quinta-feira, 10 de março de 2011

Prêmio para mulheres cientistas

Prêmio para mulheres cientistas

Programa L'Oréal/Unesco para Mulheres na Ciência abre inscrições. Pesquisadoras em diversas áreas podem se candidatar a bolsa-auxílio de US$ 20 mil


Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para o Programa L'Oréal/Unesco para Mulheres na Ciência, realizado pela indústria de cosméticos L'Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e também, no Brasil, com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A premiação tem o objetivo de incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio de auxílio financeiro.

Para a edição de 2011, podem se inscrever no programa cientistas das áreas de ciências biomédicas, biológicas e da saúde, ciências físicas, ciências matemáticas e ciências químicas. Cada vencedora receberá bolsa-auxílio grant no valor equivalente a US$ 20 mil. Desde 2006, o programa já beneficiou 40 jovens cientistas no Brasil.

Nesta edição, o júri será presidido pelo presidente da ABC, Jacob Palis Jr., e contará com um representante da Unesco, outro da L'Oréal e mais oito pesquisadores indicados pela ABC. O prazo para inscrições será encerrado em 13 de maio.

No início de março, será realizada a premiação internacional de 2010 do programa, que reúne cientistas de vários países e cujo júri é integrado pela astrofísica e professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Barbuy.

Beatriz foi laureada do prêmio internacional em 2009 – que distingue cinco notáveis cientistas no mundo, sendo uma por continente – e é jurada do programa no Brasil.

Mais informações e inscrições: loreal.abc.org.br

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa