quinta-feira, 30 de setembro de 2010

USP terá Museu da Tolerância

USP terá Museu da Tolerância

Primeiro do gênero na América Latina, museu na Cidade Universitária na capital paulista será vinculado à educação (ilust.: USP)


30/9/2010

Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) anunciou o projeto do Museu da Tolerância, que será construído na Cidade Universitária, na capital paulista, próximo à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Ainda não há previsão para a conclusão das obras, mas, de acordo com a Agência USP, o museu estará ligado ao Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e seguirá um conceito diferente dos museus tradicionais.

Será o primeiro do gênero na América Latina e, como estará vinculado à educaçãolato sensu, funcionará também como uma escola, ou seja, não ficará restrito à exposição de obras.

O museu terá duas bibliotecas, uma com acervo documental, testemunhos, arquivos e fotos e outra dedicada à literatura infanto-juvenil.

Além disso, abrigará também cinemateca, auditório, galerias para exposições, salas de multimídia, laboratórios de restauração e conservação, espaços de convivência e uma área onde será instalado o LEI.

A previsão da USP é que dentro de um ano as obras sejam iniciadas. 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ciclistas de Curitiba são ameaçados pela polícia com escopeta

Crédito da foto: bicicleteiros.com.br

Durante a Bicicletada, versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, dia 27 de setembro, em Curitiba, cerca de trinta cicloativistas foram ameaçados pela polícia com uma escopeta e obrigados a abandonar a pedalada conjunta. É que os ativistas destruíram alguns cartazes de campanha eleitoral ilegais e que poluíam as ruas da cidade. Quatro viaturas iniciaram uma escolta aos ciclistas, que foram parados e abordados com exagero pelos militares. Foi no momento em que os ativistas impediram a passagem de um carro para ajudar um senhor idoso a atravessar a rua, no Centro Cívico. Os militares sacaram armas sem necessidade e puseram vidas em risco. Ninguém foi preso.

A Bicicletada é a versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, criado em São Francisco, estado norte-americano da Califórnia, em setembro de 1992. O objetivo é reivindicar o espaço público invadido pelos automóveis e mostrar que a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente nas cidades. Curitiba, conhecida como Capital Ecológica do Brasil, ironicamente é a cidade brasileira com o maior número de carros por habitante: 0,6. O investimento em infra-estrutura para a circulação de bicicletas também é ínfimo.

Fabio Riesemberg | Jornalista
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

A Fazenda estreia nesta terça-feira, dia 28

Nesta edição, público poderá conferir o reality show 24 horas por dia no R7

A terceira edição de A Fazenda irá estrear na próxima terça-feira, dia 28, com várias novidades, como o prêmio recorde de R$ 2 milhões para o vencedor. E mais: além dos programas diários exibidos pela TV Paranaíba, afiliada da Rede Record, desta vez o público poderá assistir à atração pelo R7, em qualquer momento do dia, diretamente do canal de live streaming do reality show. O portal irá exibir tudo o que acontece no dia-a-dia dos peões, de segunda a segunda, 24 horas por dia.

O reality só não estará disponível ao internauta em dois momentos. Diariamente, durante a exibição do programa, quando a atração estará sendo transmitida pela TV Paranaíba/Rede Record.  E às sextas, enquanto será realizada a Prova do Fazendeiro, das 17h até início do programa, o portal mostrará os melhores momentos de A Fazenda, o conteúdo do reality que foi exibido em outros programas, como o Hoje em Dia, além das produções originais feitas pelo R7 nos bastidores da atração. Para ter acesso ao conteúdo exclusivo basta o internauta utilizar seu e-mail do R7.

Além do canal live streaming, a presença de A Fazenda na internet ainda contará os blogs oficiais da produção do programa e do apresentador Britto Jr, o site oficial com a ficha completa dos participantes, vídeos on demand e dos bastidores da Fazenda, enquetes, notícias e fotos. Também será onde ocorrerá a votação oficial que determinará o destino dos participantes. Outro destaque são os concursos culturais, nos quais os internautas poderão concorrer a prêmios como a presença na plateia da estreia ou da final do programa, conhecer as instalações da Fazenda ou ainda participar de umas das provas.

Estão previstas ações de crossmedia, nas quais o internauta poderá definir momentos importantes do jogo, ajudando a produção e a direção do programa não só pelo site oficial, mas também no Twitter, Orkut e Facebook, que ganharam mais espaço nesta terceira edição de A Fazenda. A integração será total com as redes sociais com utilização, por exemplo, dos Twitters oficiais exclusivos do programa, como do galo da Fazenda, do diretor da atração, Rodrigo Carelli e do apresentador Britto Jr. como fortes canais de interação entre o programa e o público.


Anderson Silva | Serifa

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Acompanhamento ortopédico nos primeiros meses de vida é primordial para garantir a saúde do bebê

Alguns problemas, como a Luxação Congênita do Quadril, podem ser resolvidos facilmente até um ano de vida. Detectado após essa idade, há necessidade de intervenção cirúrgica.

 

Botas ortopédicas pesadas, palmilhas grossas e crianças reclamando do incômodo causado por esses objetos que faziam parte do cenário dos pequenos que nasciam com algum tipo de má formação nos pés. Há aproximadamente dez anos, essa situação se transformou e as botas foram abolidas dos tratamentos ortopédicos. "Atualmente é comum o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a gravidade do problema. Em alguns casos, a curvatura dos pés forma-se normalmente, mas em casos extremos há necessidade de cirurgia", afirma Celso Santos, ortopedista pediátrico do Hospital Orthomed Center.


Além do pé chato, cuja incidência é mais comum, existem os pés cavos, com a curvatura muito acentuada, e os varos, com a planta do pé virada para dentro. Os pais podem ficar atentos aos pezinhos dos bebês no período entre seis meses e um ano, quando a criança começa a ensaiar os primeiros passos. Se o pequeno consegue andar normalmente, com os pés apoiados no chão, a próxima etapa é ficar atento às reclamações de dores e dificuldades para correr e brincar, que geralmente começam a surgir por volta dos oito anos. "Muitas vezes, se o caso não é grave, a recomendação é incentivar a criança a andar descalça em terreno acidentado, como praia ou gramado, para auxiliar na formação da curvatura correta dos pés", explica o médico.


A má formação dos pés corresponde a cerca de 80% dos problemas ortopédicos de crianças e se dá de duas maneiras - por posicionamento incorreto do feto na barriga da mãe ou por herança genética. "Se pai e mãe têm algum tipo de problema nos pés, existe uma probabilidade de 60 a 70% de chance do filho nascer com a mesma característica", afirma Celso.

 

Luxação Congênita de Quadril pode ser resolvida em bebês de até um ano

 

Outra alteração ortopédica que pode ser detectada nas crianças é a chamada Luxação Congênita de Quadril, uma falha no encaixe da cabeça do fêmur na bacia que pode ocasionar fortes dores no quadril e dificuldades ao andar. De acordo com o ortopedista, existe um exame que é feito nos bebês para diagnosticar esse tipo de problema.


Trata-se da Manobra de Ortolani, que consiste em movimentar as pernas do bebê para os lados, em abertura. Se constatada a alteração, que pode ser percebida pelo médico por um "estalo" no osso, recomenda-se o uso de uma quantidade maior que o normal de fraldas no bebê, para abrir o quadril e facilitar o encaixe do osso. Esse método apresenta resultados quando realizado no primeiro ano de vida da criança. Após essa idade, se a luxação existe, mas não foi detectada, há a necessidade de intervenção cirúrgica.


Além desses males, as crianças podem apresentar outros tipos de alteração ortopédica, como luxação de joelho, torcicolo congênito, entre outros, que podem ser identificados nas primeiras visitas do bebê ao pediatra. "O acompanhamento médico nos primeiros meses de vida é primordial para garantir a saúde do bebê", finaliza o ortopedista.

 

Anderson Silva | Serifa 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

domingo, 26 de setembro de 2010

Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

O Ministério da Saúde lança às 15h desta segunda-feira (27), em Brasília (DF), a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. O slogan da edição deste ano, focado nos receptores de órgãos, é "Seja um doador e só assim serei feliz, bem feliz". Além da campanha, o ministério anunciará medidas para o setor que, juntamente com a mobilização social, deverão resultar no aumento de até 20% da quantidade de transplantes realizados no país. Em 2009, foram feitos 20.253 transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos
Data: 27.09.2010
Horário: 15h
Endereço: Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde, edifício sede, Bloco G, Térreo, Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
 
 
Agência Saúde
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MTV Brasil - MTV Debate: O voto deve continuar obrigatório?

Kelly Fuzaro/MTV

No domingo, dia 3 de outubro, é dia de eleição no Brasil. Esse ano vamos eleger o novo presidente da república. Além do presidente, os vinte seis estados brasileiros mais o Distrito Federal vão optar por um governador, dois senadores, um deputado estadual e um federal. 

O Brasil usa o método do sufrágio universal: todo cidadão alfabetizado entre 18 e 70 anos é obrigado a comparecer na sua zona eleitoral ou justificar a ausência sob pena de multa. Adolescentes de 16 a 18 anos e idosos acima de 70 votam se quiserem. 

A maioria dos países latino americanos usa o mesmo sistema eleitoral do Brasil. Na Europa e nos Estados Unidos o sistema é diferente e geralmente não obrigatório. Em junho desse ano, uma pesquisa do Datafolha revelou que 48% dos brasileiros aprova a obrigatoriedade, e 48% desaprova. 

O MTV Debate, que vai ao ar na próxima terça-feira, dia 28/09 vai discutir: Afinal, o voto deve continuar obrigatório? 

MTV Debate
Dia: 28/09
Exibição: terça-feira às 22h30 – ao vivo
Duração: 1h
Reprises: quarta-feira às 01h30 e quinta-feira às 15h
Classificação Indicativa: Livre 


Assessoria de Imprensa - MTV Brasil
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

MTV Brasil apresenta Show MTV - Restart na Praça

Argos Foto

O VMB 2010 teve, pela primeira vez na história, um show simultâneo à cerimônia oficial da premiação. A apresentação aconteceu na Praça Victor Civita, em São Paulo, e reuniu uma galera privilegiada, que assistiu de perto à banda Restart. 

O show foi, com certeza, um marco para o VMB e também uma comemoração extra para a banda, que levou cinco prêmios. Nesse programa especial, a audiência vai conferir o Restart tocando "Recomeçar", a música que foi ao ar no VMB 2010, e ainda ver outros grandes momentos da apresentação na Praça Victor Civita. 

