quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MinC começa a distribuir revistas culturais para bibliotecas em fevereiro

Serão 12 mil periódicos enviados a todas as bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura do País

 

A partir de fevereiro, os acervos de bibliotecas públicas municipais e pontos de leitura vão contar com a assinatura de 12 revistas, feita pelo Ministério da Cultura. Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões para a aquisição de 7 mil assinaturas de cada uma das publicações contempladas no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura,

"A seleção pretende popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais, freqüentadoras de espaços culturais públicos, publicações com conteúdos diversificados e de qualidade", afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Revistas, jornais e publicações de quase todas as regiões do país enviaram propostas ao edital, totalizando 62 inscritos.

            Os periódicos que vão compor o acervo das bibliotecas e demais espaços culturais são: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho, Fórum Outro Mundo em Debate, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos e Almanaque Brasil de Cultura Popular.

            Devido à legislação eleitoral, os periódicos não puderam ser distribuídos neste ano. Em reunião na última sexta-feira, no Ministério da Cultura, os representantes da editoras responsáveis pela publicação, decidiram por iniciar o envio a partir de fevereiro.

Os periódicos que participaram do edital deviam, obrigatoriamente, desenvolver conteúdo sobre Cultura, Sociedade, Artes, Política e Economia, com ênfase mínima de 35% da publicação para Cultura e Artes. Além disso, tinham de oferecer um desconto de, no mínimo, 30% sobre o preço de assinaturas individuais.

 

 

Neila Baldi | Imprensa 

Diretoria de Livro, Leitura e Literatura / SAI

Ministério da Cultura

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa