segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontro em Fortaleza debate a educação integral no Nordeste

Fortaleza sedia, nestes dias 27 e 28 de setembro, o I Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. Aprofundar o diálogo sobre o conceito de educação integral e reafirmar o compromisso dos indivíduos, instituições e projetos com a educação integral. Estes são dois dos objetivos do I Encontro Regional, que terá a participação de três representantes de cada uma das organizações que compõem os quatro projetos englobados no Segundo Ciclo do Programa, na região metropolitana de Fortaleza. O encontro relativo aos quatro projetos no Ceará acontece no Praiano Hotel.

Na semana passada foi realizado, em Olinda, o encontro reunindo representantes dos três projetos em curso em Pernambuco. Os eventos são a oportunidade para a troca de experiências e informações e de refletir sobre o desenvolvimento dos sete projetos, a partir das experiências do primeiro ciclo do Programa pela Educação em Tempo Integral.

O Fundo Juntos pela Educação foi formado em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. A sua primeira iniciativa foi o Programa pela Educação em Tempo Integral. A proposta do Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br é que sejam constituídas redes locais para propiciar educação integral para crianças e adolescentes, em áreas de alta vulnerabilidade social - redes constituídas por escolas públicas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), organizações comunitárias que trabalham com direitos da infância e juventude e outros ativos locais. Entre 2005 e 2010, no primeiro ciclo, o Programa pela Educação em Tempo Integral envolveu mais de 70 organizações, em projetos em Campinas (SP) e municípios da Paraíba.

No segundo ciclo, o Programa pela Educação Integral, novo nome da iniciativa, abrange três projetos na região metropolitana de Recife e quatro projetos na região metropolitana de Fortaleza. Bibliotecas, salas de leitura e escrita, hortas e múltiplas oficinas artísticas e culturais foram viabilizadas em função das redes locais constituídas no primeiro ciclo. No segundo ciclo, entre 2011 e 2013, várias ações já estão mobilizando educadores e organizações em Pernambuco e no Ceará. Nos encontros de Olinda e Fortaleza, também está sendo apresentado o plano de monitoramento do Programa. Uma nova educação em construção, de modo que comunidades locais respondam aos múltiplos desafios do século 21. 

Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004, com o propósito central de criar, valorizar e fortalecer oportunidades educativas igualitárias para crianças e adolescentes, preferencialmente nas comunidades onde a Arcor do Brasil atua. Já são mais de 270 projetos apoiados pelo Instituto nesses sete anos pela Educação. Programa Minha Escola Cresce e Projeto Vida, Luz e Som são algumas das iniciativas próprias. Amigos do Mar, Programa Na Mão Certa, Fundo Juntos pela Educação e Equidade para Infância são ações em parceria com outras organizações.  

via Máquina da Notícia – Instituto C&A e José Pedro Soares Martins
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