No repertório estão ainda o próximo single do Restart, uma balada chamada "Pra Você Lembrar", além de "Vou Cantar" e "Levo Comigo", músicas que a banda tocou no auge da alegria, logo depois de ter recebido dois dos prêmios da noite. 

O Show MTV Restart na Praça vai ao ar na noite de segunda para terça-feira, 27/09, às 00h30. 

Show MTV – Restart na Praça

Dia: 27/09

Exibição: segunda para terça, às 0h30

Duração: 30 min

Reprises: terça, 28/09, às 17h – sexta, 01/10, às 17h30 – sábado, 02/10, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

Assessoria de Imprensa - MTV Brasil
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

A Agência Nacional de Águas está no Twitter

A partir de agora, notícias da ANA podem ser seguidas pelo http://twitter.com/anagovbr

A Agência Nacional de Águas (ANA) está na rede social do Twitter. Quem seguir a ANA vai ficar por dentro das notícias sobre Recursos Hídricos, além de obter dicas, informações e aprender curiosidades sobre o setor.

 

Seguindo a ANA no Twitter, você fica sabendo, por exemplo, que o Diário Oficial da União publicou esta semana a Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, que confere à ANA novas atribuições. Outro assunto que pode ser acompanhado pelo Twitter é a estiagem na Amazônia. A região enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos.

  

Os seguidores da ANA também poderão acompanhar, por exemplo, a implementação da cobrança pelo uso da água nas Bacias Hidrográficas, instrumento da Lei 9.433/97, conhecida como Lei das Águas. A última bacia de rios federais a implementar a cobrança foi a do São Francisco, no mês passado.  

 

Na página da ANA no Twitter constam também curiosidades como o funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas  e outras informações.

 

ASCOM | Agência Nacional de Águas (ANA)

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ypê comemora dia da árvore com plantio simbólico

Remetendo às 350 mil mudas plantadas, a Ypê leva Nicette Bruno e Paulo Goulart ao Parque do Carmo para comemorar o dia da árvore, em 21 
de setembro

 
O dia da árvore ganha uma comemoração especial para a Ypê neste ano em que a empresa completa 60 anos. No dia 21 de setembro, terça-feira, os atores, Nicette Bruno e Paulo Goulart, farão um plantio que simboliza os projetos o cuidado da empresa com o meio ambiente. A ação será feita às 10h, no Parque do Carmo.
 
A linha de produtos Ypê carrega em seu DNA a preocupação com o meio ambiente, e desde 1950 a empresa busca trabalhar com iniciativas sustentáveis, tanto na operação de suas unidades fabris, que contam com sistema de tratamento de efluentes e esgoto doméstico como na formulação de produtos que não agridem o meio ambiente, como o lava-roupas em pó Ypê Premium que, por ser livre de fosfato, ajuda a preservar a vida aquática.
 
Neste ano em comemoração ao aniversário de 60 anos, em retribuição pela confiança dos seus consumidores, a Ypê assumiu o compromisso de plantar mais 100 mil árvores, totalizando então, 350 mil árvores plantadas no projeto Floresta Ypê, iniciado no ano de 2007 em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. São árvores nativas e todas plantadas em áreas de APP (Área de Preservação Permanente) nas regiões de Campinas e Itu. O projeto Floresta Ypê ainda tem desdobramentos sociais, econômicos e ambientais de maior abrangência geográfica.

Sobre a Ypê
Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz instalada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais duas unidades fabris: Salto (SP) e Simões Filho (BA). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, tem mais de 2.500 funcionários e exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. Nestes 60 anos no mercado, tem se destacado pela qualidade de seus produtos, pela inovação constante e pelas iniciativas socioambientais, como a Floresta Ypê e o tratamento de efluentes em todas as plantas industriais.

Daniela Villas Bôas | FSB Comunicações
 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

domingo, 19 de setembro de 2010

Maioria dos brasileiros com osteoporose não sabe que tem a doença

Mais de 80% dos brasileiros com osteoporose sofrem com o problema sem saber que tem a doença

De acordo com o estudo Brazos, cerca de 85% dos homens, e 70% das mulheres sofrem com as fraturas, mas desconhecem a doença. Nutrição deficiente do brasileiro em cálcio e vitamina D é responsável pelo problema

Novos dados sobre a osteoporose no Brasil e outras questões que envolvem o problema, como a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e os tratamentos atuais que promovem uma melhor qualidade de vida, serão temas abordados durante o 28º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorre em Porto Alegre, de 18 a 22 de setembro. 

O evento terá uma série de novidades e reunirá cerca de dois mil pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater a importância do diagnóstico, a adoção de tratamentos adequados e o papel da reumatologia na atualidade. De acordo com o Dr. Marcelo Pinheiro,  reumatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os dados atuais da osteoporose são muito significativos e representam um problema de saúde pública. "Por volta de 85% dos homens e 70% das mulheres sofrem com as fraturas, mas desconhecem a osteoporose. Hoje, sabemos que o problema que acomete só no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas", diz o médico, pesquisador do Brazos (Brazilian Osteoporosis Study), um amplo estudo da osteoporose no país que será apresentado no evento.

Nutrição e reumatologistas

Outro aspecto apontado pelo pesquisador e que é um alerta importante envolvendo osteoporose está relacionado à nutrição do brasileiro. "No Brasil, há uma carência da ingestão de cálcio e vitamina D em todas as regiões, independentemente do sexo, idade, classe social. Ingerimos, em média, cerca de três vezes menos a recomendação internacional para o cálcio e cinco vezes menos a vitamina D - dois micronutrientes essenciais para garantir a saúde óssea na infância, adolescência, até a fase mais avançada do envelhecimento", diz Pinheiro.

Com os tratamentos atuais, estima-se que seja possível elevar a qualidade de vida bem como prevenir até 75% das fraturas vertebrais e 40 a 50% das fraturas não vertebrais, incluindo o fêmur, que tem maior taxa de mortalidade (25 a 30%). Por conta disso, cada vez mais a osteoporose tem chamado a atenção dos médicos e é muito importante um diagnóstico correto para abordar a doença. "Devemos nos preocupar em preservar a qualidade de vida, tratando o problema, buscando novos tratamentos e sobretudo o diagnóstico precoce. Diante da osteoporose, o papel do reumatologista é fundamental e isso queremos destacar nesse evento", diz Fernando Neubarth, presidente do congresso. 

Site oficial do evento: www.reumato2010.com.br

Vinicius Volpi | Tino

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UFSCar realiza vestibular especial para refugiados

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para processo de seleção para ingresso de refugiados nos cursos de graduação em 2011. Desde 2009, a universidade reserva pelo menos uma vaga para refugiados em todos os cursos oferecidos. Atualmente cinco refugiados estão na UFSCar, beneficiados por esta iniciativa.
 
Os interessados devem encaminhar à pró-reitoria de graduação da instituição, até o dia 27 deste mês, uma carta mencionando o curso de interesse. Além disso, devem apresentar documentação comprovando a conclusão de estudos equivalentes ao Ensino Médio (acompanhada de parecer emitido por instituição educacional, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil). Necessitam, ainda, de documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), coordenado pelo Ministério da Justiça, que comprove sua situação de refugiado.
 
Até o dia 13 de outubro será divulgada a relação dos candidatos convocados para as avaliações. A lista de candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de fevereiro de 2011.
 
Ao comentar a possibilidade de acesso ao ensino superior de estrangeiros que buscam proteção no país, o coordenador geral do Conare, Renato Zerbini, elogiou as ações da UFSCar. "São políticas públicas importantes por garantirem ao ser humano um lugar central e intransponível. Um ato simples de boa vontade que confere a afirmação da dignidade humana", afirmou.
 
A UFSCar é uma das universidades brasileiras que integram a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, implementada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na América Latina, em 2003. A iniciativa busca difundir o direito internacional humanitário, os direitos humanos e o direito dos refugiados, promovendo também a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes nesses temas.
 
A Cátedra é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados. Em 2004, o projeto foi reformulado com o objetivo de incorporar atividades de caráter comunitário, como a assistência aos refugiados e a desburocratização do acesso ao ensino superior. O processo seletivo para refugiados da UFSCar está inserido neste marco e faz parte do seu Programa de Ações Afirmativas.
 
O programa também se propõe a assegurar a continuação dos estudantes refugiados por meio de um tutor que fomente a continuidade dos estudos, ajudando os refugiados a lidar com eventuais dificuldades de integração na comunidade acadêmica. A instituição acadêmica oferece, quando necessário, apoio para moradia e alimentação, além de uma ajuda financeira para atividades desenvolvidas na universidade.
 
As informações completas sobre o processo seletivo podem ser conferidas no edital n° 004/2010 – http://www2.ufscar.br/uploads/Edital_004_2010%20Refugiados2011.pdf

Agência MJ | Ministério da Justiça
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lula lança plano para preservar Cerrado

O Governo Federal lança hoje (15), às 14h15, em Brasília, o Plano Interministerial para Preservação e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado, o PPCerrado.

Resultado do esforço conjunto de nove ministérios e da Casa Civil, o novo plano é o marco político para a conservação e o uso sustentável do mais ameaçado bioma brasileiro, e segundo em extensão. Durante o evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente Lula assinam o documento.


Construído nos moldes do PPCDAm (Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que reduziu em mais de 63% o desmatamento na Amazônia Legal nos últimos dez anos), o PPCerrado tem como meta conter a expansão da derrubada d savana brasileira - que detém uma das mais ricas biodiversidades do planeta.


Até agora, o território de 2 bilhões de Km², espalhado em nove estados brasileiros, já perdeu 47% de sua cobertura vegetal. Na conferência da Convenção das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em Copenhague no final de 2009, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 40% as emissões de gases-estufa provenientes do desmatamento desse bioma.


Ascom MMA

-- 

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Convenção Lojista já tem cinco mil inscritos

Já é recorde nacional a presença de lojistas na 51ª Convenção Nacional que acontecerá no Centrosul, em Florianópolis, de 26 a 29 de setembro.  Estão inscritos cinco mil pessoas de todo o país.  O evento terá palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão sobre as "inovações tecnológicas" no comércio lojista e na melhoria no atendimento ao cliente. 

