segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programa Reserva Ecofuturo oferece consultoria para implantação e manejo de unidades de conservação privadas

Ecofuturo transforma expertise adquirida em mais de 10 anos de gestão do Parque das Neblinas em modelo de gerenciamento e implantação de áreas naturais

O Programa Reservas Ecofuturo tem os objetivos de diagnosticar, implantar e manejar Unidades de Conservação em áreas de importante valor de conservação, garantindo a proteção e a recuperação do ambiente natural concomitante ao manejo sustentável e ao desenvolvimento social das comunidades locais, além de promover a melhoria do relacionamento entre a iniciativa privada e a sociedade.

As Reservas Ecofuturo tem como público-alvo proprietários, órgãos do governo, organizações não-governamentais e empresas detentoras de remanescentes florestais ou com interesse em adquirir terras para garantir a conservação da natureza, bem como a todos aqueles que possuem ou desejam criar uma Unidade de Conservação.

A criação do Programa surgiu a partir da intenção de replicar, por meio da consultoria técnica, os excelentes resultados obtidos em mais de uma década de gerenciamento do Parque das Neblinas. "Sempre recebemos elogios pelas práticas de gestão adotadas no Parque e a própria Suzano Papel e Celulose, mantenedora do Instituto Ecofuturo, nos procurou para levarmos esse conhecimento e modelo para algumas outras regiões onde a empresa atua. Foi assim que surgiu a idéia de criar esse modelo e uma equipe para atuar como uma consultoria, implantando reservas que sigam as mesmas bases do Parque das Neblinas", explica Paulo Groke, gerente de projetos ambientais do Ecofuturo e um dos responsáveis pelo projeto.

Além dos aspectos técnicos relacionados ao manejo de áreas naturais, o Programa Reservas Ecofuturo considera com o envolvimento comunitário e o desenvolvimento social em todas as fases de planejamento. "As pessoas que vivem e trabalham no entorno do dessas áreas são fundamentais para o processo de construção da sustentabilidade do local. Por isso, em todo o processo, é necessário respeitar suas tradições e envolver a população como protagonista nas várias atividades de conservação e de manejo", afirma Groke.

O Programa Reservas Ecofuturo se divide em cinco módulos de consultoria: diagnóstico e avaliação dos potenciais da área, programas de gestão e plano de manejo, implantação da reserva, gestão e operação da reserva, projetos e treinamentos.


Vanessa Fontes | GWA Comunicação Integrada

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.