para a geração de conhecimento e de tecnologias inovadoras para a área de petróleo e gás do país.

Segundo o diretor do Centro, professor Osvair Vidal Trevisan, três aspectos merecem ser enfatizados em relação ao trabalho desenvolvido pelo Cepetro.

O primeiro é a missão de formar recursos humanos altamente qualificados. “A formação que oferecemos tem um foco específico, voltado à indústria de exploração e produção de petróleo e gás. De forma pioneira e ao longo desses 25 anos, temos mantido uma interação muito profícua com o setor produtivo, particularmente com a Petrobras”, disse.

Outro ponto importante tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias ou o aprimoramento daquelas já existentes. Por último, o diretor do Cepetro destaca as atividades de prestação de serviços feitas pela unidade, traduzidas na realização de consultorias e análises laboratoriais.

Trevisan aponta que o horizonte oferecido pelo pré-sal é muito grande. “O petróleo do pré-sal terá que ser retirado em condições desafiadoras. Ou seja, vamos precisar buscar soluções para poder explorá-lo. Além disso, as reservas devem garantir um fornecimento por mais 40 ou 50 anos, o que significa que as novas gerações que atuam na área estarão com emprego garantido por esse período”, disse.

As comemorações pelos 25 anos do Cepetro serão concentradas na Casa do Lago. Pela manhã, a partir das 10 horas, serão ministradas duas palestras, uma pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, e outra pela gerente-geral de produção da Petrobras, Solange Guedes, ex-aluna da Unicamp.

As conferências serão abertas ao público. No mesmo local também estarão expostos 40 pôsteres com pesquisas que estão em andamento no Cepetro. À tarde, a partir das 14 horas, ainda na Casa do Lago, será lançado um livro que conta a história do Centro, seguido de um coquetel. 

Mais informações: www.cepetro.unicamp.br 

via Agência Fapesp