segunda-feira, 7 de março de 2011

Chuvas e enchentes trazem umidade para dentro de casa, agravando problemas respiratórios

Nesta época do ano, o número de pessoas com problemas respiratórios costuma aumentar bastante e, consequentemente, cresce a procura por um pneumologista. Fatores como a chuva, ou a falta dela, repercutem diretamente na saúde respiratória. Além disso, umidade e mofo também podem colocar as pessoas em risco, levando a crises de asma e outros sintomas importantes.
 
Segundo o Dr. Bruno Baldi, pneumologista do Instituto do Coração e coordenador da Comissão de Doenças Intersticiais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), os principais problemas nesta época do ano são as crises asmáticas e a chamada pneumonite de hipersensibilidade, uma inflamação nos pulmões causada pela inalação de partículas orgânicas, como por exemplo o mofo.
 
Atualmente, a população vem sofrendo com os inúmeros pontos de alagamento em diversas regiões de São Paulo. Além dos grandes transtornos causados pelas chuvas, com congestionamentos e deslizamentos de terra, há as consequências imediatas dentro das residências, como infiltrações, vazamentos e excesso de umidade.
 
"Tanto o excesso de umidade quanto a falta dela podem gerar problemas no sistema respiratório. A falta de umidade do ar dificulta a respiração, ressecando as vias aéreas favorecendo, por exemplo, crises de rinite e sinusite. Já o excesso de umidade em locais fechados e pouca circulação de ar podem facilitar a proliferação de mofo, o que pode favorecer as crises de asma e o desencadeamento da pneumonite de hipersensibilidade, revela o especialista.
 
As dicas do médico pneumologista são manter a casa bem arejada, principalmente nas áreas onde o acúmulo de umidade é maior, e se possível reparar os pontos de vazamento e infiltração.
 
Marjorie Okuyama ou Juliana Machado | Acontece 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.