quinta-feira, 17 de maio de 2012

Civilização Maia e Cinema Europeu no CCBB Rio

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz duas novas estreias na próxima semana e o público tem a chance de apreciar o passado da América e o presente da Europa por meio de exposição e cinema.

Exposição
A expressão do povo maia, a partir do vestuário ritual e sua riqueza de cores e padrões está em evidência na exposição "Rabin Ajaw – a filha do Rei",  que o CCBB Rio inaugura para o público no dia 22 de maio. A montagem propõe um mergulho no legado dessa civilização, da qual a Guatemala e sua população majoritariamente indígena são os herdeiros naturais.

Rostos, expressões, ritos, materiais, mitos e sobretudo peças de vestuário fazem da mostra – em cartaz no CCBB Rio até 22 de julho - uma rica viagem pela estética cultural e pelas crenças das populações de origem maia da Guatemala.

Rabin Ajaw – a filha do Rei
De 22 de maio a 22 de julho
Entrada franca

Cinema
Sustentabilidade é o tema que une filmes de ficção e documentários em um painel da sociedade europeia contemporânea. É o Festival de Cinema Europeu que exibe títulos recentes de 13 países percorrendo questões econômicas, sociais, ambientais.

Há espaço para a diversidade de formatos, linguagens e abordagens. Da Holanda, por exemplo, vem Neve Silenciosa - a intoxicação invisível do Ártico, documentário que mostra como o povo Inuit, do Ártico, está sendo intoxicado pelo lixo produzido no resto do mundo. Já a Eslováquia participa com a comédia O Cadáver deve Morrer, que trata temas como solidão e amor nas grandes cidades. Várias formas de mirar e registrar o mundo contemporâneo e sua complexidade.

Festival de Cinema Europeu
De 22 a 27 de maio
Entrada Franca

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Informações: (21) 3808-2020
De terça-feira a domingo, de 9h às 21h

www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_rj
www.facebook.com/ccbb.rj

--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.