sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bioenergia é tema de conferência em São Paulo

BBEST vai reunir mais de 500 participantes de 21 países para debater avanços científicos, produção sustentável, negócios e políticas para o setor de biocombustíveis no país

 

Recentes avanços científicos e tecnológicos na produção biocombustíveis, negócios e políticas para uma economia baseada em recursos renováveis são os temas centrais da 1ª Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference) – BBEST, que acontece de 14 a 18 de agosto, em Campos do Jordão, São Paulo. Organizada pelo Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), a BBEST tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Braskem, BP Biofuels e Embraer.

 

A conferência terá mais de 500 participantes de 21 países. Entre palestrantes brasileiros confirmados estão pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Unicamp, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ), de São Carlos (UFSCar) e do ABC (UFABC). Também participam 27 conferencistas de nove países, representantes da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e empresas brasileiras e internacionais como Braskem, Embraer, Oxiteno, Mahle Metal Leve.

(Veja programação em: http://www.bbest.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=66)

 

A BBEST está estruturada em sessões plenárias, especiais, paralelas, de pôsteres e mesas redondas, além de uma exposição de novas tecnologias de produção de biocombustíveis a partir de biomassa, alcoolquímica, biorrefinarias, motores e equipamentos para conversão e integração de processos.

 

As atividades da BBEST incluem ainda cursos tutoriais destinados a profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação com pesquisas em andamento na área. Esses cursos abrangem aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais relacionados à produção e uso sustentável de biocombustíveis, com ênfase no etanol de cana. Os temas dos oito cursos programados são fotossíntese, cultura de cana e agricultura, produção de etanol, etanol celulósico, biorrefinarias, motores a etanol e reflexos ambientais e socioeconômicos da produção de biocombustíveis.

 

BBEST – 1ª Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia

Local: Centro de Convenções de Campos do Jordão

Endereço: Av. Macedo Soares, 499, Capivari - Campos do Jordão, SP

Data: 14 a 18 de agosto de 2011

Mais informações e inscrições: www.bbest.org.br


Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura