quarta-feira, 9 de março de 2011

Aberto restaurante do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Fotomontagem: Daiane Souza / FCP - Mosaico de pimentas: cores, cheiros e sabores da culinária tipicamente afro-brasileiraPor Joceline Gomes
Quem visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares poderá degustar o melhor da culinária tipicamente afro-brasileira, além de conhecer um pouco da história do mais populoso refúgio de negros escravizados do Brasil e de seu maior líder, Zumbi dos Palmares. Instalado em Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, em Alagoas, o Parque reproduz os espaços mais significativos do Quilombo dos Palmares e, agora, o melhor de sua cozinha.

Parte integrante do Memorial, o restaurante Kùuku-Wàana (Banquete de Família) foi inaugurado em 29 de janeiro último e conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e do governo do Estado de Alagoas. Aberto de quinta a sábado, das 10 às 18 horas, está sob a coordenação da ialorixá Mãe Neide Oyá D'Oxum e do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), que deseja aliar cultura gastronômica e geração de emprego e renda.

CURSO – Desde que o restaurante foi aberto ao público, está sendo ministrado um curso de culinária no local. Selecionadas da primeira turma, quatro alunas foram contratadas, e, hoje, dividem a cozinha com Mãe Neide. Mais um "gourmet" está em capacitado pelo curso, no qual, para além dos dotes culinários, os alunos aprendem noções de etiqueta e atendimento ao público.

Além de promover a preservação dos valores sociais e culturais dos afrodescendentes e de gerar emprego e renda, os coordenadores do espaço visam contribuir para a divulgação das belezas naturais da Serra da Barriga, aumentando o atrativo turístico de União dos Palmares e do estado de Alagoas. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, aliás, é um dos poucos referenciais do turismo étnico do Brasil.

IGUARIAS – Dentre os muitos pratos afro-brasileiros comercializados no restaurante, o mais consumido é uma criação da primeira turma de Mãe Neide. O prato, chamado "Raízes africanas", é simplesmente um sucesso. Feito à base de mandioca, batata doce, milho e inhame e recheado com carne de sol e camarão frito, a iguaria reúne os sabores, cheiros e cores da África.

Além desta apetitosa iguaria, o restaurante serve também peixe na palha da banana, moqueca de ovos, caruru, vatapá, acarajé e arroz de hauçá, entre muitas outras. Mas o cardápio não é fechado. Há um menu diferenciado para cada grupo visitante. Entre os doces, o desenvolvimento sustentável do local prioriza aqueles com frutas da época em Serra da Barriga, como laranja, banana e jaca.

Uma recente parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) propiciou a criação de uma horta de ervas medicinais, o que possibilita a produção, também, de chás.

VISITANTES – Mãe Neide afirma que a inauguração do restaurante aumentou o número de visitantes e o tempo de permanência deles no Parque, pois, agora, contam com um espaço de interação e deleite do que há de melhor na culinária afro-brasileira. Os mais ousados, inclusive, se oferecem para "colocar a mão na massa" e ajudar a produzir algumas iguarias.

"Eles podem visitar a cozinha, saber como cada prato é preparado, aprender a história do que estão comendo… É um desafio gerenciar um espaço como esse, mas é muito gostosa essa troca de experiências", diz Mãe Neide.

INAUGURAÇÃO – Durante a solenidade de inauguração, aconteceram apresentações culturais, com os integrantes do Projeto Inaê; a primeira concentração da Rota da Liberdade, com integrantes de motoclubes de Alagoas, Sergipe e Pernambuco; venda de artesanato da comunidade Muquém e do Guesb, e degustação das iguarias afro. Participaram da inauguração o Prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas; o Secretário de Cultura, Elson Davi; e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.

Serviço

O quê: Restaurante  Kùuku-Wàana (Banquete de Família)
Onde: Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no platô de Serra da Barriga, município de União dos Palmares, em Alagoas
Quando: Aberto de quinta a sábado, das 10 às 18 horas
Quanto: A entrada no Parque é gratuita. O cardápio tem valores diferenciados.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares 

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.