terça-feira, 29 de março de 2011

Ministro da Saúde marca presença no I Simpósio Internacional de Atendimento a Desastres

Participação especial será no dia 31 de março, às 16h

Em nosso planeta não há lugar seguro e os desastres tornam-se cada vez mais frequentes. Aconteceram 133% mais catástrofes que afetaram 76% mais pessoas entre 2000 e 2009 se comparados entre os anos de 1980 a 1989. Desde o início da década, ocorreram em média, no mundo, 484 desastres naturais por ano. Somados, esses acontecimentos provocaram cerca de US$ 1 trilhão em prejuízos, provocando a morte de 1 milhão de seres humanos.

Para discutir a situação e trocar experiência nesse campo, a Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina realizam o I Simpósio Internacional sobre medicina em desastres entre 30 de março e 1º de abril. O evento acontecerá nas dependências da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo e reunirá especialistas nacionais e internacionais. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, prestigiará as discussões no dia 31 de março, às 16h.

Dia a dia

Na abertura do simpósio, 30 de março, as conferências e mesas-redondas apresentarão as experiências dos setores do Ministério da Saúde; Secretarias de Saúde do Estado e do Município; Ministério da Defesa, diretoria de Saúde da Marinha, Exército e Aeronáutica; Polícia Militar de São Paulo/ Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; hospitais públicos e privados.

Em 31 de março e 1º de abril as inscrições estão limitadas a 32 vagas/dia. Nesses dias, serão realizados cursos sobre elaboração de planos de atenção a desastres no âmbito hospitalar e aplicação do curso FDM – Fundamentals of Disaster Management. Além dos especialistas brasileiros, estes eventos contarão com palestrantes da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, que também são credenciados pela Sociedade Americana de Terapia Intensiva.  

Juliana Machado / Monica Kulcsar | Acontece

-- 

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.