terça-feira, 15 de março de 2011

Multicurso Água Boa realiza seminário final - Toledo - PR

Encontro reunirá professores, técnicos em meio ambiente e líderes comunitários de 29 municípios em torno de projetos para a gestão sustentável de recursos hídricos da Bacia Paraná 3 

O Multicurso Água Boa – Gestão de Bacias Hidrográficas, projeto da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Hidrelétrica Itaipu Binacional, vai realizar o seu Seminário Final no dia 18 de março. O encontro acontecerá das 9h às 17h na Universidade Paranaense (UNIPAR), em Toledo, no Paraná. Na ocasião, os participantes - líderes comunitários, educadores e técnicos agrícolas - receberão os certificados de participação.

No evento, estarão presentes o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, e a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit.

Aplicada nos 29 municípios da Bacia Paraná 3, a iniciativa faz parte do Cultivando Água Boa, programa de responsabilidade socioambiental da Itaipu Binacional. Durante um ano, os participantes receberam formação para atuarem como gestores de bacias hidrográficas, que combinou ferramentas de educação presencial e a distância, mesclando conceitos ligados à conservação do solo e da água e ao combate à poluição. Ao longo da formação, os participantes elaboraram planos de ação para corrigir, a partir dos próximos meses, os danos ambientais sofridos em suas regiões ao longo dos anos.  

Um dos grupos do Multicurso Água Boa já está implantando ações, como análise do solo e da água, no córrego Águas Claras, afluente do rio Paraná, mas quer ir além na preservação ambiental. "O primeiro passo é a recuperação da área e a recomposição da mata ciliar", diz a educadora Norma Barbado, participante do programa em Foz do Iguaçu. "Vamos propor a criação de um jardim botânico na cidade, e, ao lado dele, um observatório ambiental. Queremos também fazer arvorismo na região, com uma estrutura na qual as pessoas possam passear sobre as árvores e aprender mais sobre o meio ambiente, com aulas de educação ambiental", complementa a educadora. O plano propõe também que a praça da cidade seja revitalizada e ganhe brinquedos feitos com madeira de reflorestamento e pneus que não servem mais para uso. 

Seminário Final – Multicurso Água Boa 

Data: dia 18 de março

Horários: das 9h às 17h
Local: Universidade Paranaense (UNIPAR) - Toledo

Programação 

8h30 – Café de boas vindas
9h – Abertura e histórico do projeto 
10h – Panorama da implementação dos planos de ação no contexto regional
11h – Palestra investimentos: Fabio Wesley de Melo - Gestor Ambiental
12h – Almoço
14h – Avaliação dos participantes divididos em salas com tutores
15h30 – Análise de redes
16h15 – Homenagens e entrega de certificados
17h – Show de Maryanne Francescon 

 Sobre o Multicurso Água Boa
 O Multicurso Água Boa – Gestão de Bacias Hidrográficas é um Programa de Formação Continuada que integra técnicos em meio ambiente, líderes comunitários e professores da educação básica da rede. Desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Itaipu Binacional, tem como objetivo formar gestores de bacias hidrográficas para o uso sustentável da água, nos 29 municípios às margens da Bacia Paraná 3.

A proposta do Multicurso Água Boa – Gestão de Bacias Hidrográficas está em sintonia com a Lei das Águas e segue as recomendações da Agenda 21 Brasileira e do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Para mais informações:

www.multicursoaguaboa.org.br

www.frm.org.br

 

Monique Melo | Approach 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.