De Uberlândia, 20 lojistas já confirmaram presença. O evento é promovido pela Confederação Nacional do Comércio Lojista (CNDL), em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina e a CDL de Florianópolis.

Outras informações pelo site www.51convencaolojista.com.br

Alitéia Milagre | Serifa

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inscrições do Prêmio Fernando Pini vão até 17 de setembro

As inscrições para o 20° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini estarão abertas até o dia 17 de setembro – inscrições com desconto poderão ser feitas até o dia 10 de setembro.

 

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fernandopini.org.br

 

A edição 2010 do prêmio contará com 64 categorias, divididos em 12 segmentos de trabalho gráfico. Ainda serão distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini. O concurso também distribui prêmios para fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.

 

O calendário do 20° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini é o seguinte:

 

·        Término das inscrições com desconto: 10 de setembro

·        Término das inscrições: 17 de setembro

·        Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro

·        Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro

·        Cerimônia de premiação: 23 de novembro

 

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991 pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A premiação é a maior da indústria gráfica na América Latina.

 

Patrocinadores: Sebrae; Chambril; Fibria; AGFA; Antalis; Cromos; Heidelberg; Ibema; Real Graphics.

 

Mais informações sobre o 20ª Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini podem ser encontradas no site www.fernandopini.org.br

  

Camila Del Nero | Ricardo Viveiros
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

ABTG lança Manual para Criação de Arquivos Digitais no Padrão PDF/A, dia 15/9

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) lança dia 15 de setembro, das 9h às 10h30, o Manual para Criação de Arquivos Digitais no Padrão PDF/A, conforme norma da ABTN NBR ISO 19005-1. O objetivo do manual é apresentar como organizar, catalogar e buscar dados e documentos através do uso do PDF/A. 

 

Na ocasião, será realizada palestra de Bruno Arruda Mortara, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Segurança em Documentação Eletrônica da ABTG.

 

O evento acontece na sede da ABTG - rua Bresser, 2.315, na Mooca, em São Paulo.

 

Mais informações sobre o bate-papo podem ser obtidas com Cristiano ou Thiago, pelo e-mail ons27@abtg.org.br ou pelo telefone (11) 2797-6700.

 

Sobre ABTG

 

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, fundada em 1959, é o principal canal de transmissão de conhecimentos técnicos da comunicação gráfica em todo o País. A entidade também emite pareceres técnicos e acompanha perícias baseadas em normas e padrões internacionais, além de ser o Organismo de Normalização responsável pela criação de normas para o setor no Brasil. A ABTG participa do TC130 - Comitê Internacional de Tecnologia Gráfica da ISO - Organização Internacional para a Normalização - e mantém intercâmbio com os principais centros nacionais e internacionais de tecnologia e pesquisa. Mantém estreita parceria com a Escola Senai Theobaldo De Nigris e acordo técnico com o Graphics Arts Tecnical Foundation (GATF) e o Instituto de Pesquisas Gráficas (FOGRA), assegurando o contato com as tecnologias mais avançadas.
A entidade organiza anualmente o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, principal referência de qualidade do mercado gráfico brasileiro. A ABTG tem como objetivo principal o desenvolvimento técnico/tecnológico da indústria de comunicação gráfica, bem como a difusão de informações e o preparo e reciclagem de mão-de-obra especializada, com a finalidade de alcançar a plena adequação às exigências do mercado. Para isso, oferece assessoria técnica, treinamentos, cursos, seminários, fóruns de discussão, consultoria especializada, pesquisas e orientações tecnológicas, elaboração de normas técnicas, além de manter um balcão de apoio técnico.


Camila Del Nero | Ricardo Viveiros


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Novo portal SOGESP: referência em saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia

Acaba de entrar no ar o novo portal SOGESP, no endereço eletrônico www.sogesp.com.br. Trata-se de uma ferramenta elaborada com todo o esmero para atender as mais amplas necessidades dos especialistas e do público leigo.

 

Totalmente reformulado, com novo formato e proposta editorial, traz conceito completamente diferenciado de informação e prestação de serviços. Aos médicos, possibilita acesso a reciclagem científica, a notícias da tocoginecologia e de toda a área da saúde, a índices econômicos, além da cobertura jornalística abrangendo áreas diversas, como política, esporte e outras.

 

Canal saúde da mulher

 

Já para as pacientes, o Canal Saúde da Mulher traz vídeos com informações valiosas sobre gravidez, anticoncepcionais, hipertensão, suplementação, entre tantos outros pontos. Os apresentadores são sempre renomados especialistas da Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo, o que oferece credibilidade às notícias e tranqüilidade para os internautas.

 

O portal tem também uma seção de Lendas & Mitos, enquetes, e muita, mais muita mesmo, prestação de serviço.

 

"Queremos que nosso portal seja referência obrigatória para os associados e também, em sua área não restrita, à comunidade leiga. Temos a convicção de que com o passar do tempo os ginecologistas e obstetras o adotarão como sua página de abertura diária para a navegação no mundo da web', afirma o presidente da SOGESP, César Eduardo Fernandes,

 

A SOGESP, aliás, está trabalhando determinadamente com esse objetivo e será uma honra receber sua visita. O endereço é www.sogesp.com.br

 

Chico Damaso / Monica Kulcsar | Acontece

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

domingo, 12 de setembro de 2010

Desrespeito de planos de saúde a ginecologistas e obstetras é denunciado

Um dos pontos altos do XV Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, o I Fórum de Honorários Médicos da SOGESP, teve auditório abarrotado, o que reafirma a insatisfação dos especialistas de São Paulo com os honorários aviltantes ofertados por certos planos de saúde. O que se viu foi uma demonstração inequívoca da disposição do coletivo de lutar por melhorias urgentes.

