terça-feira, 18 de outubro de 2011

Petrobras participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A partir desta quarta-feira, dia 19 de outubro, a Petrobras participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com exposições sobre sustentabilidade no prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que estabeleceu como tema as ações para mitigação das mudanças climáticas. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Haverá apresentações virtuais sobre ações voltadas para a ecoeficiência, como tratamento de resíduos, sequestro de carbono, biocombustíves, sistemas ecoeficientes em instalações prediais e operação sustentável na Floresta Amazônica. Também serão distribuídos brindes ecológicos, como um cartão feito de sementes, que poderá ser usado para plantio doméstico. O objetivo da ação é despertar o interesse pela sustentabilidade entre os estudantes, público principal do evento.

Em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o Projeto Rios Voadores, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, também participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O idealizador do projeto, Gerárd Moss, estará na Tenda Amigos da Ciência, no Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, para exibir mostra fotográfica sobre a expedição que percorre os "rios voadores" - correntes de ar carregadas de vapor de água que atravessam a Amazônia e trazem a umidade para outras regiões do Brasil. O objetivo é mostrar como o desmatamento da região amazônica poderia afetar o clima e alterar o ciclo hidrológico, principalmente no Sul e Sudeste do País.

Conheça mais sobre as tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela Petrobras no site da Companhia (www.petrobras.com.br/energia-e-tecnologia) e no Canal da Petrobras no Youtube (www.youtube.com/user/canalpetrobras).

Serviço Espaço Petrobras:
Local: Prédio da Reitoria da UFRJ - Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Período: 19 a 21 de outubro - 9h30 às 16h30

Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico
Período: 19 a 23 de outubro - 9h às 17h

Serviço Exposição do Projeto Rios Voadores:
Local: Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha, Petrópolis)
Período: 17 a 20 de outubro - 10h às 19h

Petrobras | Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Leia mais sobre a Semana da Ciência e Tecnologia 2011