sábado, 28 de maio de 2011

WWF-Brasil lança publicação técnica sobre importância ecológica da Mata Atlântica

27 de Maio - Dia da Mata Atlântica

WWF-Brasil lança publicação técnica sobre importância ecológica da Mata Atlântica

Estudo disponível na internet apresenta a biodiversidade e áreas prioritárias para conservação na ecorregião Serra do Mar

Neste  27 de maio, Dia da Mata Atlântica, o WWF-Brasil torna disponível um profundo estudo técnico sobre a Mata Atlântica intitulado Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar. Esta é uma ferramenta que visa orientar as ações de conservação, com o objetivo de identificar áreas prioritárias para se manter uma amostra representativa da biodiversidade em toda uma ecorregião.  

A publicação foi desenvolvida no âmbito do Programa para a Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial do Brasil e contou com o envolvimento de diversos especialistas e instituições.  A construção da visão foi um processo participativo com seminários, reuniões técnicas, audiências públicas, e inúmeras consultas a especialistas.

A ecorregião Serra do Mar está inserida na região mais habitada e com os maiores índices de desenvolvimento do país. Isso faz com que ela receba uma forte pressão, agravada por seus limites abrangerem a região litorânea, densamente povoada. O resultado disso é o alto grau de degradação da Mata Atlântica, estando os seus remanescentes inseridos apenas em áreas protegidas ou em pequenos fragmentos isolados.

O objetivo da construção de uma visão de biodiversidade para a ecorregião foi o de produzir um documento com recomendações de como alterar a situação atual, utilizando ferramentas mais eficientes de planejamento, no caso o planejamento sistemático da conservação.

O método adotado identifica e seleciona um conjunto de áreas prioritárias com potencial para a proteção de múltiplos aspectos da biodiversidade ? espécies, ecossistemas, paisagens e processos ecológicos, considerando os custos e oportunidades de implantação frente às demais alternativas de uso da terra.

"A ideia é dispor dos recursos financeiros de forma eficiente para estabelecer um sistema de unidades de conservação voltado para atingir metas explícitas, com o menor impacto sobre outros tipos de ocupação do território, minimizando os conflitos com diferentes grupos de interesse e construindo mosaicos de unidades de conservação em vez de unidades isoladas", explica Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, um dos autores da obra.

Dados deste estudo subsidiaram o processo de definição da área e de criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga, em São Paulo, cujo decreto foi publicado em 10 de dezembro de 2010 no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A criação do parque ajuda a completar uma lacuna importante na conservação da Mata Atlântica, pois não havia nenhuma amostra suficientemente protegida das restingas. Além de formar um importante corredor ecológico interligando regiões litorâneas à Serra do Mar, esta unidade de conservação de proteção integral será mais um espaço dedicado ao ecoturismo, lazer e educação ambiental para os brasileiros.

A Visão da Biodiversidade da Ecorregião Serra do Mar está disponível em http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?28724/Visao-da-Biodiversidade-da-Ecorregiao-Serra-do-Mar

Mata Atlântica em Jogo

Também para comemorar o Dia da Mata Atlântica, o WWF-Brasil lançou   este ano o aplicativo Mata Atlântica em Jogo, um aplicativo online com caráter educativo.

 

O teste de conhecimentos traz uma série de perguntas sobre a Mata Atlântica, com respostas em formato de múltipla escolha. Desenhos, fotos e sons da Mata são utilizadas para ilustrar o aplicativo e como material didático para exploração do conteúdo.

 

Com esse perfil didático, o jogo tem o objetivo de ensinar e despertar a curiosidade do usuário a respeito da Mata Atlântica de forma lúdica. Ao final do teste, o participante recebe um retorno sobre seus conhecimentos e links para aprender mais sobre a Mata Atlântica, além da possibilidade de compartilhar seus resultados e convidar amigos para a brincadeira educativa.

 

Jogue e descubra quanto de Mata Atlântica existe em você: mataatlantica.wwf.org.br/mataemjogo 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.