quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rastreabilidade dos produtos garantia de origem pela internet

Carne Bovina, Suíno Resfriado, Camarão e Frango Caipira são os primeiros produtos com rastreabilidade por meio da Internet. Expectativa é que 149 produtos da linha já tenham seus processos adaptados ao novo sistema até o primeiro semestre de 2011 

 

O Grupo Carrefour apresenta mais uma importante iniciativa pioneira no que se refere à sustentabilidade no varejo brasileiro. Desde o dia 17 de dezembro, por meio do site www.garantiadeorigem.com.br, o consumidor que adquirir produtos Garantia de Origem com o Selo de Rastreabilidade poderá acompanhar todo o processo de produção do alimento e a garantia de levar para a casa produtos que tiveram, em todas as etapas de produção e criação, conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social.

 

Os benefícios serão muitos e atingirão toda a cadeia de produção. Isso porque todas essas fases de elaboração do produto, que hoje já são auditadas por empresas externas parceiras do programa Garantia de Origem e certificam a qualidade e segurança dos alimentos, estarão disponíveis para consulta. O selo permitirá, por meio de senha impressa na etiqueta destes produtos, visualizar uma série de dados: do processo de criação e alimentação até o dia de abate do animal, veterinário responsável e fazenda em que foi criado, e identificação do frigorífico. "Ao disponibilizar aos clientes informações detalhadas sobre a origem de um produto, o Carrefour reafirma seu compromisso de promover o consumo consciente de alimentos no País", explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

 

Em princípio, o Selo Rastreabilidade estará em produtos como Carne Bovina, Camarão e Frango Caipira, comercializados em unidades da rede de todo o País. Produtos suínos com o selo serão vendidos, inicialmente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com previsão de ampliação para todo o País, a partir do primeiro semestre de 2011.

 

Assim, até meados de 2011 o portfólio de produtos com Selo Rastreabilidade será ampliado, com itens como peixe congelado e produtos do setor de Frutas, Legumes e Verduras, como laranjas, legumes embalados e saladas higienizadas, além de ovos. A expectativa da empresa é 23 fornecedores de produtos Garantia de Origem, que fornecem 149 itens diferentes, estejam adaptados com a nova tecnologia até o primeiro semestre de 2011.

 

Segundo o Gerente Nacional do Programa Garantia de Origem do Carrefour, Gerard Antonius Eysink, outro grande diferencial do produto é o preço. "O consumidor não irá pagar mais para ter um produto com Selo de Rastreabilidade, pois os atributos de sustentabilidade e qualidade destes produtos sempre estiveram integrados à linha", afirma o executivo. As condições especiais foram viabilizadas pelo entrosamento entre pecuaristas, frigoríficos e a rede – parceria mantida há mais de 10 anos entre os três principais pilares dessa cadeia produtiva.

Para garantir os critérios estabelecidos para o Selo Rastreabilidade, o programa Garantia de Origem conta com a tecnologia desenvolvida pela Safe Trace, especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva. A tecnologia pioneira e proprietária desenvolvida pela Safe Trace coloca o Brasil no mesmo nível que os países mais desenvolvidos na gestão da cadeia dos alimentos. Utilizando o que há de mais moderno e avançado em termos tecnológicos, os serviços permitem o acompanhamento rigoroso até que os alimentos cheguem ao consumidor final..

"A Safe Trace soma ao programa Garantia de Origem a independência,  transparência e tecnologia de seus processos de rastreabilidade. Assim, cumpre seu papel de levar ao consumidor a capacidade de escolher a origem e os diferenciais dos alimentos que deseja comprar, além de beneficiar os produtores e as indústrias com ganhos de eficiência e produtividade", declara o diretor de Negócios da Safe Trace, Vasco Varanda Picchi.

 

Alinhado ao trabalho da Safe Trace, o Carrefour também dispõe de veterinários do Grupo que acompanham pessoalmente o trabalho nas fazendas, profissionais treinados pela empresa com os critérios de segurança do Programa Garantia de Origem.

 

Garantia de Origem – G.O.

Criado há mais de dez anos , o Garantia de Origem é um selo que certifica a qualidade e segurança dos alimentos comprados nas lojas Carrefour. Com este selo, o consumidor terá a segurança de levar para casa produtos que, em todas as etapas de produção, foram preparados dentro de conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social.

  

Isso significa que o Carrefour conhece e assegura a procedência de todos os produtos que revende com esse selo, sejam carnes, peixes, frutas e legumes. Mais do que isso, a rede é extremamente rigorosa nos processos de plantio, seleção, transporte, armazenagem e auditorias. Sendo assim, visitas de veterinários, zootecnistas e agrônomos, para monitoramento de atividades, são realizadas constantemente.

 

Para promover os produtos Garantia de Origem e esclarecer a filosofia da marca, o Carrefour promove diversas ações, entre elas o "Portas Abertas", que consiste em realizar encontros entre clientes e produtores no Instituto de Formação do Carrefour ou em lojas, quando o novo produto é apresentado e degustado.

 

Sobre a Safe Trace

A Safe Trace S/A é uma empresa especializada na rastreabilidade de alimentos, que conta com processos independentes e auditáveis. As tecnologias pioneiras e proprietárias utilizadas permitem o acompanhamento desde as propriedades produtoras até as gôndolas dos supermercados e demais varejistas.

 

A Safe Trace tem como sócios os fundos Funcef (Fundo de Previdência dos Funcionários da Caixa Econômica Federal), Previ (Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Petros (Fundo de Previdência Privada dos Funcionários da Petrobras), além do Banco do Brasil Investimentos, Finep (Financiadora Nacional de Estudos e Projetos), administradora de fundos Fir Capital e outros investidores privados. www.safetrace.com.br

 

Sobre o Carrefour

Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 20 estados brasileiros e mais Distrito Federal, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O Grupo conta com mais de 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 32 países.

 

Flávia Rios | Rede 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa