segunda-feira, 4 de julho de 2011

Seminário motiva MPE a se prepararem para Copa de 2014

Circuito acontece nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, e segue até 30 de agosto nas cidades-sede do mundial 

Brasília - De olho nas oportunidades de negócios e de crescimento geradas pela Copa do Mundo de 2014, o Sebrae realiza, nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, desde 9h, no Auditório do Maracanãzinho (Rua Professor Eurico Rabelo, Portão 20), o primeiro de 12 encontros que serão promovidos nas cidades-sede. O circuito de seminários prosseguirá até 30 de agosto e integra o Programa Sebrae 2014, que tem como objetivo motivar as micro e pequenas empresas (MPE) a se preparem de forma planejada para as chances geradas pelo mundial de futebol.

Na capital carioca, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, vai falar sobre a atuação da instituição e do Mapeamento de Oportunidades para as micro e pequenas empresas elaborado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já o Secretário Especial da Copa 2014 e Rio 2016 da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ruy Cezar Miranda Reis, apresentará o planejamento desta cidade-sede para o evento esportivo. O encontro também terá palestra do diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no Brasil, Jay Neuhaus, sobre oportunidades para empresas locais e proteção de direitos comerciais, além de mesa redonda formada pelos jornalistas Sérgio Cabral e Luiz Mendes, que vão contar histórias do futebol.

Oportunidades e desenvolvimento
Os encontros têm como base as informações do Mapeamento de Oportunidades do Sebrae, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em nove setores prioritários. O levantamento foi realizado a partir das particularidades locais de possibilidades de negócios observadas nos grupos focais, constituídos por empresários, especialistas, acadêmicos e entidades representativas de cada estado.

O Rio de Janeiro, por exemplo, está se planejando para explorar as possibilidades de negócios e de desenvolvimento geradas em seis dos nove setores prioritários: construção civil, tecnologia da informação (TI), turismo, comércio varejista, vestuário, madeira e móveis. Das 624 oportunidades identificadas no mapeamento para os seis setores, a capital carioca aposta em 453: 109 na construção civil, 72 em TI, 80 em turismo, 83 no comércio varejista, 64 no segmento de vestuário e 45 no de móveis e madeiras.

Além da realização de bons negócios, o Programa Sebrae 2014 aproveita o impulso do evento esportivo ─ que deve movimentar a economia do país em R$ 180 bilhões entre 2010 e 2014 ─ para trabalhar no desenvolvimento das MPE. Atualmente, 99% das empresas brasileiras são MPE e elas respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB), o que equivale a R$ 36 bilhões. Em países como a Alemanha, a participação no PIB deste segmento chega a 40%. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que a Copa do Mundo beneficie 413 mil empresas. Destas, 180,6 mil estão no comércio, outras 180,6 mil na área de serviços, 37,1 mil na indústria e 14,9 mil na construção civil. 

Encadeamento produtivo
"O primeiro passo foi identificar quase mil oportunidades de negócios. Agora, o Sebrae vai capacitar as pequenas empresas para que estejam preparadas para atender à demanda de serviços e produtos. E ao mesmo tempo, estamos trabalhando fortemente na articulação entre as pequenas e grandes empresas, associações setoriais e órgãos do governo. Esse encadeamento produtivo é fundamental para a realização de negócios e para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, que é o que esperamos como legado da Copa do Mundo", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Com exceção do encontro do Rio de Janeiro, que apresenta formato mais compacto, os demais terão dois diferentes momentos: o institucional e o de painéis de oportunidades.  "Os 12 ciclos compõem mais uma etapa do Programa Sebrae 2014, que se desdobrará em rodadas de negócios. Serão também uma oportunidade para as micro e pequenas empresas definirem uma agenda competitiva, com base na antecipação de requisitos que deverão cumprir e desafios a serem vencidos com planejamento", avalia o gerente de Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae, Vinícius Lages.

Confira o calendário dos novos encontros: próxima quinta-feira (7) – Brasília; 19 de julho – Cuiabá; 25 de julho – Natal; 28 de julho – Recife;  2 de agosto - Belo Horizonte; 4 de agosto - São Paulo; 11 de agosto - Salvador; 12 de agosto - Fortaleza; 16 de agosto - Porto Alegre; 17 de agosto - Curitiba; 30 de agosto - Manaus.

Programa Sebrae 2014
4 de julho de 2011, no Auditório do Maracanãzinho, Rua Professor Eurico Rabelo, Portão 20.
Informações: (021) 2212-7972

Agência Sebrae de Notícias

-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.