Além do crescimento da mobilização em torno do tema, o Fórum trouxe outra boa notícia: sensibilizado com denúncias que chegaram a seu conhecimento por intermédio da SOGESP, Fernando Capez, procurador de Justiça licenciado e Deputado Estadual, protocolou representação perante o Ministério Público Federal do Estado de São Paulo (MPF-SP), solicitando investigação e adoção providências em relação aos vis honorários pagos por operadoras aos tocoginecologistas

"O presidente César Eduardo Fernandes e a coordenadora da Comissão de Honorários, Maria Rita, trouxeram a mim dados estarrecedores da remuneração da especialidade. A continuar a situação de hoje, há risco de inviabilidade do exercício da ginecologia e obstetrícia, com ônus grave à população também. É algo inadmissível".

Capez embasa sua representação em pontos específicos, como o baixíssimo valor da consulta médica, atualmente em torno de R$ 25. Lembra, contudo, que o montante é bruto, restando ao profissional médico algo em torno de R$ 5, após o abatimento de tributos, despesas de manutenção de consultório, recursos humanos etc.

"Também o parto, um dos procedimentos mais emblemáticos da medicina, porque é dele que emana a vida humana", escreve no documento, continuando: "chega a ser remunerado pela irrisória importância de R$ 200,00. O obstetra, em contrapartida, assume todos os riscos e as responsabilidades pela cirurgia, pela vida que se inicia e pela saúde e integridade da mãe da criança".

A representação encaminhada ao MPF-SP afirma ainda que a Agência Nacional de Saúde Suplementar, aparentemente, não tem desempenhado a contento o papel de "zelar pela qualidade dos serviços de assistência à saúde no âmbito do sistema suplementar", conforme estatuído no inciso XXXVII do artigo 4º da Lei 9.961/00. E, como já mencionado, requer medidas legais para salvaguardar os direitos de ginecologistas, obstetras e pacientes.

Chico Damaso / Monica Kulcsar | Acontece

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Policiais participam de Jornada de Direitos Humanos

Cerca de 720 profissionais de segurança pública participarão no mês de setembro das Jornadas Formativas de Direitos Humanos previstas para 2010. O evento acontece a partir desta quarta-feira (8) em Aracaju e percorre durante todo o mês nas cidades de Campo Grande, Cuiabá e Fortaleza. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O objetivo é aperfeiçoar a formação cultural dos profissionais segundo princípios como proteção à vida, responsabilidade e comportamento ético e integração à comunidade.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, os policiais devem ter como foco a preservação da vida e a proteção dos direitos dos cidadãos.  "Essas jornadas são importantes para mostrar que suas funções vão além da resposta às ocorrências. Eles exercem um papel de protagonismo na sociedade como educadores e devem dar exemplo na sua conduta".

As jornadas acontecem nas cidades de Aracaju (8 a 11/9), Campo Grande (13 a 17/9), Cuiabá (20 a 24/9) e Fortaleza (27 a 01/10). Já foram capacitados 965 multiplicadores; profissionais que trabalham diretamente em atividades operacionais, e que aproveitam a oportunidade para se atualizarem com relação aos assuntos Direitos Humanos e Cidadania.

O conteúdo programático do curso envolve as seguintes temáticas: visão Sistemática da Produção da violência, fatores de humanização, uma viagem pela memória histórica da Segurança Pública brasileira e construindo novos valores para os Direitos Humanos para Segurança Pública.

Criada há quatro anos, a Jornada já capacitou mais de 4.300 agentes de segurança – entre policiais militares e civis, guardas municipais e corpo de bombeiros – em 11 estados e no Distrito Federal.

Luciana Justiniano | Assessoria de Comunicação ACS/ MJ

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Biodiversidade marinha é tema de encontro de cientistas

Especialistas de cinco países discutem a conservação de ambientes costeiros no país e perspectivas de produção de fármacos a partir de compostos naturais bioativos

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo sedia nos dias 9 e 10 de setembro o Workshop sobre biodiversidade marinha: avanços recentes em bioprospecção, biogeografia e filogeografia. O objetivo é estimular a formação de grupos de pesquisa com participação de cientistas brasileiros e estrangeiros para o desenvolvimento de pesquisas sobre bioprospecção, distribuição geográfica de organismos marinhos na costa brasileira e busca de compostos para produção de fármacos.

 

O Workshop sobre Biodiversidade Marinha também propõe o incentivo a pesquisas para produção de dados que possam subsidiar leis sobre a utilização e proteção de diferentes biomas – como as que já foram criadas em São Paulo, no início de 2009, com dados produzidos pelo Biota-FAPESP para biomas terrestres. As apresentações irão tratar de temas relevantes para pesquisa voltada à conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha brasileira.

 

"O Programa Biota-FAPESP quer estimular a pesquisa e ampliar a discussão na comunidade científica sobre o uso sustentável de recursos da biodiversidade marinha em projetos desenvolvidos por pesquisadores de São Paulo e em colaboração com grupos de pesquisa de outros estados e países", diz Roberto Berlinck, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. "Dessa forma será possível formar mais pesquisadores e, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade marinha", completa o pesquisador, que é um dos organizadores do Workshop.

 

Preservação e novos fármacos

 

Participantes do Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Bélgica discutirão a obtenção de produtos naturais bioativos para produção de drogas com diferentes aplicações biotecnológicas, o planejamento da intervenção humana no ambiente marinho diante da importância econômica de atividades como a pesca de baixo impacto ambiental e a própria caracterização da biodiversidade marinha brasileira.

 

William Fenical, do Centro de Biotecnologia Marinha e Biomedicina da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), estuda há quase 20 anos compostos orgânicos com efeitos sobre o câncer e outras doenças originados em microrganismos marinhos. Em trabalho recente, o pesquisador descobriu em sedimentos do Oceano Atlântico, em região próxima às Bahamas, a bactéria Salinospora tropica, que produz um agente anticancerígeno muito potente para tratamento do mieloma múltiplo. O próximo passo é o teste em humanos. Ele também descobriu um novo fármaco anti-inflamatório derivado de um coral mole, a pseudopterosina, já utilizada em cremes faciais produzidos pela indús tria cosmética.

 

Outros compostos com potencial para o desenvolvimento de drogas anticâncer presentes em animais invertebrados dos oceanos são investigados por Raymond Andersen, da Universidade British Columbia, em Vancouver (Canadá).

 

Letícia Veras Costa-Lotufo, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade do Ceará, irá relatar no primeiro dia do Workshop seus estudos para busca de compostos para tratamento do câncer em invertebrados e microrganismos coletados na costa do Nordeste brasileiro. Paulo Mourão, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará resultados de pesquisas sobre agentes anticoagulantes e antitrombóticos encontrados em ouriços do mar. (veja programação abaixo)

 

BIOTA+10

 

A expansão de pesquisas multidisciplinares sobre a biodiversidade marinha é parte da estratégia definida em 2009 para os próximos 10 anos do Programa Biota-FAPESP. Desde 1999, o Programa apoia projetos para caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Alguns temas propostos pelo Biota para projetos de pesquisa sobre a biodiversidade marinha são: a realização de inventários dos organismos de regiões litorâneas; identificação de fatores ambientais que afetam sua distribuição e abundância; estudos sobre interações desses organismos e sobre os impactos ambientais da exploração de petróleo e gás; e produção de dados sobre a biodiversidade que poderão ser incorporados aos modelos de muda nças climáticas.

 

 

Workshop sobre biodiversidade marinha: avanços recentes em bioprospecção, biogeografia e filogeografia

9-10/9/2010

 

Programação de conferências


9 de setembro, 2010

Simpósio I: Bioprospecting the shallow and the deep – advances in marine natural products

 

9h20 - Bioactive marine natural products that are potential drug leads and cell biology tools; Raymond J. Andersen (Departament of Chemistry and of Earth and Ocean Sciences, University of British Columbia, Vancouver, Canada)

10h10 - Sulfated polysaccharides ensures a carbohydrate-based mechanism for species recognition during sea urchin fertilization; Paulo Mourão (Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

11h10 - Exploring the treasures of the sea – Bacterial marine natural products; Bradley Moore (Scripps Institution of Oceanography and the Skaggs School of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, University of California – San Diego, USA)

 

13h30 - Bioactive compounds from marine organisms: How to prospect and preserve this potential?; Renato Crespo Pereira (Departamento de Biologia Marinha, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil)

14h20 – Algae as a source of metabolites with economical value; Pio Colepicolo (Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

15h00 – Microorganisms from the deep sea: A new resource for drug discovery; William Fenical (Center for Marine Biotechnology and Biomedicine, Scripps Institution of Oceanography and Skaggs School of Pharmacy, University of California, USA)

16h10 – Searching for new anticancer compounds from invertebrates and microorganisms collected off northeastern Brazilian coast; Letícia Veras Costa-Lotufo (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil)

16h50 – Analytical tools for molecule prospection and a novel approach to bioactivity screening; Carlos Bloch Jr. (Laboratório de Espectrometria de Massas – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Brasília-DF, Brasil)

17h30 – Mesa Redonda e Discussão

 

 

10 de setembro, 2010

Simpósio II: Marine biodiversity and conservation – advances in marine biogeography and phylogeography

 

9h00 – Evolution and conservation of marine biodiversity in the coral triangle, the Amazon of the ocean; Paul Barber (Ecology and Evolutionary Biology, University of California, Los Angeles, USA)

9h50 – Unsolved mysteries of marine population genetics: Is there a common explanation?; Joseph Neigel (Department of Biology, University of Louisiana at Lafayette, USA)

10h55 – Seaweed biodiversity and biogeography: an evolutionary perspective; Heroen Verbruggen (Phycology Research Group, Ghent University, Belgium)

11h35  Discussão

 

14h00 – Genetic studies of cryptic species and phylogeography of Brazilian marine fauna; Antonio Mateo Solé-Cava (Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

