segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ABTG lança Manual para Criação de Arquivos Digitais no Padrão PDF/A, dia 15/9

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) lança dia 15 de setembro, das 9h às 10h30, o Manual para Criação de Arquivos Digitais no Padrão PDF/A, conforme norma da ABTN NBR ISO 19005-1. O objetivo do manual é apresentar como organizar, catalogar e buscar dados e documentos através do uso do PDF/A. 

 

Na ocasião, será realizada palestra de Bruno Arruda Mortara, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Segurança em Documentação Eletrônica da ABTG.

 

O evento acontece na sede da ABTG - rua Bresser, 2.315, na Mooca, em São Paulo.

 

Mais informações sobre o bate-papo podem ser obtidas com Cristiano ou Thiago, pelo e-mail ons27@abtg.org.br ou pelo telefone (11) 2797-6700.

 

Sobre ABTG

 

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, fundada em 1959, é o principal canal de transmissão de conhecimentos técnicos da comunicação gráfica em todo o País. A entidade também emite pareceres técnicos e acompanha perícias baseadas em normas e padrões internacionais, além de ser o Organismo de Normalização responsável pela criação de normas para o setor no Brasil. A ABTG participa do TC130 - Comitê Internacional de Tecnologia Gráfica da ISO - Organização Internacional para a Normalização - e mantém intercâmbio com os principais centros nacionais e internacionais de tecnologia e pesquisa. Mantém estreita parceria com a Escola Senai Theobaldo De Nigris e acordo técnico com o Graphics Arts Tecnical Foundation (GATF) e o Instituto de Pesquisas Gráficas (FOGRA), assegurando o contato com as tecnologias mais avançadas.
A entidade organiza anualmente o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini, principal referência de qualidade do mercado gráfico brasileiro. A ABTG tem como objetivo principal o desenvolvimento técnico/tecnológico da indústria de comunicação gráfica, bem como a difusão de informações e o preparo e reciclagem de mão-de-obra especializada, com a finalidade de alcançar a plena adequação às exigências do mercado. Para isso, oferece assessoria técnica, treinamentos, cursos, seminários, fóruns de discussão, consultoria especializada, pesquisas e orientações tecnológicas, elaboração de normas técnicas, além de manter um balcão de apoio técnico.


Camila Del Nero | Ricardo Viveiros


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.