14h40 – Space, time and the sea; Michael Heads (Buffalo Museum of Science, Buffalo, USA)

15h45 – The unknown but enormous diversity of coral reefs: new molecular approaches for getting better estimates; Nancy Knowlton (Department of Invertebrate Zoology, National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, USA)

17h – Closing Remarks

Roberto G. S. Berlinck (Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo)

Mariana Cabral de Oliveira (Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo)

Antonio Carlos Marques (Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo) Vanderlan S. Bolzani (Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)

 

 

Workshop sobre biodiversidade marinha: avanços recentes em bioprospecção, biogeografia e filogeografia

9-10/9/2010

Local: FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo/SP

As palestras terão tradução simultânea

 

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Combate ao trabalho infantil na área rural une governo, movimentos sociais e organismos internacionais



 

Bruno Spada/MDS  
Brasília, 6 – O trabalho infantil no campo é uma realidade que precisa ser enfrentada com alternativas construídas em parceria com os vários setores estratégicos. É o que pretendem o Governo Federal, representantes dos movimentos sociais e organismos internacionais.

Esse trabalho em conjunto é mais uma atividade que visa dar continuidade às articulações com os setores que trabalham no enfrentamento ao trabalho infantil. "Queremos compreender de que forma podemos fortalecer a identificação dessas crianças e adolescentes para inseri-los no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e promover o acompanhamento de suas famílias", explica a coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e
Campanha contra o trabalho infantil envolve toda a sociedade

Combate à Fome (MDS), Maura Luciane Souza. Ela ressalta que é preciso sensibilizar e mobilizar as famílias e a comunidade em seus territórios já que o tema possui forte componente cultural. Dados do IBGE apontam índices ainda elevados de trabalho infantil na área rural no País.

Durante reunião ocorrida na semana passada, 25 participantes do governo, dos movimentos sociais e de organismos internacionais discutiram pontos relevantes e definiram, em conjunto, propostas e contribuições, com foco em estratégias para fortalecer as políticas públicas no campo, entre elas as ações do Peti na dinâmica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Dimensões – "Para aprimorar as ações, precisamos alcançar todas as dimensões do trabalho infantil no meio rural, já que ele é uma das piores formas de trabalho infantil. Todos precisam se apropriar dessa temática e buscar especificidades da realidade das populações do campo, junto ao movimento sindical e ao de reforma agrária, por exemplo, além dos coordenadores das políticas públicas", salienta Maura.

Segundo a coordenadora, muitas famílias não avaliam o trabalho infantil como violação de direitos. "Para enfrentar esse aspecto cultural, é preciso compreender a dinâmica dessa família e o melhor caminho para promover apoio, orientação e sensibilização sobre os prejuízos e riscos inerentes ao trabalho precoce."
Outros pontos discutidos pelos participantes foram a concepção de trabalho infantil no meio rural e, principalmente, até onde vai a transmissão de conhecimento sobre a cultura do campo e quando começam a exploração infantil e a negação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. "Esse limiar é que precisa ser esclarecido. É preciso reforçar que crianças e adolescentes têm direitos garantidos pela Constituição, ratificados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que não podem ser violados", acrescentou Maura.

Alternativas – Os representantes dos diversos órgãos debateram, também, de que forma a rede de proteção social pode ser fortalecida na área rural e quais as alternativas para implementar programas, serviços e ações de atendimento às crianças e a suas famílias nesse território ou para articular um modo de lhes assegurar acesso às políticas públicas aonde são executadas.

Participaram, ainda, da oficina promovida pelo MDS o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego (MTE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Ana Soares | Ascom/MDS



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

BID e Prefeitura de Fortaleza iniciam projetos nas áreas de juventude e desenvolvimento urbano



 

 

assinatura_fortaleza

Fernando Carrillo-Florez e Luizianne Lins

Iniciativas ultrapassam investimentos de US$ 165 milhões.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza assinaram nesta sexta-feira (3), dois contratos de empréstimos para a melhoria de condições urbanas e sociais.

 

O Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude do Município de Fortaleza receberá investimentos no valor total de US$ 66,132 milhões, sendo US$ 33,6 milhões de recursos do Banco.

 

O empréstimo será aplicado durante os próximos cinco anos para implementar políticas públicas destinadas a jovens de baixa renda com idade entre 15 a 29 anos, principalmente para a construção e manutenção dos Centros Urbanos de Cultura, Arte Ciência e Esporte (CUCA's).

 

A outra iniciativa, o Programa de Requalificação Urbana e de Inclusão Social (PREURBIS) prevê além da recuperação ambiental da região, a realização de obras relacionadas com a urbanização e habitação, incluindo as de infraestrutura viária e sanitária.

 

O PREURBIS busca melhorar as condições de vida de aproximadamente 10 mil famílias residentes em 16 comunidades carentes, localizadas em áreas de risco e de preservação ambientais próximas as bacias dos rios Cocó, Maranguapinho e da Vertente Marítima. O valor  do empréstimo é de US$ 99 milhões, com recursos do Banco que somam US$ 59,4 milhões.

 

A cerimônia aconteceu na Sede do BID, em Brasília. Participaram da solenidade o Representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez; a Prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins; e o Procurador da República, Maurício Oliva.

 

 Janaina Goulart | Imprensa BID Brasil

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br